@ cfb_de
Infelizmente, Hilgert/Rohlder não dizem absolutamente nada sobre exatamente o que eu perguntei. Eles realizaram o revelamento reverso em um processador Jobo, que mantém uma temperatura constante do banho de revestimento. Eu não tenho um aparelho desses e também não pretendo comprar um. Daí a minha pergunta sobre as tolerâncias de temperatura permitidas...
Atenciosamente, Fred
Olá, Fred,
Por densitometria, também é possível detectar variações de temperatura no processo SW normal; 1 a 2 graus são suficientes. Na época, adotamos 24 °C como temperatura de referência porque padronizei todos os processos de revelação a 24 °C aqui, apenas por questões práticas: aqui no meu laboratório (ou seja, antes da instalação do ar-condicionado ;-)), as temperaturas geralmente ficam acima de 20 °C, e ventilar o calor é tecnicamente mais fácil de realizar do que resfriá-lo constantemente.
Por que você não usa um banho-maria? Basta um recipiente plástico simples de supermercado e um aquecedor de aquário, e pronto: o “processador de inversão”. A estabilidade da temperatura desses aquecedores é muito boa. Para temperar os produtos químicos e para guardar a lata entre os intervalos de agitação, essa configuração é precisa o suficiente; é assim que algumas pessoas também conduzem seus processos E6... em caso de temperaturas muito altas, basta colocar um acumulador de gelo adicional dentro do recipiente.
Atenciosamente,
Michael H.