Bert1970
Olá, pessoal do fórum,
Estou bastante preocupado e não consigo explicar o que aconteceu. Revelei cerca de 30 rolos de filme P&B na tanque Paterson sem nenhum problema. Agora, tenho dois rolos revelados com uma Leica R4 que apresentam barras contínuas (de cima para baixo). Revelei vários rolos diferentes, e já havia revelado outros rolos com a Leica sem problemas. Foi difícil inserir o rolo na espiral.
Anexo uma foto dos negativos.
Obrigado.
Thorsten
Magirus
Boa noite
Será que a segunda cortina está presa na câmera?
A barra aparece sempre no mesmo lugar da imagem.
Tente disparar a câmera com a tampa traseira aberta.
Atenciosamente, Bernd
Bert1970
Olá,
Coloquei a câmera no modo “B”, a tampa traseira está aberta e, ao pressionar o obturador, ele abre completamente.
As vedações contra a luz estão em bom estado, assim como a janela de visualização do filme inserido.
Vou colocar um filme colorido e tirar algumas fotos, para depois revelar no laboratório.
Suspeito que o problema esteja na revelação.
Atenciosamente, Thorsten
highscore
Acho que é a incidência da luz.
Algo assim
Atenciosamente, Marcus
Franco
Também acho que se trata de um efeito de luz. Não dá para criar uma faixa transversal tão marcante durante o revelamento. Se você é de Düsseldorf, como imagino, poderia levar a câmera para o Sr. Bilzer dar uma olhada. Que tipo de câmera você usa?
€
Atenciosamente, Thorsten
DerReisefotograf
Também acho que é por causa da incidência de luz; aquela barra é bem ritmada, sempre no mesmo lugar da imagem. Imagino que a vedação à direita da dobradiça da tampa esteja quebrada. Assim, o filme fica desprotegido, enrolado sem cartucho. E essa barra rítmica vem do transporte do filme; portanto, o ponto danificado deve ser sempre o mesmo, e a perfuração também está sujeita à exposição, então não tem nada a ver com o obturador ou a abertura.
Bert1970
Muito obrigado pelo apoio de vocês. Dei uma olhada mais detalhada nas vedações e concordo com o Reisefotograf: as vedações laterais estão bem “achatadas”.
€
Vou realizar a exposição de um filme colorido e mandar revelar no laboratório para descartar a possibilidade de ser um problema de revelação.
€
As barras estão sempre a uma distância de cerca de 35 mm, ou seja, quase a mesma distância de avanço, em relação à imagem seguinte.
€
No entanto, anteontem, com pouca iluminação, tirei mais algumas fotos com as crianças à noite e não havia listras; aparentemente, a incidência de luz ocorre apenas com radiação forte (direta) (sol).
€
Isso, com certeza, me devolveria a confiança nas minhas habilidades de revelação.
grommi
A densidade na horizontal até a borda do filme e sempre no mesmo ponto; como já foi mencionado, isso só pode ser causado pela incidência de luz. Você pode poupar-se de fazer um filme de teste.
DerReisefotograf
Esquece essa história do filme de teste, o resultado vai ser parecido, só que em cores :huh: ! O teu revelado já está bom; pelo menos, os teus negativos não parecem ter sido revelados de forma errada.
Você mesmo pode trocar as vedações, não é difícil, só dá um pouco de trabalho manual e leva uma hora. Nos seus negativos, consigo reconhecer cantos típicos de Düsseldorf; de que parte de Düsseldorf você é? Talvez eu possa te ajudar, também sou dessa região. E ainda tenho vedações novas sobrando.
Bert1970
Breve atualização:
?
Enviei a câmera para a empresa DIMAS, em Freiburg; substituí as vedações contra luz, verifiquei os tempos de exposição e limpei a câmera e o visor. Custou 50 euros e agora a Leica está funcionando como deveria: fotos sem listras.
?
Obrigado pelas muitas respostas.
?
Com saudações analógicas
DerReisefotograf
Ótimo, então já podes voltar a tirar fotos com ela!