Gast
Pergunta: Alguém já teve problemas com arranhões no lado da camada sensível de um Fomapan 200?
Já observei isso em dois rolos. Posso presumir que, muito provavelmente, os danos não sejam de natureza mecânica decorrentes do manuseio.
Será que a Foma tem aqui um problema de qualidade que devemos levar em conta devido aos preços baixos?
MirkoBoeddecker
Martin,
Tópicos desse tipo aparecem regularmente em todos os fóruns.
Infelizmente, muitas vezes são apenas propaganda difamatória encomendada pela concorrência contra a Foma, já que esses filmes estão se tornando cada vez mais populares e tirando participação de mercado das “grandes” marcas.
Reagir da mesma forma me parece muito simplório, mas também existem outros filmes com arranhões...
Caso você não faça parte desse grupo (o que não quero insinuar de ninguém, mas falta a indicação do número da emulsão; não existe um Fomapan 2000 e também não é mencionado se era filme em rolo ou de cartucho...) e esteja realmente buscando conselhos, aqui vão minhas dicas padrão:
Não importa qual filme você compre — não é possível garantir 100% que não haverá arranhões em nenhum material que passe por rolos, seja enrolado em cartuchos e tenha um suporte revestido.
Portanto, basta verificar se há arranhões no início do filme ANTES de colocá-lo — se não houverem antes, mas aparecerem depois, provavelmente isso “aconteceu” em algum lugar na sua casa.
Os filmes Foma, Efke e Forte são mais macios do que os filmes Ilford, Agfa e Kodak em preto e branco, e estes, por sua vez, são mais macios do que os filmes coloridos.
Portanto, é bem possível que uma câmera ou carretel não risque um Ilford, mas risque um Foma.
O melhor é sempre excluir todas as possíveis fontes de erro — só assim você pode ter certeza.
Se a causa dos arranhões não puder ser eliminada (por exemplo, se o conserto da câmera for muito caro), resta apenas usar material de alta qualidade ou filmes coloridos...
Eu mesmo já disparei milhares de Fomas e Efkes na minha vida e, até agora, tive um total de 11 filmes riscados. Em 8 casos, não tenho certeza; em um foi o cartucho; em outro, foram as novas espirais AP com a saliência larga; e, em mais um, encontrei um grão de areia na minha câmera.
Atenciosamente,
Mirko
FrankJBeckmann
Oi,
Até agora, não notei nenhuma sensibilidade especial a arranhões nos filmes 35mm da Foma. Por outro lado, o novo Tri-X é um verdadeiro “delicado”. Pela minha experiência, ele é muito sensível a arranhões e fica com marcas de dobras ou de pressão muito rapidamente.
Pessoalmente, não gosto muito do Fomapan 200, mas gosto muito do 100 em termos de reprodução de tons e grão fino. No entanto, há três coisas que me incomodam nesse filme:
1. a aba muito curta no início do rolo,
2. a numeração corresponde ao formato meio,
3. o filme perde muito de sensibilidade no meu revelador favorito.
Mas nunca tive problemas mecânicos com os Fomas, ao contrário do que aconteceu com o Tri-X.
Mas se alguém não se sentir à vontade com um filme, felizmente ainda pode recorrer a muitos outros tipos e marcas.
Até mais
Frank
fotohuisrovo
Nós também revelamos muitos filmes Fomapan.
O T200 tem, de fato, menor sensibilidade. Mesmo com o AM74, ele chega apenas a ISO 160.
A emulsão da Foma é apenas um pouco mais macia do que a da Fuji, Kodak, Agfa ou Ilford. Até agora, não tivemos nenhum problema de arranhões. Recebemos uma reclamação uma vez sobre um filme em rolo em que um pequeno pedaço da bobina havia se soltado.
É possível obter bons resultados com um T200 com exposição de ISO 100 e HRX (2). O Xtol também funciona bem e, além disso, todos os filmes Fomapan podem ser revelados sem problemas com AM74.
A maioria dos defeitos é atribuível a um processamento incorreto. Defeitos reais são raros em todos os filmes, assim como nos da Foma de Hradec Králové, na República Tcheca.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá, Mirko
Obrigado pela sua opinião. Não é minha intenção ser pessimista. Não tenho motivo algum para isso, nem financeiro nem de qualquer outro tipo. Sou apenas um amador que aprecia a bela fotografia em preto e branco e fico feliz quando consigo manter os custos do meu hobby sob controle.
Eu estava/estou apenas um pouco inseguro, pois ainda tenho quase 30 rolos de Fomapan 200 na geladeira e gostaria de realizar a exposição e a revelação de todos eles, mas não quero correr o risco de perder fotos incríveis.
Então, os dois rolos com arranhões têm a referência Fomapan T200 0059
Revelados em um Jobo 2400, revelador RODINAL 1+50, fixados em Agefix e banhados em Agepon.
Graças à sua avaliação, Mirko, e aos outros tópicos, estou relativamente tranquilo e vou agora realizar a exposição de um rolo após o outro. Espero que não haja mais arranhões e, se houver, que sejam culpa minha.
Gosto do Fomapan 200 como filme. E como agora o exponho com ISO 125, os negativos estão bons para mim. Presumo que o filme não tenha realmente ISO 200.
A propósito, acho o serviço de vocês e a atenção ao cliente da FOTOIMPEX ótimos.
Tenham uma ótima noite da Suíça
Martin
Gast
Olá,
o problema é que, quando se compra muitos rolos de filme, geralmente vêm em embalagens seladas com 10 rolos, e muitas vezes são justamente os defeituosos que acabam juntos, porque são embalados em sequência.
Mas, mudando um pouco de assunto: o FOMA é bom a muito bom, eu gosto bastante. Arranhões são certamente uma exceção, mas desde quando se pode dizer o mesmo da FORTE? Já tive pacotes de 10 rolos de filmes em rolo em que cada um tinha vários buracos de meio milímetro na emulsão e, nas cópias 18x18, dava para ver que a emulsão era irregular.
Talvez, no caso da FORTE, isso dependa de para quem os filmes são vendidos?
cfb_de
Pessoal,
Que vergonha, no ano passado trouxe Fomapan-200 de Praga e não comprei na Mirko.
Mas: hoje vou passar o dia na Duka, e amanhã também. Até agora, já usei quatro dos cinco rolos de KB-200 (minha “nova” M605 é demais, a Fujinon-ES é super recomendável) e não tive nenhum problema com o filme. É verdade que ele rende apenas 80 ASA em HRX (que já é história por causa do HRX-2), mas as fotos ficam muito bonitas.
Eu poderia me acostumar com esse filme. Por outro lado, ainda tenho 30 m de Fomapan-100, que eu gosto quase ainda mais.
Atenciosamente,
Franz
Filmes mais usados:
- 120: Efke R50, Ilford HP5+ (200-1600 ASA), APX100
- KB: Foma-100, HP5+ (de 200 a 1600 ASA), de vez em quando um Delta/TMax
Gast
Olá, Martin,
Provavelmente tive as mesmas experiências com o T200.
Ao examinar ao microscópio, em nenhum caso (3 de 5 rolos de 120, cada um com cerca de 2 a 3 imperfeições) se tratava de danos mecânicos na emulsão. Isso pode ser claramente distinguido com um bom microscópio binocular.
Ao consultar a FOTOIMPEX, soube que isso estaria de alguma forma relacionado aos processos químicos do processo de revelação. Mas não me lembro mais dos detalhes.
Atenciosamente, Thomas
MirkoBoeddecker
Thomas,
bem, os arranhões não podem ser explicados por reações químicas no processo de revelação.
Durante o processo, pode ocorrer o desprendimento da emulsão.
Os fatores que contribuem para isso são: revelador muito quente e reveladores fortemente alcalinos, seguidos por um banho de parada altamente concentrado (formação de gás = projeção explosiva de fragmentos de emulsão).
Isso resulta em manchas irregulares sem emulsão no filme.
Na moldagem, algo assim não costuma acontecer — afinal, a máquina funciona de maneira uniforme. Os defeitos de qualidade são, portanto, sempre listras ou bolhas.
As bolhas são circulares.
Isso ocorre em todos os filmes durante a fabricação. A arte consiste em “identificar” os defeitos e criar uma matriz de defeitos.
Posteriormente, elas são recortadas durante a confecção.
No entanto, nunca há 100% de segurança, pois para isso seria necessário examinar 100% do filme e, consequentemente, destruí-lo.
Normalmente, utiliza-se cerca de 10% do material para a verificação e eliminação de defeitos.
A quantidade restante de defeitos é, em regra, inferior a 0,5%.
Atenciosamente,
Mirko