Gast
Olá! Comecei recentemente a ampliar meus negativos em preto e branco no meu laboratório caseiro. Na teoria, a lente está ajustada de forma que a imagem saia com nitidez. No entanto, o resultado final após o processo de revelação acaba ficando desfocado :( ! O que pode estar causando isso?
Sugestões, dicas... etc. são muito bem-vindas!! Abraços, Jana
Gast
Olá, Jana
Bem, eu adquiri o hábito de fazer a focagem usando um papel fotográfico. Ou seja, revelo e fixo um papel não exposto e a coloco por baixo para fazer a focagem.
E lembre-se: faça o ajuste com a abertura total e, em seguida, feche a abertura até cerca de f/8.
Espero que isso ajude. Ou você já faz assim?
Atenciosamente, Martin
Gast
Oi, Jana,
talvez não seja um erro de foco, mas simplesmente uma trepidação.
Possibilidades:
- A casa está tremendo (sério, tem um bonde passando na porta?)
- O piso está tremendo (tábuas de madeira?)
- O ampliador está tremendo (não pise nele)
- O negativo está tremendo (estala devido ao calor).
E entre a focagem e a exposição, manuseie o aparelho com muito cuidado ao colocar o papel, fechar o diafragma, etc. Até mesmo minha velha Durst 138 (que é bem robusta) se desajusta facilmente se a moldura do papel fechar com barulho.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá
É simplesmente incrível como as imagens projetadas ficam bonitas, mas, quando se olha para o papel, percebe-se bastante grão e falta de nitidez.
Isso se deve, por exemplo, ao fato de que o contraste no papel é maior do que no negativo, e de que a luz do ampliador é muito fraca para avaliar a imagem com precisão.
Oleksander
Gast
Olá, Jana,
Se você tentar focar com o filtro vermelho colocado, inevitavelmente haverá uma diferença de foco. Portanto, foque sem o filtro vermelho.
Atenciosamente, Wolfgang
Tammo
- O negativo está com nitidez?
- O ampliador está bem alinhado?
- Você foca usando um visor de grãos, uma lupa ou apenas a olho nu?
- Será que a lente de ampliação está com defeito?
- Que tipo de luz Duka você usa (formação de véu)?
Não é nada fácil encontrar o erro; passei mais de meio ano tentando resolver isso até trocar minha lâmpada Duka :(