Gast
Hoje, um conhecido me contou sobre um método bem curioso para digitalizar negativos usando um scanner plano (com unidade de transparência): primeiro, umedece-se o negativo com um pouco de álcool isopropílico e coloca-se sobre o vidro do scanner; depois, coloca-se mais algumas gotas de álcool isopropílico e, por cima, uma folha transparente (folha de retroprojeção); em seguida, alisa-se tudo até que todo o conjunto fique bem colado ao vidro do scanner, sem bolhas de ar. Coloca-se então a unidade de transparência por cima e, pronto, já dá para digitalizar.
O conhecido aprendeu esse método com um designer gráfico profissional, que disse obter resultados muito melhores com esse método do que quando usa as molduras habituais da unidade de transparência; não haveria problemas de nivelamento, o álcool isopropílico praticamente removeria a poeira e, além disso, preencheria eventuais arranhões no negativo; após o uso, o álcool evaporaria completamente. Além disso, o álcool isopropílico também limparia o vidro do scanner (e o negativo, é claro — adeus, manchas de secagem...)
Parece bom demais para ser verdade, mas meu conhecido disse que o designer gráfico (que ele conheceu por causa de um trabalho fotográfico profissional — tratava-se de digitalizações em formato médio para um projeto de calendário) usa, quando não é necessária alta resolução ou tamanho de imagem, esse método em vez de ligar o scanner de tambor.
O que eu me pergunto agora é: há algo no Wundbenzin que possa danificar o negativo (a longo prazo)? Há algum outro risco a ser esperado? Alguém mais conhece esse método? Químicos e profissionais de digitalização, por favor, preciso digitalizar 20 rolos de MF-Neopan em breve...
Roman
O que eu me pergunto, no entanto...
Gast
Desculpe, esqueci de apagar a última linha ao editar...
cfb_de
Olá, Roman,
Eu tinha lido isso no outro fórum e respondi lá. (Fiz o contrário com o nitrato de prata, então nenhum administrador do fórum pode reclamar :-)
Atenciosamente,
Franz
Gast
Acabei de ler; mais uma vez, muito obrigado pela resposta rápida!
Gast
Oi, vocês dois,
e nós, os outros, vamos ter que morrer sem saber de nada, ou o quê???
Atenciosamente
Martin
Gast
Martin, desculpa, mas achei que fosse de conhecimento geral que o tal “outro” fórum se referisse ao Hobbylaborforum da Phototec (www.phototec.de); na verdade, no espaço de língua alemã, existem apenas essas duas alternativas de fóruns sobre laboratórios de preto e branco — nós aqui no Mirko simplesmente não queríamos mencionar a concorrência tão abertamente (embora 90% dos “frequentadores assíduos” já estejam nos dois fóruns de qualquer maneira).
Gast
Olá, Roman,
obrigado, eu ainda não conhecia isso. Meu “outro fórum” é www.grossformatfotografie.de (e o photo.net, claro (espero que ambos sejam compatíveis com o Mirko :( )
Atenciosamente
Martin
Gast
photo.net “tolerável”… Só me resta rir... :( O verdadeiro ninho de cobras entre os fóruns da internet...