Georg
Olá a todos!
Há alguns anos venho trabalhando com muito prazer no laboratório fotográfico, mas mudanças profissionais fizeram com que eu tivesse cada vez menos tempo para transformar nosso pequeno banheiro em um laboratório fotográfico — e, claro, para "revertê-lo" de volta ao banheiro. Assim, fim de semana já é quase pouco tempo para revelar “rapidamente” 10 rolos e ainda ampliar alguns negativos...
Talvez alguém tenha alguma dica ou truque para agilizar o processo? Ou tenha pensado em montagens para espaços pequenos que simplifiquem a instalação?
No meu caso, o processo é o seguinte: escurecer (prender uma lona de lagoa na janela), cobrir a banheira com três placas de madeira, pegar o ampliador (Meopta) no porão e montá-lo, misturar os produtos químicos e colocá-los nas bandejas, preparar as peças pequenas... e então começar devagar.
Vocês acham que há potencial para “automatização”?
Obrigado por todas as dicas!
Georg
Gast
Olá, Georg,
Não posso te ajudar muito com isso. Mas já me deparei com o mesmo problema várias vezes e tive a oportunidade de trabalhar no laboratório em câmaras escuras municipais, na casa de amigos e, algumas vezes, até em um clube de fotografia.
Ter uma câmara escura própria é claramente melhor — talvez você consiga reunir alguns interessados na sua região pela internet e fundar uma comunidade de laboratório com eles.
Atenciosamente, CP
Gast
Olá!
Não dá para fazer muita coisa, mas você pode revelar os rolos mais cedo e, no fim de semana, só imprimir as fotos.
Acho que a Paterson tem uma caixa para 5 rolos, o que também economiza um pouco de tempo.
Roland
cfb_de
É, a Jobo também tem e já teve isso. Hoje à noite vou usar a minha 2336: na primeira rodada com 1xKB e 4x120, na segunda rodada com 2xKB e 2x120.
Mas depois disso meu braço vai estar quase caindo, porque agitar 2 litros de produto químico por 20 a 30 minutos dá um cansaço danado. Mas rende 9 filmes. E se eu usar só KB, com duas cargas de lata dá pra revelar 10 filmes, e com filmes em rolo até 12.
No entanto, é preciso levar em conta a quantidade mínima de revelador. E é por isso que comprei esse monstro: RODINAL 1+100 agora dá para três filmes de uma vez, 1+50 para 4-5 de 120 de uma vez.
Para uma montagem mais rápida, vou aproveitar uma oportunidade para montar meu Durst em um carrinho de 60x60. Em cima, o ampliador; embaixo, espaço para guardar os produtos químicos preparados, bacias e outras tralhas. Assim, no banheiro, só será necessária uma mesinha para a pós-revisão.
Embora, normalmente, eu não revele aos sábados/domingos, nas tardes de sábado consigo fazer cerca de duas (boas) a 40 (fotos para a sogra) impressões e, aos domingos, a mesma quantidade. De vez em quando, preciso desmontar tudo, pois minha mesa de trabalho não fica sobre a banheira, mas sobre uma chave que, às vezes, é bem mais importante. Portanto, isso só é possível quando estou sozinho em casa.
Atenciosamente,
Franz
Abi
Olá, Georg,
Você pode economizar bastante tempo se preparar os produtos químicos um ou dois dias antes (o ideal, no caso de preparações em pó). Ou use concentrado líquido para o revelamento dos filmes; assim, você pode controlar a temperatura dos produtos químicos através da água de diluição. E o melhor é revelar os filmes na noite anterior, pois à noite há menos poeira circulando pela casa. Assim, eles podem secar praticamente sem poeira. Enquanto os filmes estão em banho de água, você já pode ir buscar algumas coisas no porão. Com um secador de papel (secador contínuo para PE ou prensa de secagem para barita), você também pode economizar tempo e espaço no dia do laboratório. O ideal é ter alguém para te ajudar no trabalho.