Gast
Olá
Revelei um Fomapan 200 com RODINAL na proporção de 1:50, por 8 minutos a 20 °C, com Agfa Kipp (conforme recomendado pela Foma). Agora, os negativos parecem-me um pouco claros (sub-revelados).
Alguém já passou por algo semelhante? Devo aumentar o tempo de revelação? Quanto tempo a mais?
O filme tem realmente 200 ASA ou talvez menos e precisa ser submetido à exposição de acordo com isso, ou estou fazendo algo errado?
Obrigado pelas dicas
MKL
Olá, Martin,
antes de mais nada: já me dei mal algumas vezes ao julgar negativos apenas pela aparência.
Antes de fazer qualquer alteração, eu recomendaria ampliar ou medir o negativo.
A partir das conclusões obtidas, você poderá então tomar as medidas necessárias.
- em geral, muito claro E sem definição de sombras -> aumentar o tempo de exposição
- é necessária uma gradação elevada no papel (ou seja, contraste insuficiente no negativo) -> prolongar o tempo de revelação
Para avaliar, você também deveria ter fotografado motivos com faixa de contraste normal (aproximadamente 5-6 stops de contraste do motivo).
Caso contrário, a única solução é testar.
Atenciosamente,
Michael
Gast
Olá, Martin
Os negativos Foma costumam ser um pouco “fracos”
Não se preocupe com isso por enquanto; primeiro, amplie os negativos.
Na primeira vez, também fiquei desapontado com os negativos — mas a impressão fica
bom.
Atenciosamente,
Maik