dpc
As empresas que também vendem aparelhos de ar-condicionado oferecem aparelhos que filtram o ar ambiente. Eles são chamados de purificadores de ar, a menos que os fabricantes tenham inventado algum nome que soe a inglês.
De qualquer forma, imagino que esses aparelhos sejam bem úteis para quem tem uma câmara escura em casa: a poeira incômoda é eliminada... e o cheiro de produtos químicos desaparece.
Esses aparelhos são tão práticos quanto eu gostaria de imaginar? Quais deles seriam recomendados e quais não seriam?
dpc
cfb_de
Olá, dpc,
No ideal, eles ajudam a combater o pó (filtro eletrostático). Na prática, porém, a eficácia é limitada, pois já entra pó demais pela porta, se acumula na prateleira e é gerado na toalha do banheiro.
Contra o cheiro de produtos químicos, esses aparelhos não servem para nada, a menos que tenham absorventes de líquido adequados e com as dimensões certas. Mas, nesse caso, os aparelhos seriam tão grandes que ocupariam todo o quarto de casal e só conseguiriam filtrar o minúsculo Duka no porão.
Depois da compra, você poderá instalar o seu Duka no quarto sem problemas. A esposa está fora e dá para dormir no sofá também :-)
Isso basta como uma descrição clara da eficácia dessa farsa?
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, dpc,
O Franz já proferiu muitas vezes “palavras sábias”, mas, infelizmente, também algumas “imprudentes”. Por isso, sua postagem sobre filtros está correta apenas em parte, ou seja, em alguns aspectos está simplesmente errada.
Existem, sem dúvida, sistemas de filtragem que funcionam muito bem, especialmente em uma câmara escura ou laboratório, sem ocupar o espaço de um cômodo inteiro nem precisarem necessariamente operar com o método “a úmido”.
É claro que não se trata de produtos baratos de loja de materiais de construção, e ventiladores comuns, ventiladores de higiene e todos os outros tipos de ventiladores também não ajudam, naturalmente. Para resumir, utilizo no meu laboratório, desde 1997, um “Filtair LF 300”, que é um filtro rotativo da empresa “Filtair P Filtration Limited”, da Inglaterra. Na época, comprei esse filtro através da empresa “Techlab Photoequipment GmbH”. Esse filtro funciona em ambientes de até 60 metros cúbicos, possui cartuchos de filtragem especiais, incluindo filtros de carvão, e combate principalmente odores químicos, além de, naturalmente, filtrar poeira. É claro que uma sala cheia de poeira (por exemplo, uma sala de estar com tapetes e cortinas, etc.) não pode ficar limpa com isso; afinal, o filtro não foi concebido para isso. Apesar do filtro, um laboratório precisa, de vez em quando, de uma renovação do ar da sala, ou seja, receber ar fresco!
Esses filtros também existem para salas maiores. O tamanho do aparelho de filtragem é muito prático, ou seja, fácil de manusear. O aparelho pode ser colocado no chão ou pendurado na parede ou no teto. No entanto, eles não são, ou melhor, não eram exatamente baratos. Não sei dizer se a empresa Techlab ainda existe, ou se essa empresa inglesa de filtros ainda está no mercado. Mas, como já disse, também existem filtros de laboratório práticos e úteis. Oito anos de uso não podem enganar :-)
Tenha um ótimo dia.
Atenciosamente, Lothar
Gast
Olá. Bem, eu também comprei um purificador de ar. Filtro preliminar, filtro eletrostático e filtro de carvão: essa é a sequência de filtragem em três etapas. Como uso um banheiro sem janelas e, em alguma que outra sessão de Duka, de tanto entusiasmo <_<, esqueci de arejar, às vezes já senti um ar um pouco “pesado” nesse espaço pequeno. Embora eu não saiba se o mal-estar que sentia de vez em quando pode ser atribuído diretamente ao trabalho com Duka, isso me levou a experimentar um purificador de ar. E devo dizer que parece estar a dar resultado (talvez seja o efeito placebo? ;) ). De qualquer forma, já não tenho a sensação de estar a respirar ar pesado e também nunca mais tive náuseas durante ou após uma sessão de Duka. Saudações do sul.
Gast
Olá, dpc,
Meu purificador de ar Philips com filtro HEPA e filtro de três estágios é ótimo.
É claro que ele só ajuda contra o pó em suspensão!
Mas o filtro de carvão ativado realmente elimina os odores do ar.
Exemplo: na casa dos meus vizinhos, a empresa de reforma pintou o piso de madeira da sala da frente exatamente na manhã do dia em que os novos moradores queriam fazer uma festinha de inauguração à noite, na parte de trás da casa. Com duas horas de “filtragem do ar”, quase não dava mais para sentir o cheiro da tinta. Na minha casa, a mesma tinta / mesma empresa / mesmo piso continuou a cheirar mal por mais dois dias.
Mesmo assim, não se esqueça de arejar o laboratório ;-) O que cheira mal raramente é saudável! Além disso, o ar fresco tem um efeito positivo na capacidade de concentração.
Atenciosamente
Ole