Gast
Olá,
talvez alguém possa me ajudar!
Há algum tempo, tirei fotos em ambientes internos com um alcance de contraste bastante alto (zonas com janelas) usando um filme em rolo Pan F 120. Realizei a exposição em ISO 25/15 e revelei em RODINAL 1:50 por 9 minutos, seguindo o método de agitação da Ilford.
Só consigo ampliar os negativos com muito, muito esforço (sombreamento, reexposição parcial).
O que eu fiz de errado? Eu deveria ter reduzido ainda mais a sensibilidade e revelado por menos tempo? Isso não teria acontecido com o Emofin, que pretendo testar nos próximos dias?
Há muito tempo venho fazendo fotos semelhantes com APX 100, que eu realizo uma superexposição de um stop. O filme reage de forma muito mais dócil, pelo menos é essa a minha impressão. Também com o FP4 nunca tive problemas desse tipo. Desta vez, porém, eu queria algo com grão fino. É preciso, afinal, adaptar o Pan F a essas condições de iluminação.
Atenciosamente, CP
andreasbrigachtal
Olá, CPD?!
O PanF tem um grão muito, muito fino... mas o resultado é relativamente duro! Em vez do RODINAL, teria sido melhor usar o Emofin, pois este tem um efeito um pouco mais equilibrador. No entanto, é preciso levar em conta que, em filmes de baixa sensibilidade como o PanF, a emulsão é muito fina. Por isso, esse filme não consegue reproduzir tantos tons de cinza! Portanto, o resultado é sempre relativamente duro. Se for o caso, dá para suavizar filmes assim com reveladores especiais, como os usados para o Kodak Techpan. O produto se chama Technidol LC ou algo assim. Infelizmente, não tenho experiência com isso!
Fora isso, é melhor evitar contraluz ou verificar antes o que deve ficar em destaque! Caso contrário, o trabalho com Duka (sombreamento, etc.) também dá trabalho! ;)
Andreas
mau
Com o PanF, tive experiências semelhantes em situações de alto contraste.
No meu caso, na época, usei Negafin e a sensibilidade nominal. Por um lado, você poderia aumentar a diluição para 1+100 ou mais, como 1+200. Mas certifique-se de que a solução contenha a quantidade mínima de RODINAL necessária para o filme. Assim, é claro, dá para reduzir um pouco mais a sensibilidade.
O Emmofin é, naturalmente, ideal para essas situações de fotografia; eu revelo quase tudo com Emmofin.
Para filmes em rolo, você também poderia usar um FP4 ou um Agfapan Axp100, sendo que este último apresenta um belíssimo traçado nas áreas claras.