CPD
Olá,
alguém aqui já revelou os Efke no Emofin? Estou pensando principalmente no Efke 25. O que é preciso levar em conta?
A Tetenal recomenda não fazer a pré-lavagem, mas no caso do Efke isso é recomendado. A camada de proteção contra a luz no banho 1 certamente não fica bonita, mas, por outro lado, a descoloração provavelmente não traz nenhuma desvantagem.
Quero fazer agora algumas fotos de teste com o Efke 25, sensibilidade 15 - 18 - 21 DIN, eventualmente valores intermediários.
Se alguém tiver experiência com isso, por favor, me avise! Os tempos de revelação indicados no folheto são adequados ou precisam ser ajustados? Com o RODINAL, por exemplo, eu sempre superexponho 3 DIN e realizo a exposição 25% mais rápido; com diluição de 1:100. De modo geral, percebi que as sensibilidades e os tempos de revelação indicados quase nunca batem — pelo menos para mim — para se obter um negativo que possa ser ampliado com gradação normal.
No caso do Efke, diz-se que sua sensibilidade é real. Isso também coincide com minhas experiências até agora. Mas como fica a questão com o Emofin? Não vejo grande problema em testar a sensibilidade real, mas sim no que diz respeito ao tempo de revelação.
Atenciosamente e obrigado!
CP
MirkoBoeddecker
Olá,
A Tetenal não recomenda a pré-lavagem porque o tempo exato que o filme permanece no primeiro banho é fundamental.
É isso que determina o tempo de revelação real em um processo de revelação de dois banhos.
Se for feita uma pré-lavagem, o revelador precisa primeiro remover a água, e todo o processo fica menos preciso.
A propósito, a pré-lavagem não é necessária para filmes de formato 35 mm.
Isso se refere principalmente aos filmes planos, para remover uniformemente o “supercoating”, a camada protetora de gelatina.
Por motivos tecnológicos, essa camada não pode ser aplicada de forma 100% uniforme, pois a gelatina é altamente diluída e muito líquida. Se ela não for removida antes do revelamento, pode ocorrer um revelamento irregular em reveladores não-profundos.
Basicamente, o Emofin leva o efke, no mínimo, à sensibilidade nominal e, às vezes, até acima dela.
Ele é tão equilibrado que, mesmo na primeira tentativa, deve-se obter um negativo copiável com o tempo inicial.
Os tempos são da Tetenal.
Atenciosamente,
Mirko
mau
Apesar das instruções da Tetenal indicarem o contrário, eu sigo meu próprio método. Deixo o filme girando por 3 a 4 minutos.
O tempo de revelação inicial está correto; como o tempo de revelação do Effke é bastante curto, um pequeno prolongamento acidental não tem um impacto tão significativo.
É verdade, esse não é um método particularmente preciso, mas é prático.
CPD
Olá, Mirko, olá, Mau,
antes de mais nada, muito obrigado pelas respostas de vocês. Vou simplesmente testar: RF e PF — ainda preciso encomendar esses produtos nos próximos dias —, tanto com quanto sem pré-aquecimento.
Mas agora tenho outra pergunta. Os tempos de revelação com Emofin são bem curtos para filmes de baixa sensibilidade. Vou estar na Turquia novamente neste verão e gostaria de revelar meus filmes lá mesmo. Em altas temperaturas (cerca de 24 graus Celsius), os tempos de revelação ficam tão curtos que acabam ficando ainda mais curtos, e fico preocupado com a reprodutibilidade dos resultados. Um erro de 20 segundos é insignificante em um tempo de revelação de 6 minutos, mas em 2 minutos já representa uma porcentagem considerável. Para contornar isso, é possível realizar a diluição com água? Ou eu deveria mudar para outro revelador (por exemplo, Moersch Zweibad)?
Olá, Mau,
eu sempre achei que o Emofin não devesse ser agitado...
Muito obrigado! Atenciosamente, CP
mau
Pelo que sei, o Emofin não pode ser diluído. Também não é preciso ajustar os tempos após o uso de vários rolos de filme.
mau
A Tetenal sempre indica os tempos para a inclinação de 3 segundos. Eu uso esse tempo para a rotação. Para mim, rotação significa: coloco a lata nos tambores da minha velha máquina Maerz e deixo-a funcionar. Em relação à temperatura, tenho outra ideia: você poderia tentar diminuir ainda mais o movimento, por exemplo, inclinando a cada 2 minutos. Ou liga para a Tetenal, eles tinham uma linha de atendimento. Não tenho mais o número deles, mas tenho um número de uma descrição antiga (040 52145-0). P.S.: O 0 provavelmente é a central; se não funcionar muito bem, tenta outro número. .-)