canned
Olá, pessoal do fórum,
Estou recorrendo aqui, de propósito, a olhos experientes e com exigências elevadas no que diz respeito a assuntos digitais.
Quais são os requisitos necessários para produzir uma cópia perfeita por digitalização a partir de negativos KB e diapositivos? Alguém tem alguma sugestão de um scanner (faixa de preço máxima de 200 €) que produza digitalizações sem distorção de cor e com contrastes de claro/escuro fiéis ao original?
O que posso esperar de um scanner amador? O que um scanner profissional oferece?
Atenciosamente e obrigado pelas sugestões,
canned
rherz
Oi,
bem, vou responder aqui como um “híbrido” (tomo fotos em filme e depois passo para o digital):
1. você vai precisar de mais dinheiro — para 200
canned
Obrigado pela discussão útil.
O que você acha desses dois produtos em relação aos seus critérios:
Plustek OpticFilm 7200 ->
http://www.computeruniverse.net/products/90111843.asp
Epson Perfection 4180 ->
http://www.computeruniverse.net/products/90119153.asp
Estou me enganando ou um scanner de fotos por 200 euros atende melhor aos pontos mencionados do que um scanner de mesa?
Atenciosamente,
canned
canned
Como não tive muita sorte com meu laboratório fotográfico (equipamentos antigos), preciso do scanner apenas para “brincar” um pouco com os negativos, ou seja, entre outras coisas, determinar os formatos de imagem ideais ou recortes específicos, para depois mandar revelar a cópia final em um laboratório especializado.
Como posso avaliar, em termos gerais, os dados do Plustek OpticFilm 7200, levando em conta as observações feitas até agora neste tópico?
Scanner CCD Plustek OpticFilm 7200 (a partir de 175 euros):
- 3,3 D…x (densidade?)
- Resolução óptica: 7200x7200 dpi
- Resolução interpolada: 24000 dpi
- Profundidade de cor: 48 bits
- Software incluído: Silver Fast SE 6
rherz
Então,
eu evitaria esses dois scanners — por quê?
O Epson é um scanner de mesa — devido ao seu design, ele digitaliza através de uma placa de vidro. Isso anula a resolução real da linha de digitalização. No máximo, a resolução deve ficar em torno de 2200 dpi. Insuficiente para o formato KB. Em formatos maiores, a situação já fica melhor. Eu uso um Epson 4870 para meus negativos 4x5" — mas, nesse caso, 1100 dpi já são suficientes para uma impressão em A3 ;)
O Plustek foi testado há algum tempo na revista “Naturfoto”, lado a lado com outros scanners. Ele está longe de atingir a resolução indicada e a reprodução de cores também não foi grande coisa. O Silverfast SE é a versão simplificada — não requer calibração. Para apenas dar uma olhada no que está no negativo, ele certamente serve — a questão é se vai ficar por aí.
Atenciosamente,
Robert
canned
Olá, Robert! Como você imprime suas fotos? Que tipo de impressora você usa?
O scanner de filmes Plustek OpticFilm 7200 está mesmo sendo destruído ;) ->
http://www.filmscanner.info/PlustekOpticFilm7200.html
Abraços,
canned
rherz
Oi,
Epson 2100 com sistema de abastecimento central de tinta Niagara II e tintas European Ink CarboPrint.
Não precisamos nem falar dos custos de aquisição — eles são enormes. No entanto, depois de dois anos usando software de filmadoras, meu desgaste era grande o suficiente para me fazer aceitar a compra. Os custos de impressão ficam dentro do razoável — desde que a primeira impressão saia certa. (Monitor calibrado)
A propósito, a única vantagem real da digitalização: o pó, uma vez removido com o editor de imagens, desaparece para sempre — definitivamente. ;)
Atenciosamente,
Robert