Gast
Prezados membros do fórum!
Pretendo fazer fotos em contraluz, com fortes contrastes de luz naturais, em preto e branco, e para isso gostaria de usar um filme de 100 ASA.
Para mim, o mais importante é uma boa proteção contra halos de luz, ou seja, sem efeitos de sobreexposição, e uma boa nitidez dos contornos.
Existe algum filme que se destaque para isso?
Muito obrigado
Manfred
Gast
Agfa APX100!
Gast
CORRETO...
Gast
Olá, Manfred.
APX 100, tudo bem, uma boa escolha e fácil de usar!
Alternativa: R3 (Rollei/Maco). Na verdade, é um filme de 200/400, mas sua faixa de sensibilidade vai de 50 a 6400 ASA. Eu mesmo o uso (assim como seu antecessor, o Cube 400c) de 100 a 3200 ASA na prática, ou seja, um para tudo! Os resultados são ótimos... mas!!
O R3 é difícil de manusear, pois precisa ser tratado de maneira diferente dos filmes “normais”. Isso se refere especialmente ao uso do revelador, à sensibilidade alcançável e aos tempos de revelação necessários! A propósito, muitos tempos de revelação disponíveis na internet não estão corretos e só podem ser usados como uma primeira orientação.
Um exemplo: quem realiza a exposição do R3 a 400 ASA e o revela em Promicrol 1:14 a 24 graus por 10 minutos, conforme indicado na ficha técnica (tanto do R3 quanto do Promicrol), provavelmente ficará desapontado. O tempo não é suficiente. Eu preciso de 10,45 minutos no Promicrol, mesmo com revelação rotativa, que normalmente é 10 a 15% mais curta do que o tempo de revelação em banho. Fora isso, é um filme excelente, superpancromático, muito flexível, muito fácil de controlar, com tons muito ricos mesmo na faixa de push, etc., mas não quero fazer propaganda aqui. Infelizmente, o R3 também é muito caro.
Devido à sua estrutura (proteção contra halo), ele é, de qualquer forma, muito adequado para as suas necessidades (leia obrigatoriamente a ficha técnica, que você pode baixar no site da Maco). Com o R3, você pode obter tanto nitidez extrema quanto resoluções muito altas. Depende apenas de você, da sensibilidade escolhida e do revelador utilizado.
Se for usar 100 ASA, você deve revelá-lo no LP CUBE SX (maior resolução). No Promicrol também dá para usar a 100 ASA (maior nitidez de bordas), mas, pessoalmente, eu uso o R3 com Promicrol apenas até 200 ASA. Caso você tenha interesse, eu revelo o R3 nos seguintes reveladores: LP CUBE SX (50 a máx. 200 ASA); Champion Promicrol (200 a 3200 ASA) e Calbe R09 (400 a 3200 ASA).
Minhas experiências referem-se exclusivamente a filmes em rolo e planos, já que trabalho apenas com esses formatos. O revelamento é sempre feito em rotação a 24 graus.
Bom, é isso. Acabou ficando um texto um pouco mais longo. Desejo-lhe muito sucesso e diversão com o projeto.
Atenciosamente, Lothar
fotohuisrovo
Já concluímos os testes com o R3.
Para nós, os resultados são os seguintes:
na faixa baixa até ISO 200, mas ideal em ISO 50: CG512, 23 minutos a 24 graus. (Kipp)
de ISO 400 até cerca de 800: AM74, 18 minutos a 20 graus (ISO 800). (Kipp).
Acima de ISO 1000 ainda não encontramos uma boa alternativa.
Os reveladores SPUR não trazem grande diferença com este filme; o ID11/D76 também não nos convenceu. O Tanol produz um grão estranho (pico).
O Xtol também parece funcionar bem (informação de clientes). Não trabalhamos com produtos Kodak.
A propósito, o Cube XS traz os mesmos resultados que o CG512.
Conclusão: Filme interessante, bastante específico em relação ao revelador. Faixa de uso ISO 50 - ISO 1000 com dois reveladores diferentes, sem efeitos de sobreexposição e, para um suporte de poliéster, o filme fica bem plano. Testamos os filmes em rolo de 35 mm e 120. Preço: cerca de um euro a mais caro.
Robert
Gast
Mais uma vez, muito obrigado a todos. Vou optar pela APX 100 e também incluir a nova Rollei R3 nos meus testes.
Manfred
Gast
Acho que vale a pena colocar a Fomapan 100 em discussão como mais uma alternativa.
Na minha opinião, ela é quase tão boa quanto a APX 100 em termos de proteção contra a difusão da luz.
cfb_de
Olá, Oleksander,
Concordo plenamente com você. O Fomapan-100 não é um filme ruim e, em muitos aspectos, está à altura do APX100. No meu caso, a base tem um tom levemente azulado, mas isso não incomoda em nada.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Nesse ponto, concordo: o Fomapan 100 é muito parecido com o APX100 (talvez tenha uma sensibilidade efetiva um pouco menor...)