Gast
Olá, pessoal!
Estou montando um pequeno laboratório de cores e preto e branco, porque, custe o que custar, não tenho mais paciência de gastar centenas de euros em algum laboratório superfaturado e, ainda por cima, receber impressões e negativos de péssima qualidade e insatisfatórios. Lá se vai a ideia de que fazer você mesmo é muito caro. Estou cada vez mais convencido de que só o “faça você mesmo” faz realmente sentido. Um pintor também não faz um esboço a preto e branco e depois deixa que alguém o pinte. Como, aparentemente, está bastante barato no momento conseguir processadores usados e coisas do tipo, por exemplo, no eBay, queria perguntar o que vale a pena e pedir a opinião de vocês. Estou especialmente interessado nos tanques NOVA e nos produtos Thermaphot. Todo o JOBO CPA 2, CPP e todos os outros nomes também já estão bem baratos. Vou começar agora com bacias e produtos químicos à temperatura ambiente RA4. Mas, a longo prazo, acho que também não é grande coisa. Gostaria de poder imprimir até cerca de 40x50 cm, e aí o NOVA é uma boa opção porque é razoavelmente acessível. Peço relatos de experiências, prós e contras... Muito obrigado
fotohuisrovo
A Nova até 40 x 50 cm fica um pouco grande para manusear. Até 30 x 40 cm dá certo.
Em termos de preço, a Thermaphot oferece uma boa opção com a ACP 302 (30 cm de largura, 2 banhos).
Mas também encontrei um ACP 404 (seco a seco, 40 cm de largura) usado no mercado por 1.500,00 euros, com 2 anos de uso.
O tambor CPA, CPP funciona muito bem para o revelamento de filmes ou, claro, o processador de filmes TAS (Heiland). O revelamento de papel no tambor é bastante extenso. A lavagem do tambor e a secagem nunca são muito divertidas. Depende também da quantidade de grandes formatos que se trabalha.
No ACP de dois banhos, é possível trabalhar tanto com RA-4 à temperatura ambiente (27 graus) 2X30S quanto com Rapidoprocede (33-35 graus) 2X45S. Muitos reveladores P&B também funcionam a 30 graus (por exemplo, AM6006) e 2x30s ou no sistema Ilford 2150 compatível.
Certamente, para o processamento RA-4, o ACP é a melhor solução.
O barita não pode ser processado em máquinas, apenas em bacias ou no Nova.
Para ambos os processos (RA-4 P&B e ACP/Nova/bacias), a solução ideal é combiná-los com um analisador FEM-Kunze 4012 C e, talvez, um módulo Split Grade (Heiland).
Para mais perguntas, estamos naturalmente sempre à disposição.
Robert
mau
Os processadores pequenos são relativamente baratos; lembre-se de que o 252 Termaphot consome cerca de 2,5 litros de produtos químicos por tanque. Os maiores consomem várias vezes mais. Como os produtos químicos também não são baratos, é preciso avaliar cuidadosamente se o seu volume de trabalho justifica o uso de uma máquina de 30 ou 40 cm.
Os processadores de tambor são os mais versáteis. Eu mesmo tenho um Saurier da Meteor dos anos 70, que chega até 50x60 cm. Nessa máquina, uso o revelador para revelar tudo, desde E6 e negativos em preto e branco até 13x18 e papel até 50x60 cm (barita).
Aliás, o papel barita se adapta muito bem ao "tambor".
Meu conselho, se houver espaço e dinheiro suficientes, é adquirir um processador menor e uma máquina Joboma que alcance até 50x60 cm.
fotohuisrovo
Eu trabalho com uma ACP 252 (25 cm de largura, 2 banhos). Ela precisa de apenas 2 litros de produtos químicos e, por isso, é muito econômica.
Também funciona muito bem com o Panorama 25 x 60 cm. (RA-4 25,4 cm x 75 m).
Os formatos 20 x 25 cm e 24 x 30 cm são os que mais uso.
Robert
Gast
Olá,
apenas mais uma sugestão:
Eu revelo RA4 em formato 40x50 na Ilford Cap40 — que, na verdade, é destinada ao Ilfochrome.
Com 2 litros de solução em cada banho, ela é bastante econômica para o tamanho, e com Dilucolor e termostato ajustado a 20 °C, o tempo de banho de 2 minutos funciona perfeitamente.
À medida que vou usando, vou aumentando um pouco a temperatura, mas o Dilucolor é realmente resistente nesse aspecto.
O terceiro banho serve então como primeira lavagem, para que eu possa adicionar e avaliar amostras rapidamente.
Comprei o meu na baía por pouco mais de 100 €.