Gast
Olá, pessoal!
Estou montando um pequeno laboratório de cores e preto e branco, porque, custe o que custar, não tenho mais paciência de gastar centenas de euros em algum laboratório superfaturado e, ainda por cima, receber impressões e negativos de péssima qualidade e insatisfatórios. Lá se vai a ideia de que fazer por conta própria é caro demais. Estou cada vez mais convencido de que só o “faça você mesmo” faz realmente sentido. Um pintor também não faz um esboço a preto e branco e depois deixa que alguém o pinte. Como, aparentemente, está bastante barato no momento conseguir processadores usados e coisas do tipo, por exemplo, no eBay, queria perguntar o que faz sentido e pedir a opinião de vocês. Estou especialmente interessado nos tanques NOVA e nos produtos Thermaphot. Todo o JOBO CPA 2, CPP e todos os outros modelos também já estão bem baratos. Vou começar agora com bacias e produtos químicos à temperatura ambiente RA4. Mas, a longo prazo, acho que também não é grande coisa. Gostaria de poder imprimir até cerca de 40x50 cm, e aí o NOVA é uma boa opção, pois é relativamente acessível. Agradeço relatos de experiências, prós e contras... Muito obrigado
cfb_de
Olá, “haidererphoto”,
Na verdade, gosto especialmente de pessoas que, pelo menos, dão a impressão de usar um nome verdadeiro :-) e o uso correto de maiúsculas e minúsculas torna a língua alemã claramente mais legível.
Quanto à sua pergunta:
A última vez que revelei material RA4 foi há um ano e meio, e aprendi a revelar cores há uns vinte anos. Após o processamento RA4, cheguei às seguintes conclusões:
- A filtragem manual sem analisador continua tão frustrante hoje quanto era naquela época. Mas dá para fazer. É um trabalho de aprendizagem e, portanto, frustrante e caro.
- É possível revelar fotos coloridas em casa. Até mesmo muito bem e, em qualquer caso, melhor do que um grande laboratório.
- O processamento à temperatura ambiente só fica confortável a 24/25 °C.
- Os tambores continuam sendo a melhor opção.
- Para grandes volumes (se você esgota um conjunto de produtos químicos em menos de uma semana), talvez valha a pena investir em uma máquina de processamento contínuo. Isso significaria cerca de 15 a 25 fotos 40x50 por semana. Você consegue isso?
Então, da minha parte (não tenho um equipamento desses e, se for o caso, uso um “Comot”), segue a seguinte recomendação:
- Compre um CPP/CPA. Mas, por favor, os modelos mais novos com motor potente.
- Consequentemente, processamento em tambor, pois assim até o 40x50 fica divertido (os tempos de escorrimento estragam qualquer produto químico e tornam o processo inseguro).
- Um elevador e caixas com coroa dentada tornam tudo bem mais prático.
- Ainda levo o CN41 para o laboratório (assim como a maioria dos materiais coloridos; tenho um minilab muito bom à disposição), por isso não tenho recomendações para o CN41.
Mais um argumento “a favor da caixa/passagem”: sob a luz fraca de uma lâmpada Dukal compatível com RA4, quase não vejo nada. E os papéis modernos são quase todos otimizados em termos de sensibilidade para exposições digitais, o que significa ainda menos luz. Aí eu aproveito o tambor, enquanto a impressão é revelada lá dentro... com a luz acesa e fumando um cigarro.
Atenciosamente,
Franz