Gast
Olá!
No fim de semana, usei três rolos de filme... meu último HP5 e dois Adox CHM 400... todos os rolos foram usados um após o outro na mesma câmera e revelados juntos na mesma caixa... agora percebi que há pequenos arranhões superficiais nos dois rolos Adox (só dá para ver se olhar de um ângulo inclinado)....Não acho que elas vão aparecer nas impressões ou digitalizações (são pequenas demais para isso), mas incomodam um pouco mesmo assim....
Será que isso vem dos cartuchos (reutilizados?) (poeira na abertura) ou do enrolamento? Ou será que foi apenas um caso isolado (alguém já passou por algo parecido?)....
Se esse for o preço a pagar pelo custo (baixo) do filme, eu aceito de bom grado... mas, para fotos “importantes”, voltaria a usar o HP5 original.
Posso descartar falhas no processamento ou na câmera, já que o HP5 original não tem arranhões...
Alguém teve experiências semelhantes?
Atenciosamente,
Stefan
Gast
Olá,
Isso seria realmente irritante, se fosse o caso, especialmente porque a qualidade de fabricação da ADOX deveria, na verdade, ser superior à da Efke.
A questão dos arranhões é um pouco delicada, pois, se você usar um ampliador com condensador duplo, eles ficam praticamente sempre visíveis; e, se você fizer ampliações bem grandes, de 30x40 ou mais, provavelmente também.
A segunda questão é que, se você acidentalmente encostar com força, isso deixa marcas de arranhões; além disso, com o tempo, os arranhões geralmente ficam cada vez mais evidentes.
No entanto, o defeito não precisa ser culpa da “FOTOIMPEX”; isso também acontece com filmes da Ilford, tenho alguns desses por aí, acho que também da HP5.
Com isso quero dizer que isso não precisa acontecer necessariamente na embalagem, mas, por exemplo, na revelação ou na fabricação do suporte.
A propósito, o HP 5 também é embalado pela Forte e pela Maco, embora eu definitivamente não suspeite de uma qualidade melhor na Forte.
Roland
MirkoBoeddecker
Para poder avaliar isso, seria preciso ver os arranhões.
É comum encontrar arranhões superficiais muito leves em qualquer tipo de filme.
Desde que não estejam no lado da emulsão, não há problema algum na ampliação, mesmo com um condensador. Na pior das hipóteses, ainda se poderia usar um spray de verniz de proteção contra a luz.
Os cartuchos, é claro, não são reutilizados. Pelo que sei, hoje em dia ninguém mais faz isso.
É verdade, porém, que os primeiros lotes ainda foram bobinados manualmente e não com a máquina totalmente automática. Infelizmente, isso está relacionado à falência da Forte e da Tura. No entanto, organizamos agora uma embalagem totalmente automática e estamos tentando, nestes dias, mandar fabricar os cartuchos adequados.
Mas como é preciso encomendar pelo menos meio milhão de unidades ;) , provavelmente todos os filmes ADOX serão entregues sem código DX no futuro. Nos filmes de 25 e 50, isso me incomoda menos, mas nos de 125 e 400, espero que não haja muitos usuários de câmeras de plástico que tenham problemas agora.
A propósito, recomendo a todos que, antes de colocar o filme KB na câmera, o segurem brevemente contra a luz para verificar se há arranhões. Arranhões podem ocorrer em qualquer suporte de filme que, durante sua fabricação, passe por rolos e seja enrolado em cartuchos. Não importa quem o tenha fabricado.
Atenciosamente,
Mirko