Dolcedo
Olá a todos,
Não sei se isso realmente se encaixa neste fórum, mas alguém conhece alguma opção barata para mandar fazer cópias de fotos a partir de negativos de formato médio (coloridos)?
Já pesquisei um pouco em várias lojas de fotografia, mas, em alguns casos, o preço mais baixo para o formato menor já começa em 60-70 centavos. As cópias de contato com 12 fotos por rolo costumam ficar em torno de 10 euros...
Obrigado pelas respostas e bom trabalho,
Dolcedo
mau
Depende do que você entende por barato; eu considero 0,6
cfb_de
Olá, Dolcedo,
Acho que a
Gast
Olá,
Eu tinha aqui um laboratório com Frontier bem aqui na esquina (infelizmente já fechou), que fazia o revelamento em câmara fechada para C41, incluindo uma “impressão de índice” (tamanho A4), por 9 euros. Então comprei um Agfa Duo-Scan, que suporta transparências até DIN-A4, para poupar o índice e poder ver no monitor, sem precisar imprimir fotos pequenas. Só as fotos grandes eu queria mandar para o laboratório especializado, pois eles tratam o filme com cuidado. Desde então, porém, não fiz mais filmes coloridos em MF......
Atenciosamente, Peter
Gast
Olá,
você quer cópias de boa qualidade ou apenas baratas?
Se for o último caso, nada mais fácil do que isso: basta ir ao supermercado mais próximo ou à loja de departamentos mais próxima que tenha um balcão de revelação de fotos.
Lá, uma cópia 10x10 custa de 5 a 20 centavos; sei disso por acaso graças ao meu bom e velho tio, que mandou revelar de novo, por um preço baixo, para alguns velhos conhecidos, suas fotos do “Natal de 1958” (filme Kodak, mascarado, por isso não deveria ser problema).
Mas, sinceramente, as cópias ficaram tão ruins que as cópias de comparação de mais de 40 anos atrás eram definitivamente melhores.
Roland
Renate
Trabalho bastante com formato médio, mas no formato 6x7. Quando recentemente fui buscar mais uma vez alguns filmes coloridos no meu laboratório de sempre, fiquei realmente chocado com o preço. Tive que pagar 48 centavos por cada cópia em 10x15. A mesma cópia em 35 mm, feita na mesma máquina, custa menos da metade. O revelamento do filme também ficou bem mais caro do que o de um filme KB, embora seja usada praticamente a mesma quantidade de produtos químicos. As cópias em 10x15 ficaram ruins porque a máquina não consegue ser ajustada de forma a reproduzir o negativo inteiro, deixando uma borda branca. Faltam, portanto, as bordas superior e inferior do negativo. Até agora, eu aceitava isso porque só queria que o filme fosse revelado e as cópias serviam apenas como uma primeira orientação. As cópias realmente boas eu fazia no meu próprio laboratório. O preço por isso também era bastante razoável até agora.
Não acho correto que agora eu tenha que pagar preços diferentes pelo mesmo produto. Prefiro ir direto a um laboratório especializado, que também me faça boas cópias.
Não é barato, mas, pela minha experiência, é muito bom: o laboratório Farbglanz (www.farbglanz.de). A desvantagem é que é preciso pagar sempre 5 euros de frete.
Atenciosamente, Renate
cfb_de
Olá, Renate,
Consigo entender a diferença de preço: os filmes em rolo não se encaixam no fluxo de trabalho padrão de um grande laboratório para revelações APS/KB/digitais. Por isso, é necessário um pouco mais de trabalho manual, e isso tem um custo.
Também entendo o motivo das fotos cortadas. A máquina simplesmente não consegue lidar com a proporção de um negativo 6x7.
A péssima qualidade provavelmente serve para “ajudá-la” a não incomodar mais esse grande laboratório com pedidos especiais como esse no futuro, pois eles não ganham dinheiro com trabalhos desse tipo. Por isso, eles não se dão ao trabalho e não oferecem formatos adequados.
Atenciosamente,
Franz
mau
Produzir uma cópia manual exige tempo. O papel precisa ser colocado no escuro sob o ampliador, o tempo de exposição deve ser calculado, a exposição é feita e, em seguida, vem o trabalho de pós-processamento. Seja em bandejas ou, mais comumente, em tambores. Tudo isso leva tempo. Eu prevejo cerca de 10 minutos. Agora, que um ou outro participante desta rodada de discussão reflita e considere que mesmo o famoso 1,00