Gast
Olá a todos,
talvez algum de vocês, profissionais, possa me dar uma dica.
Sou apaixonado por fotografia e gostaria de aprender a revelar fotos sozinho (tanto em preto e branco quanto em cores).
Alguém tem alguma sugestão de onde posso encontrar informações (por exemplo, boa literatura especializada)? Devo dizer que não tenho a menor ideia sobre o assunto. Ou talvez uma escola onde eu possa me matricular como aluno particular? Ou alguma outra dica de como alguém como eu, um leigo absoluto, pode aprender isso?
Muito obrigada desde já pelas respostas e tenham um ótimo dia
Sandy
Gast
Dá para encontrar algumas coisas na internet, veja um exemplo aqui:
Primeiros passos
. Outra ideia, claro, é a universidade popular, embora, no momento, pareça que lá o foco esteja mais no digital. Clubes ou associações de fotografia também seriam uma boa opção; na minha cidade existe algo assim, que trabalha com jovens. Deve haver em outras cidades também.
Uma consulta em uma loja de fotografia local (onde também vendem produtos químicos) pode ajudar a encontrar pessoas dispostas a compartilhar seus conhecimentos.
Na FOTOIMPEX há um laboratório para aluguel, talvez também possam ajudar? (se estiver perto de ou em Berlim)
Livros: Feininger, Hedgcoe (procure por eles no site www.zvab.de)
Boa sorte, mesmo que no começo certamente dê um pouco de trabalho.
Atenciosamente, Ronald
heinrich
Olá,
o melhor é fazer um curso de fotografia adequado (na VHS ou em um clube de fotografia perto de você). O bom é que, muitas vezes, dá para usar os laboratórios mesmo fora do horário das aulas. Isso economiza bastante tempo e, principalmente, dinheiro com os investimentos iniciais em produtos químicos, papel, equipamentos de laboratório, ampliadores etc. É verdade que dá para encontrar esses equipamentos usados por um preço bem baixo, mas mesmo assim vai sair uns 100 euros. Deve haver literatura disponível na biblioteca municipal.
Para começar, eu recomendaria “Entwickeln und Vergrößern”, de Otto Croy; é um livro antigo, talvez você consiga encontrá-lo em uma livraria de livros antigos ou no eBay.
Para depois, posso recomendar "O Negativo, o Positivo e a Câmera", de Ansel Adams, bem como "O Sistema de Zonas na Fotografia em Preto e Branco e em Cores", de Fischer-Piehl. Ambos os autores, no entanto, não escrevem necessariamente para iniciantes.
Atenciosamente,
Heinrich
cfb_de
Olá, Heinrich,
Concordo plenamente. Se você estiver procurando literatura mais atual para começar: Reinhard Merz, *Das Praxisbuch preto e branco*, ISBN: 3-9809801-0-3
andreasbrigachtal
Oi, Sandy!
O livro que o Franz recomendou é ótimo. Recentemente, dei de presente para uma amiga que também está começando. É claro que dei uma olhada nele antes. Tudo bem ilustrado e descrito. E a amiga já conseguiu fazer as primeiras impressões! ;) Eu mesmo aprendi tudo com meu pai! A dica de observar um veterano em ação é a melhor coisa que se pode fazer. Será que não fazem mais isso na escola? Em aulas práticas ou algo assim!
Andreas
Gast
Olá a todos,
obrigado pelas respostas. Acho que não vou conseguir participar de um grupo de trabalho, já que terminei a escola há bastante tempo. Afinal, já tenho 34 anos. Anotei o livro “de” Franz. E já tinha pensado na ideia de pedir ajuda a alguém com mais experiência, mas quem faria isso? Afinal, eu só vou aprender observando e não vou gerar receita para eles, como, por exemplo, um estagiário ou algo do tipo. Mas vale a pena tentar... talvez ligar para os números das Páginas Amarelas.
De qualquer forma, agradeço pela ajuda. Há algum tempo, em outro fórum, acabaram rindo de mim. Do tipo: “isso não é algo que se aprende assim tão fácil... melhor nem tentar. É muito difícil.”
Então, tenham um ótimo dia e boas fotos
Sandy
Gast
Olá, Sandy,
Não concordo com essa ideia de que os veteranos são assim; aqui na nossa região também há profissionais que gostam de deixar as pessoas observarem seu trabalho, compartilham seu conhecimento de bom grado e não pensam em dinheiro. São simplesmente pessoas que, nesta era da digitalização, querem transmitir um pouco do seu ofício. Através da VHS, geralmente é possível estabelecer bons contatos, especialmente com profissionais que realmente querem compartilhar seu conhecimento.
Atenciosamente, Sven.
Gast
É muito difícil? Se os outros conseguem, dá para aprender.
Atenciosamente, Ronald
Gast
É claro que você não consegue aprender isso em um dia. Mas, em algum momento, você tem que começar. A experiência vem com a prática
;)
Atenciosamente, Sven.
cfb_de
Tema “veteranos”:
Lista de veteranos da revista SW.
São muitos, e parece que só querem que você traga seu próprio material de consumo. Talvez nem mesmo para a primeira aula. Ligar não custa nada :-)
Atenciosamente,
Franz
Gast
Obrigada… os veteranos são mesmo muitos :-). Com certeza vale a pena ligar! E encomendei o livro ontem na Amazon! Já deve estar no correio hoje. Muito obrigada a todos :-).
Um abraço, Sandy