Gast
Em 1º de março de 2005, a bon image começou a distribuir produtos Ilford na Alemanha, segundo consta. Naquele mesmo dia, fiz um pedido de 1.700 euros diretamente com o próprio diretor-geral, já que, afinal, há muito tempo que esperava pelos rolos de filme Ilford. Disseram que não havia problema, que a mercadoria não estava em estoque, mas estava disponível, e que a entrega levaria de 2 a 3 semanas.
Após três semanas, NADA. Liguei: eles estavam com problemas no sistema, mas estavam inserindo meus dados naquele momento (após três semanas!!!). Minha mercadoria ainda não teria sido encomendada, mas, independentemente disso, os itens já estariam na Alemanha, no depósito deles. Fiquei surpreso quando disse que, então, gostaria finalmente de receber ESSA mercadoria. Dois dias depois, a informação de que, segundo a empresa Creditreform, eu não teria capacidade de crédito. Ok. Por um lado, solicitei um autoatestado à Creditreform; por outro, ofereci pagamento antecipado. Mais alguns dias depois, chega o autoatestado oficial e TOTALMENTE LIMPO, juntamente com a fatura de pagamento antecipado. Fiz a transferência um dia depois e enviei um e-mail no mesmo dia informando que o dinheiro estava a caminho. Juntei imediatamente o atestado de boa reputação da Creditreform ao e-mail.
Uma semana depois, ainda nada. Liguei de novo: bem, o dinheiro tinha chegado, mas o papel em rolo já tinha sido vendido para outra pessoa! (Vou poupar vocês das muitas esperas na linha e das tentativas de me enrolar!) Mas novos rolos chegariam em menos de uma semana. Uma semana depois: ainda sem papel em rolo, apenas 10 pacotes de folhas chegaram nesse meio tempo. O papel em rolo chegaria em cerca de uma semana... Estou começando a me sentir como se estivesse em um loop temporal. Após minha ligação, ontem me informaram que o papel havia saído justamente naquele dia. Citação do gerente: “Também não sei o que dizer a você.” Hoje, 50 dias após o meu pedido e após um adiantamento de 1.700 euros, ainda estou à espera dos meus rolos. Para dizer com o bon-image: também me faltam palavras! ;)
MirkoBoeddecker
Olá,
A Bon Image precisa reconstruir toda a rede de distribuição da Ilford e certamente não dispõe de reservas financeiras muito grandes para manter um estoque gigantesco.
Se isso te incomoda, saiba que nós, como revendedores, também não recebemos tudo o que precisamos.
Mas, se há problemas de capacidade, é provável que em todos os lugares os pequenos clientes acabem ficando para trás, já que a empresa depende de atender rapidamente seus grandes clientes, pois é com eles que se gera faturamento e lucro.
Acho que devemos dar a eles um pouco de crédito de confiança antecipado. Eles precisam se reorganizar primeiro.
Se algo assim ainda acontecer depois de um ano, podemos fundar uma nova Ilford :-)
Escrevo isso porque sei o quanto de trabalho há no comércio, algo que o cliente nem imagina, e porque, em princípio, isso pode acontecer com qualquer um que esteja treinando um novo funcionário.
Atenciosamente,
Mirko
mau
Bem, Mirko. Talvez nem tudo corra sempre bem aí. Mas não acredito que vocês consigam chegar a 1.700
MirkoBoeddecker
Mau,
Tudo o que você escreve está certo. E eu também não disse que deveria ser assim.
Mas parece mesmo que há erros organizacionais em uma empresa que acabou de ser fundada, praticamente da noite para o dia, com uma grande carteira de pedidos antigos e pouco capital próprio.
Algo assim não aconteceria conosco — pelo menos espero que não — afinal, há 12 anos venho programando um sistema de TI que, espero, evite isso :-)
Só queria dizer que, na Bonbonimage, isso certamente também é considerado um erro e não foi intencional.
Conosco também acontece com frequência que o pagamento antecipado chega depois de uma semana e um funcionário da loja “acidentalmente” (... ah, eu não sabia disso...) roubou um rolo de PW14 da prateleira de reservas de envio porque a cliente no balcão piscou os olhos de um jeito tão fofo.
Isso não deveria acontecer (é para isso que servem a prateleira e o sistema de controle de estoque), mas todos somos apenas humanos e, onde há pessoas trabalhando, acontecem “erros”...
É claro que oferecemos reembolso a qualquer momento. Isso também está nos Termos e Condições. Acho que nunca ninguém quis cancelar uma compra conosco e não conseguiu.
Atenciosamente,
Mirko... que espera que algo assim nunca aconteça na FOTOIMPEX...
mau
Olá, Mirko, é a última frase que resume tudo: Oferecemos transferência de dinheiro de volta.
Deixando isso de lado, eu teria 1.700
Gast
Na sexta-feira, o material em rolo também chegou.
Obrigado pela vossa "solidariedade"!
Atenciosamente, Ole