Gast
Alguém pode me ajudar? Estou procurando os tempos de revelação do filme ILFORD HP5 400 e qual revelador devo usar?
Além disso, estou procurando três latas Trieplex para revelar o filme
Obrigado
eurorichter ;)
Gast
Os tempos de revelação estão disponíveis no site www.digitaltruth.com, no 'Massive Development Chart'.
O HP5+ não é muito exigente em relação ao revelador; com o RODINAL ele fica simplesmente fantástico, mas eu não o recomendaria tanto (o Franz aqui do fórum já o fez ;) ), o ID11 / D76 é a recomendação “clássica” para este filme, e eu também tive boas experiências com o Calbe A49.
andreasbrigachtal
Olá, Roman
Não vejo nada de errado em revelar o HP+ com RODINAL! Especialmente se você usa MF ou se quer obter um grão bonito em KB!
Além disso, eu também uso Neofin Blau. Dá uma olhada no calculador de tempo de revelação da Phototec.
Mas você mesmo teria que testar! :(
Andreas
P.S.: Não é só o Franz que recomenda o RODINAL! ;)
heinrich
Olá a todos,
então, se alguém tiver experiência com o HP5 no RODINAL, ficaria muito feliz se pudesse compartilhar. Agora estou usando o ID11: com exposição a 200 ASA no ID11 1+3, durante 17 minutos com agitação a cada minuto (5 vezes por minuto), obtenho um ~Beta de 0,5 na projeção (N-1 no sistema de zonas). Os negativos (filmes em rolo 6×6) podem então ser ampliados com meu ampliador de condensador para uma gradação de 2,5 a 3. Com filmes planos, prolongo o revelamento para 19 minutos. Isso combina muito bem com meu ampliador antigo 13×18 com cabeçote de mistura de cores, que já tenho à disposição para isso. A gradação do papel fica então entre 3 e 3,5.
Para o Mirko: a Agfa publicou curvas-tempo beta para os filmes Agfapan com os diversos reveladores Agfa. A Tetenal fez o mesmo para os reveladores Tetenal em combinação com todos os tipos de filmes. Poderíamos poupar muitos testes se outros fizessem o mesmo ;) .......... Além disso, se houvesse uma indicação da sensibilidade real resultante, o cliente ficaria realmente satisfeito, :( ....
Atenciosamente,
Heinrich
cfb_de
Roman,
sim, acho que o HP5+ com RODINAL fica simplesmente ótimo :-) 20 °C, Agfa-Kipp, 400 ASA/1+50/11-13 min // 800 ASA/1+50/17 min (nesse caso, coloco um APX100 junto, funciona muito bem tanto para fotos externas quanto internas). Ou, o “clássico absoluto do visual de reportagem”: RODINAL 1+25/800 ASA/8 min, mas com agitação de 10 segundos no início de cada minuto. Isso dá o “visual Salomon” sem desfoque de movimento.
Rei. Sim. E daí? As sombras ficam perdidas. A 800 ASA, não é de se admirar. São duas f-stops a mais do que o filme realmente permite. Mas a nitidez é incrível.
Se o HP5+ tiver que ser o rei: HRX2, 200 ASA/1+29/9 min, agitar uma vez a cada 30 segundos. Fica bem bonito também. E nítido. É a sopa milagrosa do Schain, enfim.
Atenciosamente,
Franz
andreasbrigachtal
Olá, Heinrich
Não queria ofender ninguém ao não indicar tempos! Mas cada um trabalha de um jeito e, por isso, acho que os tempos que os outros dão devem ser vistos apenas como uma referência. Se você teve boas experiências com o ID-11, continue assim! Não adianta ficar experimentando o tempo todo com reveladores de filme! Encontre uma combinação que funcione e trabalhe com ela.
Além disso, sou obcecado por RODINAL! Até mesmo o Kodak HIE vai no RODINAL! Kodak/Delta 3200 ASA em 25.000 é perfeitamente viável!
:(
Meu círculo de amigos sempre diz que não se faz isso, mas se você tem tempo e curte grãos bem marcados, experimente. Vamos ver se dá pra ganhar mais um stop! :>
Se precisar, posso passar os tempos iniciais pra você testar! ;)
Andreas
Desculpa, infelizmente escrevo tudo em letras minúsculas!
heinrich
Olá, Andreas,
Antigamente, eu sempre revelava o filme 35mm Agfapan 400 com RODINAL; assim, dá para perceber bem o que é o grão. Agora cresci, ou seja, tenho um emprego e posso me dar ao luxo de usar o formato 4x5". Acabei tendo que mudar para o HP5 (já que o Agfapan 400 não é vendido em folhas). Com o HP5, o ID11 também entrou em casa. O motivo é que, com RODINAL 1+50 e HP5, não havia tempos de revelação especificados. Para o ID11 eu tinha alguns e sabia que, com -10%, o revelador N-1 deveria funcionar. Usei meu Hauk-Trialux como densímetro e medi a densidade com ID11 1+3 por 17 minutos, e deu certo (0,12 na Zona 0, com uma exposição de 200 ASA e um beta de ~0,5).
Agora o ID11 está acabando; o D76 deveria ser igual, mas não é (na diluição 1+3 ele se comporta de maneira diferente, os negativos ficam mais duros), então agora estou novamente diante da escolha: qual revelador vou testar?
Isso vai levar mais 2 a 3 dias. O RODINAL tem a vantagem de durar uma eternidade; meio litro me dá para 2 anos. Não é preciso preparar uma nova solução constantemente como com o ID11; basta um gole da garrafa e já dá para começar.
Então, vamos deixar o tempo passar; com filme plano 4x5, não há grãos de qualquer maneira, afinal não quero fazer papel de parede.
Atenciosamente,
Heinrich
andreasbrigachtal
Olá, Heinrich,
também tenho um emprego e só comecei a revelar minhas próprias fotos já na idade adulta. Adoro papéis de parede! ;)
Mas brincadeiras à parte. HP+ em RODINAL 1:50, dados da Ilford = 11 min. No entanto, realizo a exposição do HP com 320 ASA e utilizo o revelador por 12 min e 30 s. Durante os primeiros 30 segundos, agito constantemente e, depois, uma vez a cada 60 segundos. Mas nunca testei meus filmes com densitômetro. Só fico de olho para ter detalhes nas sombras e conseguir imprimir tudo no grau 3.
Se você tiver como medir a densidade, pode testar com o tempo oficial da Ilford. Amanhã pergunto ao meu colega de trabalho, ele ainda tem os tempos para as diluições 100 e 200. Se isso também se aplica ao HP+, ainda não sei dizer. ;) Mas vou colocar aqui também.
Sem granulação com 4x5"? Tenta o meu Kodak 3200 no RODINAL! Tudo a 25.000 ASA!
Meu tempo: 75 min!! Agitar uma vez a cada minuto.
É claro que não se faz isso! ;) Eu já fiz! Aliás, existe filme para GF?
Estou trabalhando no Delta agora. Dizem que é um verdadeiro 3200. Talvez dê para chegar a 50.000 ASA! ;)
A ficha técnica do HP+ podia ser baixada em PDF na Ilford. Não sei se ainda dá. Mas posso te enviar por e-mail, se quiser.
O RODINAL é realmente muito, muito durável!
Dá uma olhada no fórum da Phototec. Lá tem muitos profissionais e dá pra usar a função de busca pra procurar especificamente por HP+ no RODINAL.
Espero ter ajudado e pensa aí se não dá pra voltar a fazer papel de parede! ;)
Boa luz
Andreas
heinrich
Olá, Andreas,
Obrigado pelas dicas. Vou testar isso em breve. A propósito, não tenho nenhum densímetro. O Trialux é um medidor de exposição e um temporizador. Com ele, é possível determinar as densidades relativas com um pouco de cálculo (no Excel).
Atenciosamente,
Heinrich