Gast
Olá,
antes de mais nada, é claro que é muito bom que vocês tenham disponibilizado esses valores para nós.
No entanto, devido à pergunta do Horsch sobre os tempos para o Np 20, fui procurar algumas instruções de revelação mais antigas e, ao analisá-las, constatei que os tempos indicados para os Efkes (em alguns casos, ainda com indicações da ADOX) são, em todos os casos, mais curtos do que os da tabela de vocês.
Por exemplo, para o D-76 (não oficial da Kodak) 1+1 e ADOX KB 17, 8 minutos, em comparação com os 12 minutos que vocês indicam para o ID 11, etc.
Isso também coincide com minhas próprias experiências; os tempos para o ID 11 são, na minha opinião, realmente muito longos, de modo que os negativos ficam bastante duros e não permitem uma reprodução razoável das nuvens.
De acordo com suas indicações, deve-se realizar a exposição com uma abertura a menos do que o habitual, ou por que mais haveria essas diferenças?
Roland
MirkoBoeddecker
Olá, Roland,
Essa questão dos tempos é sempre complicada.
Ainda ontem, alguém na loja comentou que todos os tempos eram muito curtos...
Depende sempre de muitos fatores: densidade da água, ritmo de agitação, termômetro etc.
Em geral, preferimos ficar mais na faixa mais baixa dos tempos de revelação.
Os dados de 1960 realmente não estão mais atualizados — mesmo que os efkes tenham origem nas patentes originais da ADOX, eles foram bastante alterados para poderem utilizar produtos químicos e matérias-primas mais recentes.
Mas meus testes com o D76 também já datam do início dos anos 90.
Se mais usuários acharem que os tempos de exposição são muito longos, terei prazer em revisar isso.
Atenciosamente,
Mirko
Wolfi
Olá,
Alguém sabe por acaso quanto tempo é preciso revelar um Efke KB 25 no Agfa RODINAL Spezial (solução-mãe)?
Muito obrigado.
Atenciosamente,
Wolfgang