Tammo
Acabei de fazer algumas cópias em papel barítico Adox Fine Print Warmton. Até aí tudo bem, mas quando quis prensar as fotos com acabamento fosco, percebi que elas ficam grudadas no pano pela camada superior, de modo que só consigo removê-las com força :(. Quando seco as fotos com acabamento brilhante, as cópias secam normalmente, sem ficarem grudadas na folha brilhante ou em qualquer outro lugar. O lote anterior pôde ser prensado em acabamento fosco sem nenhum problema. O que posso fazer, então? Quero minhas fotos em acabamento fosco e não em alto brilho. Por enquanto, prensou todas as fotos em alto brilho, pois queria que elas secassem, mas todas ficaram com um visual bem elegante :D.
heinrich
Olá,
A causa do colagem é uma temperatura de secagem muito alta. Aparentemente, a gelatina do papel ADOX tem um ponto de fusão mais baixo do que outros tipos de papel. Tive o mesmo problema ao secar tiras de teste. Reduzir a temperatura para cerca de 40 graus ajudou.
Dependendo do teor de água, a gelatina doméstica tem um ponto de fusão entre 34 e 45 graus. O fato de alguns tipos de papel baritado poderem ser secos a mais de 50 graus me surpreendeu bastante quando comecei a revelar em preto e branco.
Na secagem de alto brilho, a gelatina não pode grudar; ela adere muito mal ao metal; com o calor, o teor de água diminui constantemente e o ponto de fusão aumenta. Os resultados mais manchados indicam um endurecimento irregular; aqui, ajudam medidas como a) temperatura mais baixa e :( pré-tratamento com agentes umectantes como Glanzol (não é mais fabricado), Mirasol ou Adoflo.
Atenciosamente,
Heinrich
Tammo
Obrigado pelas dicas, mas não consigo ajustar a temperatura, pois tenho um modelo mais antigo. Até agora, tudo funcionou sem problemas; só com o novo lote é que esse problema está ocorrendo :( Vou tentar desligar da tomada para ver se isso resolve.
Gast
Olá, Tammo,
o Adox Warmton só existe há pouco tempo com esse nome,
talvez você esteja confundindo-o com o Forte Polywarmton?
Forte e Adox não são a mesma coisa, e o Forte PW continuará sendo comercializado.
Atenciosamente, Stephan
Tammo
Não, o ADOX já se chamava Classic-Arts. Mas o papel continua sendo o mesmo, só que o suporte ficou mais fino.
heinrich
Olá,
É claro que não ter um regulador de temperatura é um problema. Em vez de retirar o rolo, talvez coloque um pedaço de cartolina grossa para molduras sob a foto; isso deve reduzir a temperatura da superfície, mas só faz sentido se for possível ajustar a tensão do tecido, ou seja, diminuí-la; caso contrário, o tecido ficará marcado como um padrão na gelatina.
Atenciosamente,
Heinrich
Tammo
Vou experimentar essa ideia da caixa de papelão. Obrigado pela dica ;)
cfb_de
Olá, Tammo,
Eu também seco com uma prensa antiga sem termostato e, há anos, não tenho o menor problema com o controle de temperatura feito por meio de “ligar/desligar a tomada”. Só é preciso ficar de olho nela.
“Desligar a tomada” um pouco antes de a prensa ficar muito quente; quando a temperatura cair para um nível morno, ligar a tomada novamente. Leva cerca de quinze minutos para um pano de 20x30 ficar seco contra o pano de secagem.
E também é muito raro algo ficar grudado, mas provavelmente também porque meu pano de secagem só vê o interior da máquina de lavar uma vez a cada mil anos.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Gente, nunca ouviram falar de réguas de tomadas com interruptor de ligar/desligar...? ;)
cfb_de
Roman,
Não dá para colocar mais nada na minha cozinha, que já é pequena. Mas você tem razão: instalei um belo interruptor no cabo da minha prensa de secar roupa. Provavelmente, a única evolução técnica nesse aparelho desde 1950.
Atenciosamente,
Franz
Tammo
Bom, acabei de tentar passar as imagens de novo, depois de, claro, ter molhado o tecido. Não é por causa da temperatura da minha prensa, já que as imagens grudam no pano de linho mesmo a 30 °C, quando estão molhadas ;) . Depois, tentei passar as imagens a frio e elas também grudam com esse método. Portanto, definitivamente não é por causa da temperatura, mas sim da alteração no revestimento da superfície. Só para constar, com o lote “antigo”, a prensagem não foi nenhum problema, independentemente da temperatura :(
Gast
Olá,
por que não experimenta usar um banho de chapéu?
Roland
heinrich
... a 30 graus isso também gruda? Isso seria um caso para o Mirko, talvez ele possa dizer algo a respeito.
Minhas tiras de teste não grudam a <=40 °C, mas o pano de secagem da prensa também está bem, bem frouxo (costurado por mim, só para as tiras de teste).
Usar Hüter no fixador seria uma alternativa, mas isso deve prolongar a lavagem; aqui também o Mirko talvez saiba mais. Caso contrário, secar ao ar livre, o que dá uma superfície semibrilhante ou semimat. Depois, prensar bem; o melhor é fazer isso colocando as impressões entre duas placas de aglomerado lisas, mantidas juntas com grampos de parafuso. O Adox-warmton precisa de bastante pressão para ficar plano novamente, muito mais do que outros tipos de papel.
O Baryt dá um trabalho danado, mas o resultado final fica melhor.
Atenciosamente,
Heinrich
Tammo
"Minhas tiras de teste não colam a <=40 °C"
Quando você encomendou o papel? Comigo também era sempre assim :( Durante anos, eu deixava secar ao ar livre, mas acabei comprando uma prensa só para que fosse mais rápido e eu não precisasse viver no caos por uma semana. Sinceramente, não consigo imaginar que isso seja o que o inventor tinha em mente. É simplesmente por causa de falhas de qualidade do papel ;)
MirkoBoeddecker
Se o papel baritado grudar no pano de uma prensa quente, não se pode falar em “defeitos de qualidade”. Para isso, seria necessário, antes de tudo, definir uma norma de qualidade que levasse em conta todos os parâmetros.
E como a fotoquímica, infelizmente, é mais vudu do que ciência, duvido muito que alguém crie alguma norma que garanta quaisquer propriedades a um papel após o processamento com produtos químicos de terceiros :-)
Mas isso é só um comentário à parte.
Todo o PW14 que está sendo entregue há dois meses (com exceção do 18x24 — nesse formato ainda temos estoques antigos) provém da nova produção da Forte e, como compramos estoque para seis meses, tudo é da mesma linha.
Como já mencionado várias vezes, o antigo suporte de 330-350 g infelizmente é coisa do passado — a máquina de revestimento já foi desativada e o antigo processo de branqueamento foi descontinuado.
Em termos de tons, o novo suporte — ligeiramente mais fino — é melhor do que o antigo.
O fato de ele absorver menos água e oferecer menos proteção térmica entre uma placa de secagem a 80 graus e o pano se explica por sua espessura menor.
Por isso, podem ocorrer diferenças no comportamento de secagem.
Ajustamos nossa prensa aqui para 80 graus. Devo admitir, porém, que nosso laboratório sempre deixa secar ao ar livre durante a noite e, na manhã seguinte, passa rapidamente a prensa para alisar. Sempre fizemos isso por motivos de fluxo de trabalho e racionalidade.
Se o tempo no fim de semana não estiver tão bom quanto agora, farei alguns “testes de secagem” no laboratório.
Atenciosamente,
Mirko
PS: ADOX não é sinônimo de Forte. Isso não está correto. Eu disse certa vez que produzimos coisas diferentes em locais diferentes, cada vez mais de acordo com nossas próprias especificações, e, portanto, ADOX não é NECESSARIAMENTE igual a Forte. No caso do Polywarmton, porém, não é assim. Esse é o nosso produto Forte mais antigo e permanece como está.
Gast
Olá,
Acho que aqui se refere ao “Classic Arts Warmton FB” e não ao “Polygrade Warmton FB”, já que há uma menção à Classic Arts; afinal, isso era da Efke Emaks e não da Forte Polywarmtone, ou estou enganado?
Mas já faz tempo que não consigo mais me orientar com os nomes dos papéis de vocês, também não acho que seja muito bom para as vendas ficar inventando nomes novos o tempo todo; isso talvez funcione nos EUA, mas com certeza não combina com o comportamento do consumidor alemão.
Roland
PS: Se um papel brilhante gruda no pano a 30 °C — então isso não é um defeito de qualidade — certo — isso é uma piada de mau gosto.
MirkoBoeddecker
Trata-se quase certamente do Polygrade Warmton, uma vez que foi feita uma comparação com lotes posteriores e porque o Classic Arts Warmton FB com gradação fixa não estava disponível anteriormente nessa forma.
Tivemos que abandonar a marca Classic, pois o Instituto de Patentes nos negou o registro em última instância, após anos.
Além disso, o novo PW é realmente um papel diferente devido ao suporte diferente. Agora, pode-se certamente discutir qual é a melhor opção.
Revender outro papel sem identificação nas mesmas embalagens e com o mesmo nome, e o cliente fica surpreso porque o suporte é mais fino e os brancos são diferentes, ou usar um novo nome com uma nova descrição.
Aliás, não se trata de uma mudança constante de nome, mas de uma mudança única do Classic para ADOX como marca-mãe.
Quanto à superfície do papel, isso também pode estar relacionado ao fato de que o papel recém-entregue está excepcionalmente fresco.
A Forte demorou muito tempo para poder voltar a fornecer e, assim que ficou pronto, nós o entregamos imediatamente.
Isso significa que vocês têm agora o PW14 em mãos, que tem apenas algumas semanas de idade.
Papel e filmes teriam sofrido um ligeiro desgaste devido ao tempo de armazenamento. Normalmente, vocês recebiam papel com, em média, 6 meses de idade, pois a Forte mantinha bobinas-mestre em estoque e as cortava para nós sob encomenda.
Além do suporte mais fino, isso seria outra coisa que me vem à mente.
Hüter também seria minha sugestão.
Atenciosamente,
Mirko
Tammo
Entendo que o papel grude no pano quando a temperatura está muito alta, mas não quando o material está frio — e me refiro à temperatura ambiente; o papel gruda como cola Pattex quando está molhado. Acho que, nesse caso, dá para falar de falhas de qualidade; pelo menos não vejo nenhuma vantagem positiva nisso. Infelizmente, não há alternativas reais, se levarmos em conta o preço.
Tammo
Só uma pergunta sobre o Hüter: dá para fazer isso sozinho? Ou, melhor dizendo, de que é feito? É que não encontrei nada no catálogo e não tenho vontade de comprar da concorrência.
A questão da frescura dos papéis faz todo o sentido.
heinrich
Olá a todos,
>>"Eu sei que o papel gruda no pano quando a temperatura está muito alta, mas não quando está frio, e com isso quero dizer temperatura ambiente; o papel gruda como cola Pattex quando está molhado."
Será que houve algum equívoco aqui? Papéis baritados semi-úmidos ou que ainda não secaram completamente sempre grudam no pano da prensa de secagem; isso é normal, acontece com todos os papéis baritados que eu já prensei (Kodak, Agfa, Ilford, Forte, Classic e ADOX). Deixo os papéis baritados na prensa de secagem até que se soltem do tecido de fixação; dá para ouvir quando isso acontece, há um leve estalo. Ao abrir a prensa, o papel fica plano sobre ela, podendo ainda estar grudado em algum canto.
Nas minhas tiras de teste, o papel se comporta exatamente assim; estou falando aqui do Adox Polywarmtone PW14. Com a configuração antiga de pouco mais de 50 °C (prensa de padeiro antiga, regulador de temperatura certamente não calibrado, mede valores aleatórios), estava quente demais; o papel ainda não se soltava após 10 minutos, embora estivesse seco. Agora, com a configuração de 40 °C, a tira de teste está seca após ~10 minutos e não gruda mais no pano.
>Uma pergunta sobre o revelador: dá para prepará-lo sozinho? Ou seja, de que ele é composto? Pois não encontrei nada no catálogo e não tenho vontade de comprar da concorrência.
Antigamente, usava-se alúmen de potássio como aditivo fixador, veja Ansel Adams “O Positivo”. O que se usa hoje, não faço ideia.
Atenciosamente,
Heinrich
[SIZE=1][SIZE=1]