ThomasL
Para economizar um pouco na compra de filmes, comprei há algum tempo no eBay um carregador de filme do tipo Telesar. Infelizmente, ele risca a emulsão de forma bastante evidente. E de tal forma que já dá para perceber até mesmo em uma impressão 10x15.
Por isso, gostaria de perguntar a todos que também enrolam seus próprios rolos de filme:
Os carregadores de filme de vocês também riscam a emulsão?
E alguém sabe uma solução? (Claro, também estou disposto a testar os diferentes tipos de carregadores até encontrar um que não danifique a emulsão.)
Gast
E aí, Thomas
Nunca tive problemas com emulsão riscada! Talvez limpar o alimentador ajude! Eu passaria um papel-toalha de cozinha e veria o que sai de lá!
Se o plástico estiver áspero, na minha opinião, a única solução é jogar fora! :(
Mas com o nosso fornecedor dá para encomendar um novo! Se houver arranhões, o Mirko teria que aceitar a devolução! :D
Mas dá uma olhada também se não tem poeira no guia de filme da câmera. Isso também deixa arranhões feios em todo o filme!
:P
Saudações do sul
Gast
Olá,
Por favor, verifique se a vedação contra a luz entre o compartimento do rolo de filme e o compartimento do cartucho está fechando corretamente ou se está solta, o que poderia riscar o filme.
Atenciosamente,
Rainer Teubner
MirkoBoeddecker
Que tipo de filme era?
Existem filmes mais sensíveis (principalmente o Copex :(, e depois o Efke) e outros mais resistentes (Ilford, Kodak).
Os mais resistentes são os filmes coloridos. Geralmente, nada os danifica.
O seu aparelho já tem roletes de desvio?
Tem certeza de que não são os cartuchos?
Atenciosamente,
Mirko
ThomasL
Bem, antes de mais nada, obrigado pelas respostas rápidas.
Não é nem a câmera nem o revelamento. É que eu ainda uso bastante filme pronto (inclusive da Efke!).
Ontem à noite, tentei limpar o guia do filme (na medida do possível). Depois, passei uns 30 cm de filme, que também ficaram riscados.
Não há nenhuma vedação contra a luz móvel entre o compartimento dos rolos de filme e o compartimento dos cartuchos neste aparelho.
Comprei cartuchos de filme novos. Portanto, também não deve ser isso.
O filme usado é o Polypan F (ok, eu sei que ele é considerado super sensível).
O aparelho tem um rolo de desvio e algumas bordas de plástico por onde o filme precisa passar. Infelizmente, porém, o aparelho não é realmente desmontável e não consigo chegar nas bordas para verificar ou limpar.
Alguém tem alguma ideia? Caso contrário, vou jogar essa coisa no lixo e comprar uma nova. Mas, dessa vez, vou comprar em um lugar onde eu possa devolver se ela riscar os filmes.
Talvez alguém aqui tenha uma dica de quais aparelhos não riscam nem mesmo emulsões sensíveis.