wp-foto
Ainda sou bastante novato na fotografia analógica.
Comprei uma ZenzaBronica ETRSi e já realizei a exposição e revelei os três primeiros rolos em preto e branco.
Agora recebi os primeiros negativos coloridos, de um laboratório daqui.
Queria digitalizá-las com o VueScan e uma Epson V550.
Infelizmente, cada imagem fica diferente assim que se coloca um novo quadro para digitalização.
O balanço de branco fica diferente a cada vez. Embora a foto tenha sido tirada da mesma série com as mesmas configurações.
?
No Epson Scan, posso simplesmente salvar minhas configurações.
E pronto, elas se aplicam também à próxima foto ou ao próximo rolo de filme.
?
Será que não consigo encontrar as configurações para salvar a exposição e o balanço de branco no VueScan?
Joguei algumas imagens de exemplo aqui embaixo.
?
?
grommi
Aqui está o meu método, comprovado por anos de prática, para digitalizações rápidas e extremamente simples com o Vuescan, que não exigem um excesso de ajustes em RAW e — se for o caso — apenas um mínimo de pós-processamento.
€
1. Desative todas as configurações automáticas, na medida do possível. Negativos limpos também não precisam de remoção de poeira e arranhões por infravermelho; isso pode ser feito mais tarde, com apenas alguns cliques, nos meus negativos muito limpos e revelados por mim mesmo (preto e branco e coloridos), caso seja necessário. Isso economiza muito tempo na digitalização. Na aba Filtro, desmarque tudo! Consigo esses negativos limpos esfregando-os com papel-toalha dobrado em forma de V após a última lavagem com água da torneira e uma gota de detergente. Já ouço os gritos da comunidade de laborantistas, mas desde que faço isso, tenho os negativos mais limpos e sem arranhões que já tive. Talvez com exceção dos filmes Efke (que o todo-poderoso deus dos laboratórios tenha misericórdia de suas almas), com suas emulsões laváveis, pelas quais não derramo nenhuma lágrima. Hoje, o Mirko faz isso muuuito melhor com seu CHS 100 II. E depois de meia hora pendurados na casa de banho, os negativos estão secos e prontos para o processamento posterior. Quase nenhum laboratório de encomenda fornece negativos tão limpos, talvez com exceção dos mais caros. Conheço fotógrafos profissionais que processam os seus filmes assim há décadas e também não têm qualquer problema com a estabilidade a longo prazo. Só posso recomendar vivamente o processamento caseiro.
€
€
2. Não uso perfis de filme nem suportes e sempre digitalizo apenas de forma “genérica”. Equilíbrio de branco: quase sempre “Valores extremos automáticos”. Apenas em filmes muito cruzados ou com validade há muito vencida é que, às vezes, uso o modo manual. O Vuescan calcula a máscara laranja de forma muito confiável e, graças aos “Valores extremos”, todas as informações são capturadas na digitalização. Com isso, o maior parte do trabalho já está feito. Dica: no menu “Imagem”, selecione os diferentes gráficos; é muito útil e instrutivo.
€
3. Se necessário, defino os pontos de preto e branco já aqui no programa de digitalização, bem como um primeiro ajuste da curva de gradação (que leva algum tempo para se acostumar). Salvo como jpg com nível de qualidade de 100%. Para as correções mínimas restantes no programa de edição, não preciso mais do material RAW.
€
4. Agora vamos ao que interessa: se eu precisar de digitalizações absolutamente uniformes de fotos tiradas em condições absolutamente idênticas, faço assim: definir a pré-visualização e a área de seleção. Em “Fonte”, marcar a opção “Manter exposição”. Nova pré-visualização, não altere a moldura. Marque as opções “Manter cor de fundo do filme” e “Manter equilíbrio de cores”. Pronto. Agora, o Vuescan digitaliza cada negativo sempre com as mesmas configurações e resultados. Você também pode salvar essas configurações em “Arquivo -> Salvar configurações”. No entanto, assim que algo mudar no material negativo, poderá haver resultados semelhantes, mas certamente abaixo do ideal. Este procedimento só é útil para negativos absolutamente idênticos. Assim que o sol brilhar um pouco mais ou menos, ou a modelo trocar de roupa, tudo pode ficar completamente diferente. Nesse caso, é preciso voltar ao trabalho manual. Não é possível criar perfis de filme dessa forma; na minha opinião, eles são, de qualquer maneira, totalmente inúteis. Com scanners profissionais e o software adequado, isso pode ser diferente. Mas aí estamos falando de hardware que já custou quantias bem na casa dos cinco dígitos.
€
Boa luz – Reinhold
€
€
PS @ wp-photo: você tira fotos de pessoas muuuito bonitas. As pequenas diferenças provavelmente poderiam ser facilmente corrigidas na edição de imagem posterior.
TR
Olá, concordo com o Reinhold nesses pontos. Por experiência própria, também sei que mesmo negativos tirados nas mesmas condições apresentam diferenças (ao contrário dos diapositivos). Atualmente, minha rotina consiste em colocá-los lado a lado em um monitor grande e fazer uma filtragem no Photoshop no “modo LAB”.
Eu digitalizo os negativos “em bruto”, ou seja, sem nenhuma correção de cor no programa de digitalização e muito menos funções automáticas. Bons trabalhos fotográficos exigem sempre um certo esforço, ainda mais as séries — seja no laboratório ou no computador. Se você for o feliz proprietário do Photoshop, terá sempre a possibilidade de alterar novamente os ajustes de cor de cada arquivo de imagem (“camadas de ajuste”). Isso não é possível com o “Vuescan” ou programas semelhantes.
Franco
Olá,
Vou tentar seguir este tutorial do Vuescan, que, na minha opinião, está muito bem feito.
http://www.photoinfos.com/Fotosoftware/Vuescan/vuescan-schwarzweissfilme.htm
O método descrito acima, que consiste em definir a exposição e o mascaramento de cores, funciona bem, mas agora eu uso o “clique com o botão direito na imagem” para definir o ajuste manual em posições idênticas. É mais rápido.
Atenciosamente, Thorsten