BorisHillmann
Olá a todos,
Tenho agora duas opções de lentes para minha Kaiser Color VCL60: a EL-Nikkor 50 mm, f/4 da Nikon e uma Vivitar 50 mm, f/3,5.
Com o ampliador, pretendo trabalhar principalmente com diapositivos e negativos em preto e branco.
Qual das lentes é melhor?
Tenho uma tendência a preferir a Nikon; pelo menos a óptica da câmera da Nikon é definitivamente melhor do que a da Vivitar (acho que essa já nem é mais fabricada), mas não sei como é no caso das lentes de ampliação.
Então, alguém poderia me confirmar que a Nikon é a melhor escolha aqui ou, pelo contrário, me convencer do contrário?
Atenciosamente,
Boris
MirkoBoeddecker
Boris,
A EL Nikor é uma boa lente.
No entanto, já ouvi alguém dizer que ficou satisfeito com a Vivitar.
O melhor é você fazer algumas provas de impressão e verificar por si mesmo a nitidez nas bordas.
Para isso, fotografe, por exemplo, um jornal pendurado na parede com filme de alta resolução (em paralelo, com abertura 8) e amplie na maior escala possível. Aliás, basta tirar uma pequena foto de um recorte dos cantos e revelá-la.
Se você pudesse postar aqui as conclusões que tirou, seria ótimo.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Boris,
Infelizmente, tenho que contar uma experiência diferente. Eu já tive a 50/4.0 El Nikkor e ela era um verdadeiro desastre! Simplesmente não dava para conseguir uma nitidez adequada. :( Dizem que a 50/2.8 (com 6 lentes) é melhor do que a 4.0 (com 4 lentes). Segundo os relatos, a 2.8 é quase tão boa quanto as Schneider Componone e Rodenstock Rodagone 2.8. De qualquer forma, minha recomendação é não usar a El Nikkor 4.0. Substituí a El Nikkor 4.0 há alguns anos por uma Rodagon 50/2.8 e estou muito satisfeito com ela. Naquela época, o preço ficava entre 80 e 120 euros; hoje em dia, deve estar bem abaixo disso.
Atenciosamente,
Joost
Gast
Olá, Boris, conheço muito bem essas duas lentes, pois trabalhei com elas por um bom tempo.
Hoje, a Nikon não fabrica mais lentes do tipo Tessar na classe 50 mm EL — mas a antiga EL-4/50 de quatro elementos (excelentemente fabricada, um exemplo a ser seguido pelos modelos “modernos”) consegue facilmente competir com qualquer concorrente (inclusive com a excelente Anaret do tipo Tessar) em termos de desempenho ótico.
Também a Vivitar VHE 3,5/50 (fabricada pela Rodenstock, pelo que sei) é uma excelente lente de quatro elementos. —
Você terá a maior das dificuldades em detectar uma diferença visível, mesmo além da ampliação linear de 10x. É claro que vale a regra: fechar a abertura (f/8 é o ideal).
Fique com as duas, ambas são ótimas e, infelizmente (dinheiro :( ), não valem mais nada!
Divirta-se com elas e um grande abraço do Sauerland! :D