Gast
Olá,
Tenho uma pergunta bem simples:
Por quanto tempo devo fixar os filmes e também as cópias em papel? Durante o revelamento dá para ver isso relativamente bem ou existe uma tabela de tempos; o banho de parada não é problema, mas há tempos fixos para a fixação? Certamente depende também dos produtos químicos, não é?
Obrigado pelas respostas, bom trabalho
David Saiger
Gast
Oi, David,
A regra básica é sempre: o tempo de fixação é metade do tempo de clarificação.
Eu sei, é ótimo. No papel, a gente não percebe, mas no filme, a gente nem sempre quer dar uma olhada.
Geralmente, nas instruções do fixador está indicado o que ele consegue fazer, com qual diluição e em quanto tempo.
Teste para filme: coloque um pedaço de filme descartado no fixador, observe quanto tempo ele leva para clarificar e duplique esse tempo.
Caso contrário, consulte a embalagem.
Atenciosamente
Martin
cfb_de
Oi, Martin, oi, David,
No caso do filme, o tempo de clarificação duplo (é bem fácil com um pedaço de resíduo: basta pegar a perfuração cortada em forma redonda do fundo e usá-la) é adequado para emulsões clássicas. No entanto, filmes de cristal plano como Delta-alguma-coisa ou TMax-alguma-coisa e também o Fomapan-200 devem permanecer no fixador por um tempo de clarificação três a quatro vezes maior.
Por quê? Esses filmes contêm altas quantidades de iodeto. E esse material precisa ser removido no fixador, mas infelizmente isso leva mais tempo. O teor de iodeto influencia, de maneira geral, o tempo de clarificação; no entanto, por exemplo, o “Tetenal Superfix 1+7” deve ser descartado após quatro TMax, se não for possível fazer uma medição adequada. Medir significa: titular o teor de prata e titular o teor de iodeto. As tiras de teste disponíveis no mercado não servem absolutamente para nada e são uma fraude.
Em seguida, enxaguar bem (para evitar a pergunta, que já se tornou embaraçosa, sobre “TMax rosa”): fechar a lata, colocar água. Agitar 10 vezes, deixar descansar por um minuto. Retirar a água, colocar água nova. Agitar 20 vezes, deixar descansar por um minuto. Retirar a água, colocar água nova. Agitar 20 vezes, deixar repousar por cinco minutos, agitar 20 vezes. Esvazie a água, coloque água nova, repita o último ritmo de inclinação três vezes (sempre com água nova). Depois disso, você terá usado bem pouca água (para mim, basta um balde de 10 litros para dois TMax, incluindo a solução de revelação e a lavagem intermediária), sem cansaço no braço e com TMax com nitidez de dia de primavera garantida.
Atenciosamente,
Franz