Gast
Olá a todos,
Cheguei ao ponto em que quero começar a fazer minhas próprias cópias. Mas, como fotografo principalmente com filmes de diapositivos e pretendo continuar assim (é mais barato, para apresentações), queria adotar o processo de cópia direta de diapositivos usando um ampliador colorido da Kaiser. Ora, uma grande loja de vendas por correspondência de Berlim me informou que não há mais produtos químicos para o revelamento em banho para cópias de diapositivos. E que isso já acontece há anos. Bem, no meu livro, isso provavelmente foi sendo ignorado de edição em edição, já que o kit químico Mono UK 3 da Tetenal ainda está descrito em detalhes. A edição do livro é de 2000...
Alguém conhece uma alternativa? Quero continuar com o revelamento em banho.
Eu ainda tinha pensado em fotografar os diapositivos em negativo colorido usando um copiador de diapositivos e um aparelho de fole e, então, fazer as cópias dessa forma. Deveria funcionar, não é? (Ainda não tenho um aparelho de fole com acessório para copiador de diapositivos...)
Cumprimentos cordiais de Göttingen
Boris Hillmann
Gast
Olá, Boris
Agora sou um grande fã da Duka... mas, sinceramente... já desisti da impressão colorida há muito tempo.
É trabalhoso, caro e, pelo menos na fase inicial, traz uma frustração acima da média.
Impressões coloridas não se fazem da mesma forma que uma impressão em preto e branco...
Minha dica: procure um bom laboratório fotográfico, mande imprimir seus diapositivos lá; o preço mais alto em um bom laboratório
com certeza não é mais caro do que o processamento caseiro.
Bem, e depois tem toda essa questão do digital... na verdade, não é muito a minha praia, mas com certeza
é a melhor decisão, pelo menos na área de cores; no preto e branco, é claro, nada supera a boa e velha Duka!
Atenciosamente,
Maik
MirkoBoeddecker
Maik, Boris,
Bem, as cópias Ilfochrome a partir de um filme diapositivo de alta qualidade são o ápice da evolução da imagem.
O máximo do analógico, por assim dizer.
Melhor do que qualquer processo digital — o ponto alto da imagem neste planeta em termos de qualidade.
No entanto: é caríssimo. Realmente caríssimo. O ápice do caro, por assim dizer...
O processo não é feito na bandeja (teoricamente sim, mas não faz sentido por causa do custo), e sim em um tambor que é rolado sobre a mesa, mas é extremamente tolerante à temperatura para um processo colorido.
Nas últimas semanas, as entregas estavam atrasadas, mas agora que a nova Ilford foi lançada, esperamos poder fazer novos pedidos em breve.
Em outras palavras: o que você procura existe e é fácil de usar, mas é relativamente muito caro.
Atenciosamente,
Mirko
PS: você se lembra quem da nossa empresa lhe deu a informação acima? Trata-se de uma área de aplicação bastante específica — é bem possível que nem todos os funcionários estejam familiarizados com o assunto —, por isso gostaria de “esclarecer” a pessoa que pensava que o Ilfochrome só funcionava na máquina.
Renate
Tenho que discordar do Maik. O processo de revelação negativo não é tão complicado assim. Desde que o RA4 está disponível, é tão simples quanto o preto e branco. Não posso confirmar que o trabalho seja particularmente frustrante. Depois de algumas tiras de teste, a correção de cor fica perfeita. No preto e branco, demoro mais ou menos o mesmo tempo até encontrar o contraste certo. E nem faço preto e branco por acaso. Uma foto bem trabalhada sempre leva muito tempo, seja em preto e branco ou em cores. Os resultados são, em qualquer caso, melhores do que os que se obtém em um laboratório comum. Mas também são mais caros. Para as fotos de uma festa de aniversário, não me dou a esse trabalho.
Atenciosamente, Renate
Gast
Olá,
Mirko: Desculpa, não me lembro mais do nome. Só percebi depois que este fórum também é da FOTOIMPEX; senão, não teria descrito de forma tão genérica... De qualquer forma, era um homem...
Liguei para a Tetenal e eles já me deram a informação sobre a Ilford. Mas achei que a Ilford estivesse falida e, por isso, não fosse uma alternativa (a longo prazo)...? E o que significa “caríssimo”? Revelação em bandeja está fora de questão? A Tetenal disse que também deveria funcionar na bandeja...
Que tipo de papel é necessário para esse processo?
Maik: Você está certo, em princípio. Mas é justamente o trabalho em si, combinado com o resultado (espero) bem-sucedido, que traz a diversão. Afinal, é para ser um hobby. Além disso, não quero imprimir todos os diapositivos, mas apenas os selecionados.
Um bom laboratório também comete erros ou não consegue atender aos meus pedidos específicos da maneira que seria necessária no caso dos diapositivos.
O digital ainda não me convence, ou melhor, o que me convence ainda é muito caro. Trabalho muito com macrofotografia e sou um verdadeiro “fetichista” de slides, por assim dizer. Não é à toa que a Nikon lançou uma nova câmera analógica (F 6).
Renate: Concordo com você sobre a festa de aniversário, só que, neste caso específico, estou falando de slides, não de negativos coloridos.
Gast
Oi, Boris,
Dá uma olhada na Fotoneckermann (Fotobrenner) na seção Ilfochrome.
Aí você vai ver o que o Mirko quer dizer com “caríssimo”.
Ele também não vai conseguir conseguir por um preço muito mais barato.
O recipiente serve, mas custa uma fortuna e torna o processo inseguro. Afinal, você não consegue verificar se está tudo submerso.
Atenciosamente
Martin
MirkoBoeddecker
O preço antigo de 2004 para o kit XP30 de 2 litros (DEV + BX + FX, 2 litros cada) era de 29,15 € mais impostos.
50 folhas de 24x30 custavam 65 €.
10 folhas 30x40 custavam 21 € (todos os valores sem IVA).
Mas a Ilford anunciou que aumentará os preços em pelo menos 11%.
No momento, ninguém sabe quais são os preços reais :-(
Ainda estamos aguardando uma nova tabela de preços.
Isso serve apenas como orientação.
Mirko
MirkoBoeddecker
A propósito, há um bilhete pendurado na loja: Processador de cores Jobo para doação.
Vi isso há pouco enquanto tomava café na porta da loja, aproveitando os 20 graus e o sol.
Ele seria perfeito para algo assim.
É um equipamento simples — não foi feito para revelação de filmes, mas é ótimo para CIBACHROME (desculpe, claro que quero dizer Ilfochrome ;-)
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
O processador é aquela peça que faz o tambor girar para frente e para trás dentro de uma câmara de água ou ar?
Então, se o revelamento em tambor é mais simples, já que é insensível à luz (por ser fechado), eu ficaria muito grato se você pudesse me passar o contato do processador Jobo. Meu e-mail: borishillmann@web.de
Esse papel também não existe no tamanho 18 x 24?
No catálogo de vocês, não encontrei nada parecido (produtos químicos e papel)....
Falta só um tambor...
MirkoBoeddecker
O cara quer que a gente vá buscar o equipamento na casa dele, em Berlim.
Em troca, é de graça. Dá pra fazer isso?
Com banho-maria — mas isso não é realmente necessário na Ciba —
O menor formato de papel é 8x10 polegadas (20x25 cm).
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Mirko,
Eu moro em Göttingen e, na verdade, não queria ir até Berlim só por causa disso. Mas conheço algumas pessoas em Berlim que poderiam resolver isso para mim. Então, se você pudesse me passar o número de telefone do “Schenker”...?
Qual é a maneira mais rápida de saber quando vocês terão os Ilfochrome?
Atenciosamente,
Boris
MirkoBoeddecker
Te mando o número de telefone por e-mail.
Ilfochrome: vou fazer outro pedido ainda hoje e vou tentar lembrar de postar quando chegar.
Atenciosamente,
Mirko