Gast
Olá
Alguém sabe a que temperatura se pode revelar um filme?
Eu revelo a 20 °C
Abaixo de 18 graus, o filme fica com rugas. O que ele aguenta acima de 20 graus?
Atenciosamente, Frank
Gast
Oi, Frank,
menos de 18 grãos de rugas? A dois graus????? Que tipo de expressão facial é essa? Nesse caso, eu também não aumentaria a temperatura em mais de 2 graus, pelo menos nas primeiras lavagens.
Até agora, joguei Effke, Forte/Classic, T-Max, TriX e PlusX, além da Agfa APX 100 e tudo o que não me lembro mais, na pia (no inverno, mais para 14 graus) e nunca tive problemas. Já tinha pensado se precisaria de água gelada, caso quisesse um efeito granulado.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá
Tive esse problema no laboratório fotográfico com o Orwo 125, ou seja, o FP4.
As cópias 18x24 ficaram tão ruins que, como não consigo manter a temperatura abaixo de 20 graus, sempre faço a temperagem na bacia e depois enxáguo o carretel na mesma bacia. Troco a água 3 ou 4 vezes e agito com força para cima e para baixo, até espirrar. Esse método é muito trabalhoso e molha demais para mim.
Por isso. Afinal, também existem processos em preto e branco que funcionam acima de 20 graus.
Alguém sabe mais alguma coisa além de comentários idiotas?
Atenciosamente, Frank
Gast
Oi, Frank,
não foi para ser um comentário bobo. No começo, eu também me dava ao trabalho de aquecer a água de lavagem, porque ficava com medo por causa das histórias horríveis sobre o Runzelkorn. Depois que, certa vez, esqueci tudo isso por estar com pressa, veja o que aconteceu.
Se for FP 4, isso também me surpreende, mas falando sério:
O problema não é a temperatura absoluta, e sim a variação.
A Moersch, por exemplo, indica tempos de revelação para o FP 4 até 26 graus com seu revelador Tanol. Portanto, o filme aguenta essa temperatura. Você consegue regular a temperatura da água de lavagem com mais precisão, acima de 20 graus?
Outra alternativa é revelar na lata, seguindo o método Ilford (inverter 5 vezes, trocar, inverter 10 vezes, trocar, etc.) e usar água com temperatura exata apenas nas duas primeiras enchidas, ou reabastecer com um balde de 2 litros de água temperada da torneira, para que a temperatura suba lentamente até a temperatura da água da torneira. No entanto, também não há garantia.
Atenciosamente
Martin
Renate
Eu sempre pego um balde, encho com água e deixo repousar por um dia na banheira, que também serve como minha lâmpada de escurecimento. Assim, a água fica a cerca de 20 graus, e é com ela que eu revelo e lavo o filme. Minha água fria, que sai diretamente da torneira, costuma ficar entre 12 e 14 graus no inverno.
O revelador LP Cube XS deve ser usado a 24 graus. Ainda não o testei, pois não tenho um equipamento confiável para controlar a temperatura.
Gast
Olá,
como já mencionei em outras postagens, revelo todos os meus filmes em preto e branco a 24 graus durante a rotação.
Ou seja, desde a semana anterior, passando pelo revelador, banho de parada, fixador, enxágue intermediário, Lavaquick e mais 1 minuto de água. Até esse momento, tudo ocorre com rotação a 24 graus. Em seguida, a lata, desconectada do processador, é enchida 10 vezes com água da torneira na bacia (que tem cerca de 16 a 17 graus no inverno e cerca de 19 a 21 graus no verão), permanecendo parada por cerca de 15 segundos antes de ser esvaziada e reabastecida. Em seguida, passe o filme pelo agente umectante (cerca de 1 minuto; o agente umectante, por ter sido aquecido também no processador, está a 24 graus). Pronto, agora para a câmara de secagem com entrada de ar frio. Meu fluxo de processo funciona perfeitamente, sem problemas; sem grãos de rugas, sem descolamentos, manchas ou outros problemas.
Por fim, uma observação sobre os reveladores e filmes utilizados na prática neste processo a 24 graus ao longo dos anos.
Reveladores: RODINAL; Calbe R09; Kodak X-Tol, LP Supergrain, LP Cube SX; Champion Promicrol
Filmes KB/filmes em rolo/filmes planos (emulsões antigas/versões que, em parte, foram descontinuadas):
Agfa APX 100; APX 400; Delta 100; Delta 400; T-Max 100; Foma 100 e 400, FP4; HP5
Filmes apenas em rolo e/ou planos (emulsões atuais):
APX 100; Fuji Acros 100; Fuji Neopan 400 prof; MACO PO100C, Maco Cube 400; Rollei R3; Efke 25; 50 e 100; Forte/Classic Pan 200 e 400
Como já disse, tudo funciona perfeitamente, sem problemas. A propósito, já revelei o filme em rolo Classic Pan 400 a 26 graus, pois queria ficar abaixo de uma hora de revelação (tinha preparado uma diluição extrema do R09).
Portanto, temperaturas até 24 graus não são problema algum, mesmo com os “filmes antigos” (Efke, Forte)!
Até mais e boa sorte.
Lothar van de Renne
Urnes
Olá, Frank,
como o Lothar já disse, você também pode revelar em preto e branco com temperaturas mais altas; não há problema, desde que reduza o tempo de revelação de acordo.
No entanto, o caso do grão enrugado com um Fp4 e uma variação de temperatura de 2° é um mistério para mim. Normalmente, de acordo com os dados comuns, os filmes toleram uma variação de ±5°. Eu geralmente sigo essa orientação. Eu enxáguo seguindo o método Ilford e, antes de enxaguar, sempre preparo dois jarros de água “morno”, ou seja, nem chego a medir explicitamente, porque uso sempre a mesma proporção de água quente e fria. Eu também fico sempre com um pouco de culpa por causa disso, justamente por causa do grão enrugado. Mas a única vez que fiz um filme enrugar foi quando o coloquei de um revelador a 22°C em água fria a 14°C.
Hum, mais uma pergunta, Frank, tem certeza de que é Runzelkorn? Acabei de reler lá embaixo que você ainda fez cópias dos negativos. Então, na verdade, com o Runzelkorn, seus negativos deveriam estar em um estado tal que você nem pensaria em copiá-los...
Atenciosamente, Sven.