Gast
Olá,
Na verdade, não quero insistir no assunto, mas há rumores :unsure: de que coisas bem ruins estão rolando no mercado: em breve, pode haver problemas de abastecimento com filmes em rolo de 120 de qualquer tipo.
Será que o tio Schröer :blink: só quer estimular as compras compulsivas da sua R3???
Será que o problema está nas poucas fábricas de rolos de filme que estão passando por turbulências :unsure: no momento???
Há problemas com algum fornecedor :huh: de papel de suporte, de suporte, de rolos???
Alguém sabe mais detalhes imprecisos :( ???
Obrigado por qualquer informação útil e, mesmo assim, boa luz!
Ralph
Gast
Ralph,
já tinha mencionado isso em algum lugar.
O problema, no momento, é o encerramento da produção do último fabricante independente de papel de proteção.
Por enquanto, fizemos um estoque para nossa linha ADOX e estamos procurando alternativas.
É claro que, se não se quiser se aprofundar muito na produção ou se tiver brigado com quase todo mundo (como alguns concorrentes), o problema parece, à primeira vista, insolúvel.
De qualquer forma, estamos tentando dar um jeito e com certeza encontraremos uma solução.
Na pior das hipóteses, vai ficar um pouco mais complicado reconhecer os números na janela vermelha.
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Esqueci de fazer login...
RomanJRohleder
Mirko,
que tal a gente começar a guardar os papéis de suporte, em vez de jogá-los no lixo depois do revelamento? ;-)
Já que estamos falando nisso — qual é o sentido, qual é a finalidade do furo no papel de retorno dos filmes em rolo Foma, localizado cerca de 1 a 2 cm atrás do final do filme, com aproximadamente 0,5 cm de diâmetro?
Ele pode ser encontrado tanto no Fomapan dos anos 1960 ou 1970 quanto no Fomapan 100/120 atual e já me causou bastante dor de cabeça.
Gast
Quer dizer que vocês ficam meses mexendo nessas caixas de plástico,
mas falta papel preto para o rolo?
Acho que a comparação com os tempos da RDA (vista de longe)
é bastante pertinente...
Atenciosamente, Stephan
MirkoBoeddecker
Por favor, não generalize sempre tudo.
1) ADOX não é Foma
2) Acima está escrito que temos estoque suficiente de papel protetor para nossos filmes
3) A longo prazo, precisamos procurar alternativas
4) Afinal, não é nossa culpa que a produção tenha sido interrompida!! Fiquem felizes por estarmos nos preocupando com isso e não, como alguns outros, dar de ombros e soltar a frase de sempre: “com isso, o assunto está encerrado”.
@ Roman, eu mesmo uso filmes em rolo de Foma; desde 1990, já devem ter sido cerca de 4.000 unidades, e nunca houve uma exposição causada por um furo no papel protetor. O que exatamente te incomoda nisso? Vou dar uma olhada e perguntar por aí.
Colecionar papel protetor velho não é uma ideia tão ruim assim. Pelo que parece no momento, o custo do papel protetor logo será maior do que o do material fotográfico, ou podemos mandar fabricar na China, mas aí tudo fica relativamente barato e translúcido.
Dá para reutilizar o papel protetor cerca de 10 vezes, se for cuidadoso.
Talvez valha a pena enviar e, em troca, receber um desconto nos novos rolos.
Mas, devido aos custos de transporte, teríamos que enviar sempre algo entre 100 e 1.000 rolos de filmes em rolo de uma vez.
Mas, como já disse, tudo isso ainda é música do futuro.
Na verdade, eu só queria dar uma resposta sensata à pergunta sobre quais são as questões de fundo relacionadas à confecção de filmes em rolo atualmente...
Mirko
Gast
Oi, Mirko,
Como eu rebobino dentro do saco, o papel geralmente fica um pouco amassado, mas, falando sério, se você puder usar os carretéis, me avisa.
Atenciosamente
Martin
MirkoBoeddecker
Não há problema em fabricar carretéis.
O problema é o papel protetor.
Mas, como já disse, no momento não temos nenhum problema.
Eu só tentei explicar por que outras pessoas podem afirmar que a situação dos filmes em rolo parece tão ruim atualmente.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
O que há de tão difícil em produzir papel impresso que seja totalmente preto de um lado?
StefanHeymann
Desculpa, acabei de esquecer de me cadastrar...
Atenciosamente, Stefan
MirkoBoeddecker
Infelizmente, são muitas coisas.
Não pode ocorrer nenhuma reação química com o filme; precisa ser opaco até certo ponto (janela vermelha); precisa ser impresso em comprimentos superiores a 150 cm (o diâmetro do cilindro de impressão é o fator limitante aqui); deve ser cortado com precisão (tente explicar para a sua gráfica local o que é precisão de corte de um centésimo de milímetro); etc....
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
algumas observações:
1) A Wephota tem um papel protetor vermelho com o verso preto, no qual os papéis fotográficos são embalados; isso também poderia servir para filmes.
2) Por que o papel precisa ser cortado com precisão de 1/100 mm?
Duvido, de modo geral, que os primeiros filmes em rolo 120 de 1901 tivessem um papel cortado com tanta precisão.
3) Na minha opinião, a Svema, por exemplo, usa um papel de revestimento um pouco diferente, mais grosso; se não estiver muito enganado, deveria ser possível conseguir esse papel protetor.
Roland
Gast
Olá, Mircopex
Sobre os carretéis.
Já juntei algumas.
Não dá para simplesmente entregá-los e ganhar um filme de graça por cada 100 unidades? ;-)
RomanJRohleder
Mirko,
"@ Roman, eu mesmo uso filmes em rolo de Foma desde 1990; devem ser cerca de 4.000 rolos, e nunca houve uma exposição causada por um buraco no papel protetor."
Não me preocupo com uma exposição — no máximo, em câmeras dobráveis mais antigas com janelas vermelhas desbotadas.
Mas você sabe de qual furo estou falando, certo?
“O que exatamente te incomoda nisso? Vou dar uma olhada e perguntar por aí.”
Três pontos:
- O furo impede com sucesso o uso de filmes Foma com a caixa de luz natural que eu gostaria de usar de vez em quando — a Rondinax 60. Aqui, o filme é colocado em uma câmara, a tampa é fechada, o papel protetor é puxado para fora por uma borda e, assim, o filme é enrolado em um carretel. Em seguida, a câmara de filme é fechada, a tampa é aberta, o filme é preso a uma fita de tração... etc.
Aqui está um tutorial:
http://grosskabinett.de/photo/Labor/entw/Rondinax60/
Agora, o papel de proteção da Foma tem o orifício e uma leve dobra na direção transversal — o suficiente para, ao puxá-lo, dobrar a borda e rasgar o filme à luz do dia... o que não faz bem nenhuma à imagem latente. *gnarr.
No contexto do renascimento da Rondinax em toda a Alemanha, isso é certamente uma mancha na reputação da Foma. ;-) Mas também é um jeito de aumentar as vendas.
- No filme antigo mencionado, o corante do papel de fundo reagiu com a emulsão e gerou um véu de fundo considerável. Só que no local do furo... há um furo menos obscurecido — de forma contínua ao longo de várias voltas.
- E, em terceiro lugar, a verdadeira e real razão — todos os fabricantes que conheço, do Extremo Oriente ao Próximo Ocidente, dispensam os furos, e me incomoda simplesmente não saber por que a Foma faz isso de forma consistente há 30 a 50 anos. :-)
Bem, os tchecos já demonstraram peculiaridades com frequência... como, por exemplo, caixas de papel fotográfico não opacas (aquelas velhas brancas com padrão de nuvens).
“Colecionar papel protetor velho não é uma ideia tão ruim assim.”
Ei! Isso não vale, foi uma piada!
“Pelo jeito que as coisas estão agora, o custo do papel protetor logo vai ficar mais caro do que o do material fotográfico, ou a gente manda fabricar na China, mas aí tudo fica relativamente barato e translúcido.”
Também “sem” cola nas abas adesivas, como no J&C-Pro100?
(Esses são idênticos ao seu Classic Eco 100?)
Se for urgente — talvez seja melhor ligar para Munique — se a filial da Agfa Photo de lá fornecer cartuchos e latas de revelação para a Dürener, talvez eles também cedam alguns metros de papel de proteção e eles dominam o ofício.
Vou vender meus carretéis no eBay daqui para frente, parece ser um mercado promissor.
Gast
Na minha próxima Forma, vou ter que procurar esse orifício; como costumo jogar fora as capas de papel logo de cara, ainda não tinha percebido isso.
A propósito, os filmes em rolo da Fuji também têm um orifício na capa de papel — mas na ponta, para encaixar no “T” dos carretéis da Fuji; um sistema genial!
CPD
Olá, Mirko,
Não haveria aqui a possibilidade de aproveitar a oportunidade e produzir um rolo de filme 220? Esse filme tem enormes vantagens, por exemplo, no que diz respeito à planicidade, como mostra um estudo da Zeiss.
Só se precisa de papel para a fita de início e final; em viagens, já que costumo andar de mochila, qualquer economia de volume e peso é uma vantagem. Além disso, dá para fotografar à vontade.
Câmeras fabricadas antes de uma determinada data não podem ser usadas por não terem a opção de mudança de formato; a situação também é triste para os proprietários de Hasselblad sem cartucho de 220.
O pessoal da Gigabit quer criar um filme em rolo de “320”, você não poderia se juntar a eles?
É só uma ideia!
Atenciosamente, CP
Gast
Fabricar carretéis não é problema.
O problema é [...]
Atenciosamente,
Mirko
A gigante amarela recicla!!!
É engraçado, acabei de receber um carretel Kodak 320TXP 120 para revelar: no carretel está escrito bem grande e em destaque “Fujifilm Easy Loading” :(
Preferia nem abrir e revelar...
Atenciosamente,
Ole
Gast
Respire fundo mais uma vez e pense nisso!
Então:
Em que se enrola um filme em rolo? No carretel vazio do último filme que estava na câmera — e se antes tiver havido um Fuji lá dentro...?
Os carretéis Fuji, aliás, são particularmente finos (por causa do pequeno “T” na ranhura, já que a aba se mantém melhor) — então, reciclar é definitivamente uma boa ideia... :(
Roman