SamuliSchielke
Fotografias em preto e branco bem fixadas e fixadas com água são consideradas bastante duráveis, mas qual é exatamente a sua durabilidade e como é possível aumentá-la?
Ouvi dizer que as cópias em papel baritado são mais duráveis do que as em papel PE, e que é possível aumentar a durabilidade por meio de tonalizações com ouro, enxofre ou a viragem ao selênio. Que fatores devem ser levados em consideração nesse caso? E de que ordem de grandeza estamos falando, afinal? Dezenas de anos? Centenas?
E já que estou perguntando, como fica a durabilidade dos negativos?
Atenciosamente,
Samuli
Gast
Olá, Samuli,
Você pode partir do princípio de que uma impressão em gelatina de prata bem selecionada dura dezenas de anos; hoje em dia, não importa se é PE ou barita. Os tempos em que o PE tinha uma durabilidade significativamente menor já devem ter ficado para trás. Por outro lado, simplesmente não há experiências práticas, mas apenas testes de simulação (que, aparentemente, dão bons resultados para o PE moderno).
Com tonificação de selênio ou ouro, chega-se a uma ordem de grandeza de cem anos.
Essencialmente, trata-se de três riscos:
Mecânico: esse é provavelmente o principal. Aqui, os papéis PE poderiam eventualmente ter uma vantagem.
Químico em relação à gelatina: se ficar úmido, a gelatina pode mofar ou servir de alimento para outros microrganismos.
Químico em relação à prata: só aqui a viragem ajuda. Selênio ou, melhor ainda, ouro.
Dá uma olhada nas fotos da época anterior à Primeira Guerra Mundial. Elas estão principalmente amassadas/rasgadas/arranhadas, depois talvez desbotadas ou mofadas.
Se você quiser excluir a gelatina, precisa optar por platina ou calotipias com tonalização a ouro.
Como já disse, conservar isso mecanicamente por mais de 100 anos também dá trabalho. Mas a platina em papel de boa qualidade deve durar tanto quanto uma Bíblia de Gutenberg.
Para negativos, vale basicamente o mesmo, embora os suportes de filme modernos, ao contrário do celulóide, provavelmente durem quase para sempre.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá, Samuli!
Mesmo sem nenhum tratamento adicional, uma fotografia em preto e branco bem revelada, mantida em condições adequadas de conservação, pode durar por gerações. A viragem ou o tratamento com Sistan podem contribuir para isso, protegendo-a contra possíveis influências prejudiciais.
Como você pode ver, vários fatores atuam em conjunto para garantir a durabilidade.
1.) O pré-requisito é um revelamento impecável, com fixação completa, mas não excessiva, e lavagem adequada.
2.) A imagem final deve ser protegida contra umidade, fortes variações de temperatura, gases nocivos (por exemplo, provenientes de materiais de construção ou móveis) e danos mecânicos.
3.) Através de certas tonalizações (por exemplo, tonalização com enxofre), a prata da imagem é transformada em compostos mais estáveis, que apresentam maior resistência às influências ambientais. Um tratamento com Sistan ou estabilizadores de prata de imagem comparáveis não é uma viragem, mas protege a imagem contra a decomposição causada pelo tiossulfato remanescente (da fixação).
Atenciosamente
Holger
Gast
Ei, o que aconteceu aí? Quando digitei, o texto parecia normal, sem todo esse espaço em branco ao redor.
Holger
mau
A durabilidade do material em preto e branco é, em geral, significativamente maior do que a do material colorido.
De modo geral, como acontece com quase todas as coisas terrenas, a regra é: em local fresco e seco (mas não muito seco).
Além disso, o material de barita dura mais do que o de PE.
É lógico que o manuseio seja importante, mas isso, na verdade, também se aplica de maneira geral.
Deve-se evitar o armazenamento misto de PE e barita. Móveis novos, que ainda exalam odor, também são inadequados.
Existem diretrizes e normas para o processamento adequado para arquivamento (www.ehrleprint.de) e armazenamento. Frequentemente, surge neste contexto o termo PAT. Uma diretriz americana amplamente difundida.
Minha experiência pessoal:
Uma impressão em PE, fixada de forma descuidada e/ou molhada, começa a se alterar já após algumas semanas.
O mesmo vale para a impressão em barita.
Uma impressão em PE bem processada, pendurada na parede, dura vários anos, dependendo da intensidade da luz.
Uma impressão em barita bem processada dura décadas nas mesmas condições mencionadas acima.
Em condições de arquivamento, a impressão PE deve durar algumas décadas e a impressão em barita, 100 anos ou mais.
Além disso, mesmo quando a impressão começa a se alterar, as informações da imagem permanecem visíveis por muito tempo.
Tonalizações que prolongam a vida útil são sempre recomendadas quando as condições de arquivamento ou apresentação não são claras ou se desviam significativamente do ideal.
SamuliSchielke
Em primeiro lugar, muito obrigado pelas dicas; já me ajudaram bastante. Mas parece haver opiniões divergentes sobre a durabilidade do PE em comparação com o papel baritado. Supondo que todos os outros fatores sejam ideais: o PE realmente tem menor durabilidade do que o papel baritado e, se sim, por quê? E, se não, o que mudou desde os anos 70?
Gast
Tudo o que era essencial já foi dito; por isso, apenas uma observação tirada da minha experiência “prática” com a fotografia.
Há cerca de trinta (?) anos, testei papéis Oriental e Seagull, os primeiros papéis PE e o clássico papel baritado. Essas fotos de teste estão guardadas até hoje em uma caixa de papelão comum e escura, sob “condições ambientais” normais e variáveis (temperatura entre 17 e 24 graus / umidade entre 40 e 70%). Tanto o PE quanto o barita não apresentaram alterações visíveis nessas condições. No entanto, presumo que, em vinte anos (ou seja, após cinquenta anos de armazenamento), haverá uma diferença a favor do barita.
Há vinte anos, por volta de 1985/86, fiz duas cópias comparativas que, até dois anos atrás, estavam emolduradas na parede de uma sala de estar comum, sujeitas a variações de temperatura e exposição à luz. Ambos os papéis foram processados com extremo cuidado e precisão na época.
Resultado: a imagem no Guilleminot (G3) – papel baritado (infelizmente, esse papel não existe mais) não apresenta nenhuma alteração. Em contrapartida, a foto no papel Ilford PE já sofreu grandes alterações, apresentando “reflexos prateados”, manchas marrons e desbotamento!
Em linguagem clara. As informações teóricas relativas à durabilidade dos papéis baritados e PE/RC se confirmam totalmente. Portanto, quem deseja ter cópias duradouras (especialmente se elas ficarem frequentemente “penduradas na sala”) deve, ou melhor, precisa inevitavelmente trabalhar com papéis baritados. O trabalho extra e o esforço valem a pena. A propósito, eu trabalho apenas com papel baritado, mesmo nos chamados “trabalhos do dia a dia”; — mas isso provavelmente tem muito a ver com “visão de mundo”.
Gast
Desculpe, esqueci de colocar meu nome. Só para que ninguém fique irritado com mais um autor anônimo da seção “Foto na prática”.
Atenciosamente,
Lothar van de Renne
Gast
Olá, Lothar,
Por acaso você tem alguma experiência com a durabilidade de impressões em prata coloridas, como, por exemplo, impressões lith ou viragens em ouro/enxofre/selênio com matizes coloridos? Refiro-me à questão da cor.
Atenciosamente
Martin
Gast
Olá, Max,
Só posso falar um pouco sobre o revelador de selênio (e Viradon/Agfa), já que uso esses produtos de vez em quando. Mas hoje em dia já não uso mais a viragem. Eu diria que, ao comparar antigas cópias baritadas da década de 70, que costumavam ser empilhadas (entre outros, em exposições em condições precárias), a expectativa de vida útil — sem que eu possa citar números concretos em anos — das cópias reveladas com selênio provavelmente será de 10 a 20% maior do que a das cópias não reveladas. Valores igualmente bons, talvez apenas 10% no máximo, certamente se aplicam à tonalização marrom Viradon/Agfa, já que também constatei um estado de conservação muito bom em cópias antigas.
O Sistan da Agfa (estabilizador de prata) também deve proporcionar, assim como o selênio, uma excelente estabilidade de arquivamento. Eu, porém, não tenho experiência prática com ele.
Portanto, se você deseja produzir uma cópia para a “eternidade”, eu recomendaria a tonalização com barita mais selênio!
P.S. … mas quem sabe se a eternidade é algo tão desejável assim!?
Até mais
Lothar