Gast
Olá, Mirko,
Na nova edição de uma revista de fotografia, foi mencionado que o MACO 25plus terá um sucessor, denominado Maco 25 Professional. A principal diferença seria uma camada de proteção contra halos agora integrada.
Como me atrevo a supor que existem certas “semelhanças” entre o filme MACO e o seu efke/ADOX 25, minha pergunta é: essa melhoria também está prevista para o seu produto ou estou completamente errado?
Atenciosamente
Wolfgang
cfb_de
Olá, Wolfgang,
Não sei ao certo o que você quer dizer com uma “camada integrada de proteção contra halos”. Se isso se refere a uma estrutura de filme do tipo “gelatina protetora/emulsão/proteção contra halos/suporte”, os filmes Efke já possuem isso há muito tempo.
Durante a pré-lavagem, a gelatina superior é amolecida e o corante azul do AHU é removido. É possível observar isso claramente (e, como aconteceu comigo na primeira vez, levar um susto).
Acho que se trata mais de uma afirmação voltada para o marketing que não foi questionada mais a fundo por essa revista especializada (palavra-chave: anunciantes). Mas ainda não tive a oportunidade de experimentar um “novo” Maco. Continuo com o Efke R50.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Franz,
Era exatamente essa estrutura que eu tinha em mente...
Então, o ADOX seria realmente um verdadeiro “projeto de alta tecnologia”... Proteção contra halos, suporte de poliéster, camada única...
Atenciosamente
Wolfgang
cfb_de
Pode ser mesmo :-) Mas, como já disse, não conheço o de 25. O "meu" Efke/ADOX é o de 50.
O que me faz lembrar que preciso fazer um novo pedido ao Mirko. Meus estoques já estão quase no fim.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Também seria possível que a Maco mudasse de fabricante.
cfb_de
Olá, “unadodox”,
Desculpe-me, mas só me dirijo a nomes que soam como nomes reais ou a pessoas que conheço sem usar aspas. É uma mania minha, assim como outros costumam usar apenas letras minúsculas na internet.
Mas vamos ao que interessa.
a) Em nenhum momento afirmei que o “santo” Maco fosse igual aos comuns Efke/ADOX.
B) É de conhecimento geral que a Maco compra na mesma fábrica que a FOTOIMPEX. No entanto, na minha opinião, a FOTOIMPEX indica de forma muito mais clara e adequada as peculiaridades específicas desses filmes e, pelo menos, as recomendações da loja do Mirko são mais adequadas para o filme de 50 ASA do que as da loja do Schröer para o filme equivalente (não quero criticar nomes de marcas agora).
c) É bem possível que o novo 25 da Maco seja de outro fabricante.
d) Atualmente, existe exatamente um fabricante de emulsões de 25 ASA.
e) Se a Maco encontrou um novo fabricante, eu acharia ótimo.
f) Mas, nesse caso, que lancem esse novo produto no mercado a tempo, com dados de testes padrão, e não fiquem fazendo experiências como aconteceu com o “Rollei R?”. Lá, um “desenvolvimento posterior” de uma fábrica de filmes radiográficos de Berlim foi empurrado para o mercado com o logotipo da Rollei a preços exorbitantes.
Apesar de ter sido amplamente anunciado, o filme aparentemente não funciona com produtos químicos padrão como o D76 (e isso foi explicitamente mencionado nos comunicados da Rollei e da Maco). Não tenho mais vontade de continuar testando essa porcaria com tanto esforço. Para 50 ASA, fico com o Efke; para 100 ASA, com o APX100; para tudo acima disso, com o HP5+ ou o Delta400.
g) O Lucky também não me deixou satisfeito. Os resultados do 100 foram, com exceção da falta dos divinos brilhos, mais ou menos iguais aos do R?. Em D76. Ou seja, exatamente o So?, recomendado para ambos os filmes de acordo com a ficha técnica do importador/atacadista. Lucky: sobreexposto. Com uma série de aberturas de -1 a +1. Um verdadeiro “filme artístico”. R? após testes: luzes queimadas ou sombras muito pesadas. Em D76. Um verdadeiro “filme inovador”.
Sim, seria realmente possível que a Maco mudasse de fabricante. Mas para onde? Na China não se produzem filmes de 25. Provavelmente teremos que aprender a conviver com declarações orientadas para o marketing. A vida é dura e nosso nicho já ficou grande demais-)
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Franz,
Quanto a “nenhum filme DIN de 15 mm da China”, não tenho tanta certeza; aqui está uma lista de produtos de origem suíça.
Dá uma olhada na General Era Photo, China.
http://www.fotoline.ch/FOTOintern/98-18/sw-tab.htm
No entanto, os dados são de 1998; na última tabela, de 2000, a empresa já não aparece, pelo que é questionável se ela ainda existe (de qualquer forma, as tabelas não estão completas).
Roland
RomanJRohleder
Roland,
Se não me falha a memória, a Era foi comprada pela Kodak há 2, 3, 4 ou 5 anos.
Fonte? Um conhecido nas Filipinas, com quem conversei sobre o assunto por e-mail há alguns anos. Também não me lembro muito bem.
cfb_de
Olá, Roman,
Sim, às vezes o professor de Manila sabe mesmo das coisas :-)
Obrigado pela sua resposta, que chegou ao fórum mais rápido do que eu cheguei em casa.
Atenciosamente,
Franz