KB1984
Olá!
€
Além dos filmes em rolo, acabei de revelar meu primeiro filme de formato 35 mm. Também usei D76 sem diluir.
Infelizmente, também surgiram manchas nesses negativos. Principalmente na borda superior. Aqui estão algumas fotos.
Gostaria de saber se vocês têm alguma sugestão sobre possíveis causas do problema...
€
Atenciosamente e obrigado,
Bartosch
€
€
Renate
Para mim, isso parece ser uma questão de incidência de luz. Basta verificar se a lata e as câmeras são à prova de luz.
€
Atenciosamente
€
Renate
highscore
Oi
?
Sim, é vazamento de luz. Aconteceu comigo também!
Nas fotos 2 e 7, vê-se o mesmo tipo de dano causado pela luz na câmera.
Se quiser ter certeza, na próxima vez que filmar, cole fita adesiva preta nas juntas.
Mas acho que você pode trocar as vedações de luz logo de cara.
?
Marcus
jochen53
Olá,
O filme não está bem fixado.
highscore
Sim, Jochen
?
Agora que você mencionou isso.
Eu não tinha prestado atenção nisso.
Você acha que as duas áreas atrás das imagens 2 e 7 também são resultado de fixação inadequada?
Isso pode ser causado pelo carretel?
Porque, se isso realmente foi luz, o kb1984 tem dois problemas.
Magirus
"O filme não foi fixado corretamente"
Isso dá para testar: basta fixá-lo novamente.
Talvez desta vez seja melhor encher melhor a lata ;-)
Atenciosamente, Bernd
KB1984
Olá a todos!
€
Obrigado pelas dicas!
Troquei as vedações contra luz da minha Canon A1 há apenas algumas semanas.
Por isso, eu descartaria a possibilidade de entrada de luz pela câmera.
Definei o tempo de fixação para 7 minutos e agitei a cada minuto. Será que isso é pouco para o Kodak Tri-X?
Mas é bem possível que eu tivesse um pouco de fixador a menos na lata. Dá para simplesmente “refixar” as tiras de filme assim?
€
Atenciosamente,
Bartosch (KB1984)
fototiger
Olá,
?
Na minha opinião, isso também parece ser uma fixação insuficiente. Essas áreas são propensas a uma fixação insuficiente. Dá para perceber porque as áreas com fixação insuficiente “se moldam” ao redor das perfurações ou ficam em pontos onde o filme entra em contato com a espiral de revelação e o fixador não consegue chegar bem. Isso seria bastante atípico para a entrada de luz.
?
EDIT: Agitar uma vez por minuto parece ser movimento insuficiente durante a fixação. Eu também tive problemas no início com o Tri-X de 35 mm. Agora, agito a lata continuamente nos primeiros dois minutos e, depois, a cada minuto por mais 30 segundos.
?
Sim, é possível refazer a fixação!
KB1984
E aí, fototiger!
?
Valeu pela dica! E por quanto tempo você deixa o Tri-X no fixador? Supondo que o fixador esteja recém-preparado...
fototiger
Com um fixador novo, 5 minutos são mais do que suficientes para mim.
Mas me parece que o Tri-X, em comparação com outros filmes, costuma precisar de um tempo de fixação um pouco mais longo. Percebo isso também quando faço testes de clareamento com pedaços de filmes diferentes ao mesmo tempo.
AntiLynd
Parabéns pelo primeiro filme! [s] Para um primeiro filme? [/s] De modo geral, seus negativos estão ótimos!
€
Sobre o seu problema:
* As manchas têm a mesma tonalidade da densidade normal (resultante da exposição) no filme? --> Entrada de luz na câmera, no cartucho, na lata... (no seu caso, não parece ser isso)
€
* As manchas têm um brilho prateado-acastanhado que, além disso, muda de tonalidade dependendo do ângulo de visão e da incidência da luz? --> Problema relacionado à fixação (parece muito ser o caso). No entanto, não há motivo para pânico. Um tempo de fixação mais longo nem sempre resolve. Muitas vezes, a causa são espirais sujas, pegajosas ou simplesmente irreparavelmente deterioradas (solução: escovar bem, se necessário, comprar novas). Você já percebeu que todos os pontos onde o problema ocorre são locais de contato próximo entre o filme e a espiral. É bem possível que tenha se acumulado alguma sujeira ali, o que impede a fixação do jeito que você quer. Eu também tenho isso em quase todos os meus filmes KB, mas não nessa intensidade. Em algum lugar bem no fim da minha lista de compras estão novas espirais Jobo.
€
Atenciosamente,
Nils
KB1984
E aí!
?
Muito obrigado por todas as dicas e sugestões de vocês.
Acabei de limpar o tanque Jobo novamente e vou iniciar um novo ciclo de fixação mais tarde.
De vez em quando a gente lê que se sugere a limpeza das espirais Jobo com pastilhas dentais. Isso ajuda, ou basta água morna e uma escova?
?
Atenciosamente,
Bartosch