Gast
Olá a todos,
Ainda não tenho muita prática com o módulo Splitgrade do Heiland e, por isso, tenho algumas perguntas:
Como é possível testar combinações de revelador/papel de forma compreensível?
Isso pode ser feito visualmente, ou só é possível/recomendável com valores padrão, como a escala de cinza ou similares?
Ficaria muito feliz se alguns usuários do Splitgrade pudessem compartilhar suas experiências.
Atenciosamente,
Matthias
Gast
Olá, Matthias.
O Splitgrade da Heiland é um “aparelho” realmente útil e fácil de usar. O manual de instruções que vem junto descreve tudo o que é necessário. Quem tem um Splitgrade sabe o que tem! Não vou me alongar mais.
Agora, quanto à sua pergunta. Primeiro, você deve esclarecer para si mesmo o que deseja:
Você quer criar cópias/imagens que lhe agradem ou deseja cumprir valores/especificações teóricas?
Vou partir do princípio de que você quer criar imagens que correspondam às suas ideias e com as quais você se identifique.
Então a resposta é simples: teste combinações com base na “visão”! – não é preciso mais do que isso!
Antes de trabalhar com o Splitgrade, eu usava um Hauck Trialux. Nesse caso, eu também precisava fazer um teste de calibração para os diferentes papéis, a fim de obter um “índice papel-aparelho” específico para cada um deles. Esses testes de calibração eu também fazia com base na visão, pois as cópias precisam corresponder às minhas expectativas e não a quaisquer especificações teóricas!
A vantagem do Splitgrade é que ele oferece várias configurações básicas de papel. A Heiland criou esses índices com uma determinada combinação de reveladores, mas isso está indicado no manual de instruções e, portanto, já se sabe, antes mesmo do primeiro teste, em que direção seguir. É possível fazer e salvar as próprias correções sem grande esforço, por meio de ajustes finos no aparelho (gradação/tempo etc.) para cada tipo de papel.
Por fim, eu mesmo revelo meus papéis (Oriental, Kentmere, Agfa e Classic/Forte) todos em Calbes N113 a 24 °C e por um tempo de 90 a no máximo 120 segundos (dependendo do papel). Os resultados são exatamente como eu imagino, e todas as configurações (ajustes finos) foram feitas “a olho”. Ah, sim, se você registrar seus resultados por escrito (simplesmente em um pequeno “caderno de laboratório”, que é uma coisa útil), dificilmente algo dará errado. Você só deve anotar em qual versão do software Splitgrade (por exemplo, 1.9 ou 2.1 etc.) suas correções são válidas, para que, caso precise “atualizar” o software, você tenha uma referência!
Atenciosamente,
Lo van de Renne
Gast
Obrigado, Lo,
sua resposta me ajudou a ver as coisas com muito mais clareza.
Vou testar algumas combinações por conta própria.
Matthias