Dolcedo
Olá,
uma pergunta rápida: se eu quiser ampliar a imagem sem deixar uma margem no papel... uma placa de vidro fina serve? Ou a qualidade da imagem fica muito prejudicada por causa da refração, poeira ou algo do tipo?
Quais são as alternativas?
Mais uma coisa: alguém sabe onde posso descobrir qual iluminação Duka eu preciso para cada tipo de papel? Isso está escrito na embalagem?
Muito obrigado e bom trabalho,
David
cfb_de
Olá, David,
Uma placa de vidro serve, desde que não seja um vidro manchado de claraboia. No entanto, fica mais prático usar uma moldura de ampliação sem vidro, pois assim é bem mais fácil posicionar o papel corretamente. Mas a placa também deve ser pesada o suficiente, já que um cartão de museu exerce bastante força. E as bordas devem estar bem polidas (não dá para ficar com os dedos sangrando na loja de artesanato).
A poeira é um verdadeiro incômodo, é claro, já que você tem mais duas superfícies que acumulam poeira.
Alternativas: “molduras sem bordas” com trilhos magnéticos; o papel PE pode ser fixado diretamente na placa de base com uma gota de água; procure por “sticky easel” no fórum de concorrentes; ou — bem sofisticado — a fantástica placa de sucção a vácuo.
Essas últimas são frequentemente comercializadas em sites de eletrônicos e geralmente vêm de câmeras de reprodução desmontadas. Pense se você quer ter uma “moldura de ampliação” de 50 x 60 cm e pesando cerca de vinte quilos. Além disso, a bomba de vácuo faz barulho e precisa ser isolada contra vibrações.
Então, eu continuo optando pela boa e velha gota d’água. Ou pela variante menos legal: ampliar com borda e depois mandar para a cortadora de papel. Isso tem a vantagem de me deixar com rodas limpas. E como eu seco o papel baritado com o método da fita adesiva de qualquer maneira, não tem jeito diferente.
Atenciosamente,
Franz