harald
Olá, pessoal.
Mesmo que uma coisa (o negativo) dê certo, isso não significa que a outra (a imagem no papel) também vá dar!
O papel ORWO (10 x 14 cm) usado na primeira tentativa ficou quase totalmente escurecido, e isso com uma série de exposições de 5 s cada; testes mais longos, redução significativa da abertura e 5 s renderam então uma imagem quase aceitável. No entanto, isso ainda me pareceu muito curto.
Então pensei: vou tentar com o novo papel forte Multigrad. Testei diferentes exposições e gradações, o resultado foi aceitável.
Mas então quis tentar uma ampliação de um recorte no mesmo papel com a mesma gradação, o que não me deu certo. Ficou totalmente sem contraste; grau 2, 27 s e abertura 11 ainda produziam uma imagem muito clara e sem contraste.
O que estou fazendo de errado?
Muito obrigado pelas respostas.
Atenciosamente, Harald.
uworischki
1. Você tem negativos muito finos? — nesse caso, os tempos de exposição já ficam bem curtos
2. O seu ampliador tem o que chamam de alavanca de densidade? Nesse caso, você pode acionar uma espécie de filtro cinza neutro, o que proporciona uma redução de cerca de 1 a 2 stops
3. Qual é o formato do filme que você está ampliando? Com papel 10x14, você já está bem próximo — isso resulta, naturalmente, em tempos de exposição muito curtos, a menos que sejam negativos Minox.
Gast
Olá, Harald!
5 segundos para uma imagem tão pequena não é um tempo invulgarmente curto. É claro que o tempo de exposição depende também do formato, da densidade dos seus negativos e da fonte de luz utilizada no ampliador.
Também não é incomum que as relações de gradação mudem em ampliações de detalhes — e, naturalmente, o tempo de exposição, que pode ser calculado a partir da relação entre a ampliação inicial e o tamanho final.
A distribuição dos valores de luminosidade e contraste dentro de um recorte pode ser significativamente diferente da imagem completa; além disso, a alteração na difusão da luz também influencia, e tudo isso está relacionado à escala de ampliação escolhida.
Atenciosamente
Holger
Gast
Bem, Harald...
Nesse processo, há tantos fatores diferentes que influenciam o resultado... que é realmente difícil dizer alguma coisa...
Eu também comecei com a DUKA em algum momento e tive os mesmos problemas... talvez isso te ajude... a culpa sempre foi minha.
Por que você não verifica o seguinte:
1.) Medidor de luz da câmera
O aparelho está funcionando bem? Ele mede corretamente?
2.) Sua técnica de fotografia
Você está medindo corretamente? Mesmo com o autofoco, que faz tudo sozinho, é preciso saber usar o medidor de luz!
3.) O filme
Ele ainda estava bom?
O valor ASA foi transferido corretamente para o medidor de luz?
4.) O revelamento do filme
Gast
Fotografaste rápido demais...
4.) Revelação do filme
O revelador também era um revelador de negativos?
Ele ainda estava fresco?
A concentração estava correta?
Usaste os tempos de exposição corretos......
Então, agora acabamos de revelar o filme... ainda não paramos nem fixamos...
Como você vê, ainda não chegamos ao processo de impressão, mas você já teve inúmeras variáveis para ajustar...
Dica.
Realize a exposição de um novo filme, faça o revelamento, imprima; se quiser, ficarei feliz em te ajudar por e-mail...
Atenciosamente,
Maik
harald
Olá, Maik,
É claro que não sou infalível, mas acho que, até o filme estar totalmente revelado, tudo está dentro do normal. Os dois primeiros filmes foram submetidos à exposição com uma EOS 300 + EOS 30, assim como centenas de filmes coloridos anteriores, muitos deles no modo automático e outros com configurações manuais.
O revelador estava recém-preparado, o restante do equipamento está ok.
No próximo fim de semana vou me dedicar intensamente a isso novamente.
Voltarei com prazer à sua oferta de ajuda. No entanto, preciso primeiro acumular mais algumas experiências, inclusive negativas, para poder fazer algumas perguntas concretas a você. Minha primeira impressão ainda é muito superficial.
Até breve.
Atenciosamente, Harald.
Urnes
Olá, Harald,
não se preocupe. Todos nós começamos mais ou menos assim.
No formato 10x15, tempos curtos de 5 segundos são normais. No entanto, o trabalho é o mesmo, quer você esteja revelando fotos pequenas ou grandes.
Por que não fazes uma série de gradações? Uma foto, por exemplo, nas gradações 0-5, e observa como a imagem muda.
Deixa a foto sempre revelar completamente. Ou seja, geralmente 1 ou 2 minutos, dependendo do papel, do revelador e da temperatura. Coloque a foto com a “face” voltada para baixo no revelador para não ficar tentado a retirá-la antes do tempo. Se o resultado não corresponder à sua ideia da foto, varie o tempo. Se os tempos ficarem muito curtos nos formatos pequenos, talvez você deva simplesmente trocar a lâmpada do ampliador por uma mais fraca ou usar formatos maiores. Não economize no material, isso não traz vantagens a longo prazo. Todos nós já aprendemos da maneira mais difícil. Faça anotações e tente tornar os resultados compreensíveis.
Com a Canon no modo automático, você deveria, desde que o contraste seja normal e não haja grandes áreas brancas ou pretas, estar na faixa certa entre grau 2 e 3.
Observe as imagens à luz do dia. Essa é a sua referência. Se você achar que ainda não estão corretas, refaça-as. Normalmente, as imagens escurecem 10-15% ao secarem.
Atenciosamente, Sven.