harald
Olá, pessoal,
finalmente revelei os dois primeiros rolos e ampliei as primeiras fotos.
Os rolos ficaram exatamente como eu esperava logo de cara, mas notei apenas um problema:
nas bordas, em intervalos irregulares — num dos rolos, apenas no início —,
há manchas pretas na borda externa e não sei de onde elas vêm. Todas as fontes de luz estavam apagadas.
Elas não atrapalham, mas isso não pode estar certo, não é?
Alguém tem alguma ideia?
Muito obrigado pelas respostas.
Atenciosamente, Harald.
WolfgangMoersch
Esteja certo ou não, de qualquer forma não há nenhuma má intenção por trás disso.
Filmes em rolo? Enrolados de forma frouxa, especialmente no final do rolo, e já entra um pouco de luz pela borda. Malha aberta, malha fechada, o filme fica parado, algum tempo exposto à luz e pronto, já aconteceu. Desde que não interfira na imagem, não há motivo para se preocupar.
Filme de 35 mm? Não devem ser afetados mais do que os dois primeiros (mesmo com alta condutividade de luz do suporte).
Gast
Oi
Também tenho manchas com frequência no rolo enrolado devido à entrada de luz lateral com o Efke 50 / 120.
Curiosamente, isso nunca acontece com o TMAX400, o Delta100 e o Neopan400.
Acho que o Efke é enrolado de forma mais frouxa (o que se reflete no rebobinamento/exposição) ou
o papel protetor é bem mais fino, e isso já é suficiente na borda para uma exposição lateral.
Parei de me surpreender com isso e agora guardo meus filmes expostos imediatamente em
uma vasilha Tupperware selada e à prova de luz. Desde então, nada mais aconteceu.
Atenciosamente,
Reinhold
MirkoBoeddecker
Que tipo de filme era mesmo?
Filme de 35 mm ou em rolo?
Os filmes de 35 mm com suporte de poliéster transparente podem apresentar o chamado efeito “light-piping”.
Nesse caso, a luz atravessa o suporte transparente como se fosse uma fibra de vidro e se espalha lateralmente, chegando bem além da segunda imagem.
Atualmente, alertamos especialmente sobre isso no catálogo dos filmes Lucky, pois os meus candidatos a teste, que foram submetidos à exposição no verão, apresentaram bastante esse efeito de “light-piping”.
O Maco IR também deve ser colocado e retirado apenas no escuro.
Filmes em rolo: veja acima.
Atenciosamente,
Mirko