Gast
Estou tendo um problema com o papel baritado Classic Arts Polywarmton. Preciso revelar meus negativos com uma gradação de 3,5 a 4, caso contrário, as impressões ficam sem brilho. Determino a densidade dos negativos com um Kunze FEM; ela fica entre 0,9 e 1,2, ou seja, em uma faixa entre a gradação 2 e 3. Será que o papel apresenta uma gradação significativamente menor do que 2 sob luz branca? A luz do meu laboratório é vermelha.
MirkoBoeddecker
Oi, Tammo,
pode ser. A sensibilidade espectral do papel foi modificada de forma a que, com filtros multigrade, não haja aumento do tempo de exposição entre as gradações 1 a 4 (é claro que isso não funciona totalmente).
Com isso, as sensibilidades ao verde e ao azul foram alteradas. Nenhum outro fabricante faz isso.
Dependendo da “luz branca” que você usar, pode ser que o Polywarmton produza uma gradação diferente da de outros papéis multicontraste.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
As gradações ficam corretas quando trabalho com filtros multigrade ou com um cabeçote de mistura de cores (Kaiser)? Onde posso saber quais valores de filtro (para o cabeçote de mistura de cores) produzem qual gradação no papel? Tenho uma tabela com a qual costumo trabalhar, mas ela me diz que, com luz branca, tenho a gradação 2, e isso já não está mais certo. :angry:
Gast
As gradações ficam corretas quando trabalho com filtros multigrade ou com um cabeçote de mistura de cores (Kaiser)? Onde posso descobrir quais valores de filtro (para o cabeçote de mistura de cores) produzem qual gradação no papel? Tenho uma tabela com a qual costumo trabalhar, mas ela me diz que, com luz branca, tenho a gradação 2, e isso agora não está mais batendo. :angry:
Você precisa testar isso. Compre uma escala de cinza e faça a exposição de diferentes filtragens em tiras de teste (o tempo não importa por enquanto). Contando os níveis entre quase totalmente preto e quase totalmente branco, você pode determinar o valor ISO-R. Você pode definir livremente qual gradação tem qual valor ISO-R (os fabricantes também fazem isso); uma sequência bastante usada é 160-130-110-90-70-50 para os graus 0 a 5.
Gast
Contando os níveis entre o quase totalmente preto e o quase totalmente branco, você pode determinar o valor ISO-R
Ok, acho que ainda vou conseguir avaliar as áreas pretas e brancas, mas como faço para deduzir os valores ISO-R? :angry:
Gast
Contando os níveis entre o quase totalmente preto e o quase totalmente branco, você pode determinar o valor ISO-R
Ok, acho que ainda vou conseguir avaliar as áreas pretas e brancas, mas como faço para deduzir os valores ISO-R? :angry:
O valor ISO-R é o logaritmo decimal da diferença de exposição entre a exposição que produz uma densidade de 0,04 (isso é um cinza claro muito fraco e delicado) e a exposição que produz 90% da densidade máxima do papel, multiplicado por 100.
Entendeu?
Não?
Uma escala de cinza tem degraus uniformes, geralmente de 0,10d (escalas de cinza de 31 degraus de 0 a 3,00d) ou 0,15d (21 degraus de 0 a 3,00d). Um stop equivale a uma diferença de 0,3d (ou seja, 3 ou 2 degraus da escala de cinza). Se você agora (no contato, nunca na projeção!!!) realizar a exposição de uma escala de cinza no papel, haverá alguns degraus totalmente brancos, alguns cinza e alguns totalmente pretos. Se você contar agora os níveis que se situam entre o primeiro nível não totalmente branco (que corresponde a cerca de 0,04) e, inclusive, o último nível que ainda não é totalmente preto (que deve ser de 90%), você saberá a diferença de exposição que os causou. Em seguida, basta multiplicar o número de níveis pela densidade por nível (ou seja, 10 ou 15), e você terá o ISO-R desse papel para essa filtragem com esse ampliador.
Exemplo: é usada uma escala de 21 níveis, o campo 7 está minimamente acinzentado, o campo 16 ainda não está totalmente preto: 16 menos 7 é 9, o que multiplicado por 15 resulta em 135 ISO-R. Isso corresponde então a aproximadamente grau 1 (normalmente 130).
Nunca se deve fazer isso na projeção, pois isso faria com que efeitos como luz difusa ou direcionada, luz difusa na lente e luz difusa na Duka interferissem.
Martin
Gast
Nossa, isso parece dar muito trabalho no laboratório. Vou testar isso na próxima aula de misturas. Obrigado!
MirkoBoeddecker
Caso contrário, é claro que você pode clicar a qualquer momento em “Papel fotográfico” e, em seguida, em “Polywarmtone”.
Se não houver valores indicados para o PE, use o Baryt — a emulsão é a mesma.
No entanto, é sempre melhor fazer um teste, pois, como já disse, nem todas as lâmpadas têm o mesmo tom de branco.
Em condições normais, o valor não deve ser muito superior a 2.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
Será que entendi bem? Com o Polywarmtone, não preciso me preocupar com o aumento do tempo de exposição à medida que a densidade do filtro aumenta?
Então, basta usar o amarelo para um efeito mais suave e o magenta para um efeito mais forte? Não é preciso usar filtros de compensação para manter os tempos iguais, nem há um fator de aumento entre os graus 1 e 4?
Só estou perguntando de novo, por precaução. Normalmente sempre usei o conjunto de filtros de folha de vocês, mas agora estou começando a usar meu DeVere com cabeça colorida.
Atenciosamente, Sven.
Roman
Olá, Mirko,
Entendi bem? Com o Polywarmton, não preciso me preocupar com o aumento do tempo à medida que a densidade do filtro aumenta?
Então, basta colocar o amarelo para um efeito mais suave e o magenta para um efeito mais forte? Não é preciso usar filtros de compensação para manter os tempos iguais, nem há fator de prolongamento entre os graus 1 e 4?
Só estou perguntando de novo por precaução. Eu sempre usei o conjunto de folhas de filtro de vocês, mas agora estou começando a usar meu DeVere com cabeça colorida.
Atenciosamente, Sven.
[right][post="4602"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Sven,
não sou o Mirko — mas acho que você entendeu mal —, pois se tratava de folhas de filtro multigrade, nas quais, teoricamente, não deveria haver alteração no tempo de exposição entre 1 e 4.
Se você estiver trabalhando com filtros Y e M em uma cabeça de cor (e não uma mistura de Y e M simultaneamente de acordo com uma tabela, mas apenas os respectivos filtros de cor individuais), os tempos de exposição definitivamente mudam, já que a quantidade de luz também muda.
Roman
Urnes
Olá, Roman,
antes de mais nada, obrigado. Acho que vou ter que pegar aquela tabela antiga da Ilford com os valores C e M para fazer alguns testes.
Só achei estranho que o Mirko tenha destacado que nenhum outro fabricante faz isso. No Multigrade da Ilford, você também não tem variação de tempo entre 0 e 4. Pelo menos é o que diz o manual de instruções. Normalmente, fico entre 2 e 3 e, às vezes, coloco algo com 5 nas sombras.
Por acaso alguém aqui tem valores de referência para a filtragem com Polywarmtone?
Atenciosamente, Sven.
cfb_de
Pessoal,
parece que nunca é demais repetir isso em voz alta: os tempos “constantes” só se aplicam a *um* e *o mesmo* nível de cinza!
Todas as afirmações em contrário estão fora do âmbito da química física e permanecem apenas no campo do marketing.
É exatamente por isso que existe esse conflito entre RH-Analyzer, Splitgrade e Fineprintern. Uns gastam dinheiro e compram tolerância, os outros sabem do que se trata :-)
As combinações de filtros de amarelo e magenta também se aplicam apenas a um nível de cinza. O que se manifesta, entre outras coisas, no fato de que qualquer sonda de medição (de qualquer forma, parcialmente cega ao espectro) precisa ser recalibrada por meio de filtragem. Portanto, “um índice de papel por gradação” em cada caso.
Muito do nosso hobby tem a ver com fé, amor e esperança. Mas absolutamente nada pode substituir as ciências exatas. Absolutamente nada! Trata-se da ação da luz sobre os haletos de prata. Consequentemente, verdadeira química física aplicada. Incluindo tudo o que pode acontecer com a luz verde e azul durante a exposição. Ou as respectivas cores subtrativas.
Atenciosamente,
Franz
Roman
Franz,
por que você acha que eu escrevi explicitamente “teórico” no meu tópico...?
Roman
Kiste
Olá,
A pergunta do Sven não foi nada má, pois acho que o Mirco explicou isso
de forma um pouco errada.
O tempo de exposição afeta principalmente as áreas claras.
No caso do “Hauch” sobre o “Papierweiß” (principalmente na visão de cima), é possível
comparar tempos de exposição em diferentes gradações.
Quanto mais luz o negativo deixa passar (ou seja, em áreas com sombra), maior
é a influência dos filtros.
No entanto, existem pelo menos 5 métodos comuns para ajustar a gradação sem conhecer os valores exatos.
Os filtros Ilford vão até o #3,5 da mesma forma; a partir daí, os tempos devem dobrar.
As cabeças MG misturam Y e M e tentam equilibrar a densidade.
Cabeças de mistura de cores podem ser ajustadas por meio de tabelas, seja
a) com um filtro de cada vez (com correção do fator de tempo) ou
:D como com a cabeça MG, ambos os filtros simultaneamente, com pequena correção de tempo
Por último, o Splitgrade (manual ou digital (Heiland), não importa).
Todos os métodos têm vantagens e desvantagens.
Eu recomendaria ter controle sobre os negativos e criá-los
da forma mais ideal possível; e, no caso do papel, como ele ainda tem várias
variáveis
(idade da lâmpada, halogênica ou opalina, idade dos filtros, diferentes curvas de gradação etc.),
simplesmente imprimir algumas fotos para ter uma ideia e não procurar valores específicos de filtro etc. Se algo não der certo, procure especificamente por isso,
como com a escala de cinza.
Além disso, há a maneira de medir um negativo!
Faça o seguinte teste. Faça uma tira de teste na borda do negativo na impressão por contato.
O tempo em que a tira de teste não fica mais escura é o
tempo de exposição correto para o véu de fundo.
Use o filtro que você usaria para neutro
(por exemplo, #2 ou até #2,5?!)
Em seguida, faça novamente um contato com esses dados.
Se as sombras estiverem escuras demais, você fez a exposição de menos; se as luzes
estiverem “borradas”, revelou por tempo insuficiente. O contrário também é possível,
por exemplo, luzes queimadas = revelação excessiva.
O número da gradação é tão relativo quanto a indicação de sensibilidade em um filme: ele existe e serve de orientação...
Atenciosamente, Stephan
Gast
Olá, Franz,
“As combinações de filtros de amarelo e magenta também se aplicam apenas a um nível de cinza. Isso se reflete, entre outras coisas, no fato de que qualquer sonda de medição (que, de qualquer forma, é parcialmente cega ao espectro) precisa ser recalibrada por meio da filtragem. ....
Não tenho certeza se entendi bem, mas, em geral, mede-se sem filtros no caminho do feixe (pelo menos é assim que eu faço). A sensibilidade espectral da sonda de medição, portanto, não tem importância.
Atenciosamente
Ralph
Gast
Olá,
Ainda uso a graduação fixa, por isso ainda não testei, mas, na verdade, deveria ser possível obter os mesmos tempos se, em vez de usar dois filtros, se trabalhasse com três e se ajustasse sempre para a mesma soma de densidade.
Roland
Roman
Roland,
o filtro ciano não tem absolutamente nenhum efeito sobre o papel VC, e já é possível obter quantidades de luz constantes através da combinação específica de Y e M (é exatamente para isso que servem as tabelas) — o problema é que as luzes, os tons médios e as sombras se alteram em diferentes graus devido à mudança de contraste; portanto, se se deseja um tempo de exposição constante para vários níveis de contraste/configurações de filtro, isso só pode se aplicar a um único valor de cinza no espectro que vai das luzes às sombras.