Gast
Olá,
Para o revelamento de filmes planos Fomapan 100, utilizo o F07, que me proporciona uma boa diferenciação de tons e uma boa densidade máxima.
Já os Fomapan 100, 200T e 400, por outro lado, apresentam, com diluição de 1:40 e tempos de exposição de acordo com a tabela, apenas uma densidade limiar bem abaixo de 0,1 e atingem densidades finais inferiores a 1,2.
O Calbe R09 é melhor nesse aspecto? Os reveladores têm composições semelhantes?
Atenciosamente, Thomas
MirkoBoeddecker
Thomas,
Você está se referindo ao F09?
Não há diferença na fórmula entre o ADOX APH09 (= Calbe R09) e o Clasic F09.
No entanto, sei que o principal ingrediente ativo da fórmula do F09 ainda provém de estoques da RDA.
Dizem que o produto tem validade ilimitada.
Nesse sentido, a única diferença é que o APH09 é mais recente.
Os filmes Foma, mesmo nas sensibilidades mais altas, também não atingem uma densidade final tão alta quanto a do 100.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
muito obrigado pela sua resposta.
Esqueci de mencionar que, ao comparar os filmes planos com os Foma 100, 200T e 400, eu me referia ao filme em rolo. Nesse caso, os dois 100 são comparáveis em termos de material, não é?
No entanto, densidades finais tão diferentes com exposição e revelação normais para o F09?
Anexo aqui mais uma observação minha sobre o 200T.
Ao longo do ano passado, revelei 8 rolos de uma remessa da IMPEX (possivelmente de um mesmo lote). Em 3 ou 4 filmes, identifiquei anomalias que, quando observadas ao microscópio, parecem em parte como falhas na emulsão e em parte como danos, mas são tão pequenas que, na verdade, não poderiam ter sido causadas durante o revelamento.
Os de 100 e 400 não apresentaram isso até agora.
Vocês sabem de algo a respeito?
A emulsão T é mais sensível do que as de 100 ou 400?
Agora não tenho mais coragem de usar esse filme, pois as impressões desses negativos só podem ser retocadas com muito trabalho, embora eu esteja bastante satisfeito com o grão fino em relação à sensibilidade e com o revelador A49.
Atenciosamente, Thomas
Gast
Olá,
Não sou um usuário muito assíduo da FOMA (questão de gosto), mas, no fim das contas, não posso dizer que tenha tido experiências particularmente ruins com esses filmes.
De qualquer forma, definitivamente não é verdade que 3 em cada 8 filmes da FOMA sejam inutilizáveis, e não existem fábricas de filmes que forneçam exclusivamente produtos com defeito.
Roland