Gast
[email=thomas_jacobsen@gmx.de]thomas_jacobsen@gmx.de[/email]
Pergunta sobre a impressão em papel baritado com acabamento de alto brilho.
Só consigo obter uma textura de brilho irregular, sempre semelhante, mesmo com condições de impressão diferentes e dois tipos de papel distintos: Foma e Classics da FOTOIMPEX.
PROBLEMA: Em alguns pontos (20%), espalhados por toda a impressão (formato: de tiras de teste até 30x40), aparecem, no meio do bom brilho, como ilhas, as depressões da estrutura da superfície não tratada. Provavelmente não deve ser confundido com a formação de pontinhos, certo? A impressão também se solta da folha por si só, sem resistência mecânica.
Sobre a temperatura da minha prensa antiga: instalei um regulador de intensidade, com o qual posso variar a temperatura da prensa
entre 50 e 110 °C (medida na placa, sem folha de alto brilho).
Testei todos os níveis!
Como agente umectante, utilizo Mirasol da Tetenal (testei diferentes diluições), bem como detergente de louça com água destilada.
Possíveis causas podem ser:
- excesso de água espremida, que é necessária para o processo de fusão.
- temperatura muito baixa para o processo de fusão
- temperatura muito alta, o que faz com que a água evapore muito rápido e, assim, impede o processo de fusão.
Sobre a temperatura da minha prensa antiga: instalei um regulador de intensidade de luz, com o qual posso variar a temperatura da prensa
entre 50 e 110 °C (medida na placa (sem folha de alto brilho)).
Experimentei todos os níveis!
Como agente umectante, uso Mirasol da Tetenal (testei diferentes diluições) e também detergente para louças com água destilada.
Atenciosamente
Thomas Jacobsen
Gast
Olá, Thomas,
Tenta colocar o papel úmido sobre a folha de alto brilho e passar um rolo de pressão com firmeza para remover o excesso de água antes de colocar a impressão na prensa quente.
Dessa forma, deve dar certo!
Atenciosamente,
Walter
Gast
Olá, Walter,
Obrigado, vou tentar espremer a água com mais força.
Atenciosamente,
Thomas