Dolcedo
Olá,
Sou estudante e, há algum tempo, “recuorei” um antigo laboratório fotográfico na nossa escola e já revelei alguns rolos e cópias. Agora estou procurando uma “fonte de papel” constante.
Alguém conhece uma opção acessível, que caiba no bolso de um estudante?
Seria ótimo, por exemplo, um papel de 18/24 a 24/30 com tons de preto profundos (não importa se é de barita ou PE).
Muito obrigado,
David Saiger
Ah, sim, no laboratório há filtros amarelados-acastanhados-esverdeados.
MirkoBoeddecker
... e nossos papéis checos são caros demais para você?
Então a situação fica realmente complicada.
Só resta o papel pequeno de 7 x 10 cm. 100 folhas por 3,48 euros.
Este também tem gradação fixa e não deve apresentar problemas com as lâmpadas.
Verifica novamente se tens amarelo, amarelo-esverdeado ou marrom.
O marrom também serve para alguns papéis multigrade. O amarelo-esverdeado é apenas para gradação fixa e o amarelo apenas para as marcas verdes, mais caras.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Dolcedo,
Estou na mesma situação; também sou estudante, mas na minha escola o laboratório fotográfico já foi fechado há muito tempo :(
A maneira mais barata de conseguir papel é conseguir que os antigos reveladores amadores vendam seus estoques restantes.
É surpreendente a quantidade de pessoas que já revelavam suas próprias fotos e que agora têm esse material guardado no porão.
Em pouco tempo, encontrei três doadores entre meus conhecidos.
O papel Ilford com 15 a 20 anos ainda está em ótimo estado.
Boa sorte
Jakob
Dolcedo
Quais são, afinal, os papéis tchecos? Foma?
Os filtros são, quase com certeza, verde-amarelados. Mas já usei eles para realizar a exposição a Ilford Multigrade IV e Tetenal Vario e não notei nenhum efeito de embaçamento nem nada parecido. É claro que também não sou muito exigente quanto aos resultados...
Como posso saber, de maneira geral, qual iluminação (amarela, verde...) cada papel precisa? Isso está indicado na embalagem?
Obrigado e um abraço,
David