Gast
...misturar tudo de uma vez (acho que só dura 6 meses) ou é melhor em pequenas porções?
Isso dá certo? O que é melhor?!
Obrigado,
xtoler
cfb_de
Olá, xtoler (por alguma razão, prefiro nomes reais),
Misturar “pouco a pouco” não adianta nada. As densidades aparentes dos diferentes componentes são bem diferentes entre si e, por isso, você não pode ter certeza de que está preparando a mistura corretamente.
Isso é justamente o que há de mais perverso na filosofia da Kodak (embora essa última palavra estrangeira já tenha, mais uma vez, um caráter mais satírico): o que importa é a quantidade. E se o cliente joga fora 80% de um produto pago... quem se importa. O faturamento está certo.
Portanto, é simples: prepare o revelador em um recipiente suficientemente grande e use-o a partir daí. “Infelizmente”, esses “reveladores ecológicos” costumam apresentar um comportamento muito direto quando se deterioram quimicamente. E essa é uma das razões do meu entusiasmo pelo RODINAL.
Atenciosamente,
Franz
skahde
...misturar tudo de uma vez (parece que só dura 6 meses) ou melhor, aos poucos?
Isso dá certo? O que é melhor?!
Na solução, os componentes se distribuem uniformemente, mas os sólidos no saquinho do X-Tol não. Além disso, há outro problema, não é como se eu já não tivesse experimentado essa ideia idiota (posso dizer isso, já tive essa ideia antes 8) ) por conta própria: quando você abre o saquinho, o conteúdo absorve um pouco de umidade e fica rançoso em pouco tempo. Mesmo selar novamente não ajuda. Em algumas semanas, forma-se uma pasta marrom nojenta. Abrir o saco = preparar tudo ou jogar tudo fora.
Provavelmente não é uma “filosofia” da Kodak oferecer o Xtol apenas em embalagens de 5 L e 50 L. O pequeno de 1 L causou muitos problemas e, segundo uma estimativa grossa, na época joguei fora mais Xtol de 1 L empelotado do que, até agora, restos do Xtol de 5 L.
A propósito, as vantagens do Xtol sem as desvantagens de durabilidade e tamanho da embalagem você encontra no DS10 da Suzuki. No entanto, é preciso prepará-lo você mesmo, e um produto comercial correspondente (pH baixo mais ascorbato et al.) impede a patente do Xtol até aproximadamente 2016.
Atenciosamente,
Stefan
Gast
Olá, homônimo,
Prepare o pacote de 5 litros com água destilada. Isso evita problemas causados por água com resíduos metálicos. Depois, encha 5 garrafas de 1 litro até a borda e tire muitas fotos!
Atenciosamente,
AUch-Xtoler
Gast
Olá,
Eu sempre preparo 5 litros e encho imediatamente garrafas de vidro marrons de 1 litro até a primeira marca. Coloco um pouco de Protectan por cima.
Eu uso o Xtol exclusivamente como revelador de uso único na diluição de 1:2. Há poucos dias, terminei a última garrafa da minha preparação de maio de 2004. Sem perda de qualidade. Sombras excelentes, nitidez muito boa.
A única coisa que me incomoda é a preparação no balde verde e a transferência. Ainda não encontrei a solução ideal para isso.
Atenciosamente
Kalle
Beef
Olá
O assunto já é antigo, mas tudo bem ;)
Recebi hoje meu pedido com RODINAL e X-Tol. Quero comparar esses reveladores com meus filmes Fomapan.
O RODINAL é ótimo, porque você tem o concentrado e só precisa realizar a diluição a cada revelação.
Também acho que não vou conseguir usar os 5 litros de Xtol antes que ele se estrague.
Então me ocorreu uma ideia: não seria possível misturar o Xtol para formar um concentrado extremo? Algo parecido com o RODINAL? Por exemplo, colocar 1 litro em uma garrafa marrom da Aponorm, da qual eu retiraria sempre apenas um pouco do concentrado de Xtol? Afinal, onde há pouca água, há também pouco oxigênio ligado = maior durabilidade ;)
Agora certamente virão respostas dizendo que o pó de 5 litros provavelmente não pode ser dissolvido em 1 litro... mas talvez dê para fazer isso de alguma forma ;) Mesmo que a dissolução demore várias horas... para mim valeria a pena.
Alguém tem experiência com isso? Ou talvez uma dica ainda melhor do que as mencionadas acima para conservar o Xtol pelo maior tempo possível?
Atenciosamente
Andi
orwograph
Essa questão da “morte súbita” não é tão grave assim se você preparar a solução em água desmineralizada. Deve durar pelo menos um ano. Por isso, não entendo qual é a vantagem de concentrar tanto a solução. Quem te diz que o líquido não vai estragar ou azedar? Acho que os químicos da Kodak já pensaram bem na concentração. Além disso, não é preciso usar a solução na proporção de 1+3. 1+1 já dá, afinal tem gente que consome puro. E, dependendo da lata de revelador, isso dá para apenas 9 rolos (120) com um volume de 550 ml. E isso não é nada. O que eu acho realmente chato é que, depois de preparar, ficam cinco garrafas de um litro de X-Tol azul espalhadas pelo apartamento ou em qualquer outro lugar.
Peter.
Gerd
Embora eu não tenha experiência com isso, existe o Fomadon Excel em embalagem de 1 litro (máximo de 10 rolos). Ele é semelhante ao XTOL, e os tempos de revelação podem ser os mesmos. (No momento, a descrição na loja está incorreta, mas no PDF está correto)
É um pouco mais caro que a embalagem de 5 litros da Kodak, mas 40 centavos por filme não deve ser muito caro. Vale a pena experimentar para ver se você gosta desse tipo de revelador.
A propósito, garrafas marrons são baratas na farmácia, e água destilada na loja de materiais de construção.
Gerd
Wolfgg
Aqui, a última postagem diz que é possível concentrar a embalagem de 5 litros de Xtol até 2 litros:
http://www.rangefinderforum.com/forums/sho...p?postid=925945
Os problemas de validade só devem surgir se o revelador ficar exposto por um longo período a 30 °C ou mais.
Atenciosamente, Wolfgang
Beef
Olá, Peter,
obrigado pela sua resposta.
Sim, também li agora que o Xtol concentrado em 2,5 litros (ou seja, em vez de dissolver em 5 litros, basta dissolver em 2,5 litros e misturar com água na hora de usar) tem validade de mais de um ano. O uso de água destilada é importante para esse revelador, como percebi agora.
Qual é a vantagem da alta concentração? Bem, como você mesmo disse: não quero necessariamente ter cinco frascos de farmácia cheirosos espalhados por aqui ;) Afinal, já tenho 4 desses e mais 4 de plástico por aqui ;)
Sim, eu também ainda não entendo muito de xtol...para ser sincero, não faço ideia de como devo preparar esse revelador (proporção) ;)
Até agora, usei o ATM49... o revelamento era sempre mais ou menos uma questão de estimativa... a gente tinha que ficar calculando quanto tempo a mais precisava revelar, quanto mais filmes já tivessem sido revelados com ele. E, além disso, o resultado da imagem com esse revelador não era muito a minha praia.
Agora, resolvi encomendar Rodinal e Xtol. Com o Rodinal, já fiz hoje uma série completa de testes com tempos de revelação de 3 a 15 minutos. Olhando para os negativos, estou muito impressionado. Principalmente com a facilidade de controlar esse revelador de USO ÚNICO.
Bem, e agora estou um pouco cético em relação à solução de xtol, que preciso preparar e provavelmente ter que revelar novamente com esses “TEMPOS APROXIMADOS”.
Mas também dá para preparar o Xtol como revelador de uso único (1:1)... isso está certo? Isso significaria que eu teria que misturar a mistura de 5 litros com mais 5 litros de água??? Ou seja, para 10 litros??? :lol:
Atenciosamente
Andi
cfb_de
Olá, Andi,
Basicamente, prefiro os reveladores de uso único a toda essa baboseira de diluições que não dá pra repetir. Você também descreveu isso com suas experiências com o ATM49.
Para usar o XTOL como revelador de uso único, você pega a quantidade necessária do galão de 5 litros e dilui com água. Após o revelamento, a solução vai para o ralo e o galão de reserva simplesmente não fica mais tão cheio.
Para facilitar o entendimento (tenho a impressão de que você está meio perdido agora): você também realiza a diluição do frasco inteiro de Rodinal na proporção 1+50 quando quer revelar um filme? Pois é.
Você retira os poucos ml de que precisa. Com o XTOL é exatamente assim, só que você precisa preparar o “concentrado” a partir dos sachês de pó antes.
Se a solução de 5 litros realmente puder ser dissolvida em 2,5 litros (o que não vou verificar por falta de XTOL), o uso como revelador de uso único seria, sem dúvida, o método ideal. O balde para a solução-mãe fica com apenas metade do tamanho. Para obter resultados comparáveis à preparação padrão “1+1”, você precisa realizar a diluição de 0,5+1.
Atenciosamente,
Franz
HenningH
... Para obter resultados comparáveis aos da abordagem padrão “1+1”, você precisa realizar a diluição de 0,5+1. ...
Talvez eu esteja meio perdido agora... ;)
Não deveria ser 1+3 ou 0,5+1,5?
Saudações swingantes
Henning
cfb_de
Olá, Henning,
Quando se prepara o XTOL na "concentração nominal", há diluição na proporção de 1+1.
Se agora se preparar o XTOL na proporção de “0,5 do valor nominal” (ou seja, a solução de 5 l dissolvida em 2,5 l), é necessária metade da solução-mãe para a mesma quantidade de pó. Portanto: 0,5 partes de solução-mãe de XTOL mais concentrada e, mesmo assim, exatamente mais uma parte de água (cuja concentração, afinal, não mudou).
Tudo claro agora?
Para 1+3, cada um pode fazer o cálculo por conta própria. No fim das contas, é um problema de regra de três para o oitavo ano do ensino fundamental. Portanto, nada de especial.
(Conheço uma observação maliciosa para encerrar: “iudex non calculat”. Com isso, os juristas querem dizer que não sabem fazer contas; na tradução literal, também se poderia ironizar que o direito não conta. Mas essa evidente incapacidade de calcular a diluição de seus próprios produtos químicos no laboratório — isso é regra de três —, aliada a uma censura pública cada vez mais forte, só leva a mais restrições ao nosso hobby por parte das autoridades competentes. Recentemente, isso pôde ser visto ao vivo e em cores no Selentoner. A humanidade está sendo protegida e os produtos em questão não servem tão bem.)
Atenciosamente,
Franz
mdeutgen
Franz,
será que você está pisando em um corpo oco que se move? O Henning está certo no que comentou!
Quando preparo o XTOL na forma concentrada (dissolvendo o pacote de 5 l em apenas 2,5 l), preciso, como primeiro passo, diluir esse concentrado de volta ao “nível normal” (dobrando o volume) e só então posso preparar minha diluição 1+1. Na minha forma de escrever, fica assim:
(0,5 + 0,5) + 1 = 0,5 + 1,5 ou também 1 + 3
Atenção: 1+3 aqui não deve ser confundido com a diluição 1+3 da solução-mãe normal; por isso, prefiro aqui a notação 0,5+ 1,5 como indicador de uma solução-mãe mais concentrada. Mas cada um pode fazer como quiser, como um telhador.
Martin
Gerd
Aqui estão alguns links sobre o Xtol
: aqui,
aqui.
Gerd
mdeutgen
Não sei se o manual do Jörg Bergs aborda esse caso específico...
Beef
Ontem já dei uma olhada em todos os tutoriais que encontrei no Google ;)
Então, posso esclarecer uma coisa logo de cara?:
Stock = misturar todo o pó em 5 litros de água
1:1 = misturar a mistura de 5 litros com mais 5 litros de água
1:2 = misturar a mistura de 5 litros com 10 litros de água
etc...
(ou seja, estou falando apenas da proporção)
NO INÍCIO, eu sempre pensei que 1:1 significava: TODO o pó na quantidade de água indicada.
Só encontrei o termo “stock” através deste site:
Diretório de Reveladores e Filmes
(site muito bom!).
Acho também que, por causa desse mal-entendido, preparei meu ATM49 de forma errada... sempre usei a mistura normal de 2 L como revelador de múltiplas utilizações (praticamente “stock”, se não me engano).
E agora o mais importante para mim:
Na embalagem do Xtol constam tempos de referência. Abaixo disso, está indicado que é possível obter tempos de revelação mais longos por meio de diluição na proporção 1:1 (ou seja, a partir dessa PROPORÇÃO: adicionar mais 5 L de água???).
Então, QUAL diluição é a indicada para
REVELAGEM DE USO ÚNICO
???
Agora certamente virão respostas dizendo que isso não importa... mas eu gostaria de saber qual é a diluição oficial, para que eu consiga um bom equilíbrio entre tempo, grãos e nitidez.
Atenciosamente
Andi
Gerd
Na verdade, é bem simples. Vou repetir para que você anote.
Você pega todo o seu pó, mistura em 5 litros de água (de preferência destilada, por exemplo, comprada em lojas de materiais de construção) e deixa essa mistura — que agora se chama solução-mãe — de lado, debaixo da cama, no armário, onde for.
Quando for revelar um filme, você pega da solução-mãe a quantidade necessária para obter uma mistura 1:1, 1:2 ou 1:3 na sua lata.
Se você quiser fazer uma mistura 1:1 e tiver uma lata que precise de 250 ml de produto químico, pegue 125 ml da solução-mãe e adicione 125 ml de água.
Da mesma forma, deixo o cálculo por sua conta se você quiser fazer 1:2 ou 1:3. Quanto maior a diluição, mais suave fica a impressão da imagem, com um grão um pouco distorcido.
Você deve tomar cuidado para não colocar menos de 100 ml da solução-mãe por filme, caso contrário, segundo a Kodak, haverá problemas.
Então, QUAL é a diluição para REVELAGEM ÚNICA???
Com certeza virão respostas dizendo que isso não importa... mas eu gostaria de saber qual é a diluição oficial, para conseguir um bom equilíbrio entre tempo, grãos e nitidez.
A solução-mãe diluída só serve como revelador de uso único, porque ela se degrada bem rápido. No entanto, menos rápido do que o RODINAL, que já deve estar impróprio para uso após 20 minutos.
Existem tempos de revelação recomendados para cada uma das diluições. Se você só tem os tempos para 1:1, então deve revelar com a diluição 1:1 e nos tempos recomendados, e não ficar experimentando aleatoriamente. Você pode deixar isso para quando já souber mais ou menos o que está fazendo.
Preste atenção para que a temperatura esteja correta. Use um termômetro adequado, por exemplo, um destinado a processos coloridos, que pode ser adquirido na FOTOIMPEX.
mdeutgen
Andi,
só para esclarecer melhor:
Para preparar o XTOL, basta colocar todo o conteúdo do sachê em 5 litros de água (de preferência água destilada). Isso resulta na sua solução-mãe (em inglês: stock solution). Se você revelar os filmes com essa solução, dá certo; basta aumentar o tempo de revelação de acordo com as instruções à medida que o número de filmes aumenta.
Por outro lado, é melhor preparar um revelador de uso único a partir da solução-mãe, realizando a diluição na proporção de 1 + 1. Nesse caso, porém, você deve retirar do seu estoque apenas a quantidade de solução-mãe necessária para a sua caixa de revelação; para uma JOBO 1510, portanto, 125 ml de solução-mãe mais 125 ml de água. A diluição 1 + 1 estraga muito mais rápido do que a solução-mãe!
Nesse contexto, faz sentido não armazenar a solução-mãe em um recipiente de 5 l, mas sim transferi-la para garrafas menores. Uma garrafa cheia até a borda com gás inerte dura muito mais tempo do que uma garrafa cheia até a metade.
Talvez você possa baixar a ficha técnica da Kodak; ela está em inglês, mas descreve o assunto de forma bastante detalhada.
Caso contrário, me mande uma mensagem privada e eu te envio!
Martin
cfb_de
Será que você está pisando em um corpo oco de formato redondo? O Henning está certo no que comentou!
Olá, Martin,
Certamente não estou. Estamos apenas falando por cima um do outro. Vou definir o “1+1” da ficha técnica como “diluição teórica”, talvez isso traga um pouco de clareza.
Essa diluição teórica é alcançada quando dissolvo o conteúdo do sachê em 5 l de água e, em seguida, diluo ainda mais na proporção 1+1.
Se eu dissolver o conteúdo do sachê em apenas 2,5 l de água, obtenho uma solução-mãe com concentração duas vezes maior. Portanto, para atingir a diluição teórica, preciso apenas da metade dela. Ergo: 0,5 partes de solução-mãe para uma parte de água. Foi isso que eu escrevi, nada mais.
Quem está aqui em cima desse corpo oco redondo? ;)
Atenciosamente,
Franz