Olá!
€
<blockquote class="ipsBlockquote" data-author="elizabeth_reed" data-cid="19522" data-time="1458739799">
<div>
Mais uma vez, uma conclusão sobre o problema ou a questão: ao contrário do que eu havia imaginado inicialmente, dá para usar a placa Magnifax original com a lente de 40 mm; pelo menos em ampliações na placa base até o tamanho 50x60, que ocupa toda a folha, há (por pouco) espaço suficiente para focar. Certamente seria mais confortável com uma placa mais recuada, mas não é uma necessidade!
€
Você tem mesmo a placa Magnifax com um recuo de cerca de 15 mm e não, por acaso, a placa Axomat/Opemus, que tem a mesma aparência com o mesmo diâmetro externo, mas permite apenas um recuo de cerca de 10 mm?
Se for o caso, talvez você pudesse simplesmente encurtar o fole, que, para os padrões atuais, pode ser esticado desnecessariamente. Assim, ele ficaria menos no caminho... (já fiz isso uma vez em um Axomat, onde foi bem fácil e valeu muito a pena!)
€
Atenciosamente, Karl
</div>
</blockquote>
Sim, definitivamente a do Magnifax. Afinal, também tenho no meu arsenal a placa um pouco mais plana para o Opemus :)
Acho que a Meopta tinha como acessório uma placa ainda mais rebaixada para uma lente VG de 30 mm de fabricação própria, mas sem rosca M39 e, de qualquer forma, provavelmente difícil ou impossível de encontrar.
Ainda não tinha pensado em encurtar o fole, obrigado pela dica. No momento está indo muito bem quando coloco o vidro AN na parte superior e a máscara KB menor na parte inferior. Na minha primeira tentativa, coloquei a máscara KB maior na parte inferior; com ela, o “sanduíche” parece ficar um pouquinho mais alto e realmente se chega ao limite, onde na verdade não é mais possível fazer uma focagem correta. Mas agora está indo muito bem. Depois de 30 anos com a DuKa, consegui as primeiras cópias 50x60 :) A Componon WA de 40 mm me parece bastante nítida. Também não vejo perda de nitidez nas bordas (ampliei em f8).