roslie
Olá,
sou novo neste fórum e tenho algumas perguntas (por que mais alguém viria parar aqui? :unsure:
Fiz uma boa compra há uma semana e agora tenho uma Meopta Opemus 6 em casa. Além disso, veio com todo tipo de material para câmara escura — mas o equipamento ainda não está completo. Já trabalhei com uma Meopta Opemus 5 antes e sempre fiquei bastante satisfeito — mas não me peçam detalhes sobre o aparelho. Só agora estou começando a me informar sobre todos os detalhes que é preciso e se deve levar em conta quando se adquire um equipamento desses.
O ampliador que tenho agora é um modelo padrão bem comum (também tem escrito “Standard” nele :( ) Além disso, o vendedor me deixou uma caixa cheia de filtros Ilford Multigrade mais antigos. Até agora, ainda não trabalhei com papel Multigrade, mas parece bem interessante e me atrai bastante. [COLOR=green]Mas, quando olho para os filtros, eles não parecem estar em muito bom estado. Além disso, o ampliador também não tem uma gaveta de filtros embutida, mas sim uma espécie de gaveta de filtros provisória que pode ser aparafusada sob a lente de ampliação. Para testar, com certeza dá para usar, mas para realmente tirar fotos das quais se possa desfrutar por mais tempo, não consigo imaginar essa solução.[COLOR=green]
Uma pergunta: se eu colocar os filtros na frente da lente de ampliação e eles já estiverem um pouco danificados ou empoeirados... não vou ter imediatamente marcas de poeira e imperfeições na cópia? Ou manchas de manchas nas folhas de filtro... com certeza isso vai aparecer na cópia, ou vai ter algum efeito, não é?
Talvez alguém possa me explicar de forma breve e compreensível o que posso fazer agora com meu modelo básico Opemus 6 para, algum dia, conseguir ampliações decentes em papel multigrade. Vi que existe uma cabeça multigrade, mas o preço... não imaginava que algo assim fosse tão caro?! ;)