roslie
Olá,
sou novo neste fórum e tenho algumas perguntas (por que mais alguém viria parar aqui? :unsure:
Fiz uma boa compra há uma semana e agora tenho uma Meopta Opemus 6 em casa. Além disso, veio com todo tipo de material para câmara escura — mas o equipamento ainda não está completo. Já trabalhei com uma Meopta Opemus 5 antes e sempre fiquei bastante satisfeito — mas não me peçam detalhes sobre o aparelho. Só agora estou começando a me informar sobre todos os detalhes que é preciso e se deve levar em conta quando se adquire um equipamento desses.
O ampliador que tenho agora é um modelo padrão bem comum (também tem escrito “Standard” nele :( ) Além disso, o vendedor me deixou uma caixa cheia de filtros Ilford Multigrade mais antigos. Até agora, ainda não trabalhei com papel Multigrade, mas parece bem interessante e me atrai bastante. [COLOR=green]Mas, quando olho para os filtros, eles não parecem estar em muito bom estado. Além disso, o ampliador também não tem uma gaveta de filtros embutida, mas sim uma espécie de gaveta de filtros provisória que pode ser aparafusada sob a lente de ampliação. Para testar, com certeza dá para usar, mas para realmente tirar fotos das quais se possa desfrutar por mais tempo, não consigo imaginar essa solução.[COLOR=green]
Uma pergunta: se eu colocar os filtros na frente da lente de ampliação e eles já estiverem um pouco danificados ou empoeirados... não vou ter imediatamente marcas de poeira e imperfeições na cópia? Ou manchas de manchas nas folhas de filtro... com certeza isso vai aparecer na cópia, ou vai ter algum efeito, não é?
Talvez alguém possa me explicar de forma breve e compreensível o que posso fazer agora com meu modelo básico Opemus 6 para, algum dia, conseguir ampliações decentes em papel multigrade. Vi que existe uma cabeça multigrade, mas o preço... não imaginava que algo assim fosse tão caro?! ;)
Além disso, a base para negativos é de plástico. Só conheço as pesadas, de metal e com placas de vidro — e sempre me dei bem com elas. Dá para comprar essa versão separadamente em algum lugar?
Como lentes, recebi uma Meopta Anaret 4,5/50 e uma EL-Nikkor 50 mm 1:2,8, que está montada no momento. Isso serve?
Como disse, até agora sempre trabalhei com equipamentos que não eram meus e nunca me preocupei muito com os detalhes e as peças individuais, mas quando se decide montar algo por conta própria... de repente se depara com muitas possibilidades e peças adicionais, e não sabe por onde começar nem o que vale a pena comprar. :D
Então, não se deixem intimidar pelo meu primeiro post, que já está bem longo. Ficaria feliz com sugestões e mando um “Oi!” amigável para todo mundo :)
:D
Gast
Os filtros MG colocados sob a lente devem estar em boas condições. No compartimento de filtros, eles podem estar um pouco sujos, mas é melhor não usar filtros desbotados, pois as gradações não ficam mais corretas.
Para minimizar os problemas de poeira, é realmente melhor usar uma base de metal e, para K.B., é melhor usar as inserções de metal. É possível encomendá-las novamente.
Ambas as lentes V estão em boas condições para uso até 30x40.
Ou seja, o ajuste de nitidez é um pouco mais fácil com a 2,8 El Nikkor.
A adaptação com a cabeça VC é sempre um pouco mais cara, mas esses filtros não desbotam.
O sistema da Heiland (Split Grade) é ideal para o processamento com os papéis VC; há pouco tempo, também está disponível para a Meopta (956,00 euros), com adaptação para Meograde ou Color 3.
Atenciosamente,
Fotohuis RoVo
Robert
Gast
Os filtros estão disponíveis na FOTOIMPEX por cerca de 10 euros; eles são limpos e estão em perfeitas condições, então compre novos
Basta colocá-los sob a lente. Isso tem a vantagem de permitir o ajuste com a imagem bem iluminada, sem que a nitidez seja alterada novamente ao inserir os filtros. Isso é muito mais fácil, especialmente ao usar duas gradações por imagem. Ou, com um grampo no filtro vermelho, basta girar o filtro vermelho para fora e o filtro de gradação já fica exposto à luz sem precisar segurá-lo.
As bases para negativos sem vidro têm a vantagem de não causarem anéis de Newton e de não ser necessário remover poeira do vidro. Para evitar que o negativo “salte” com o aquecimento, basta um vidro na parte superior. Acho que dá para tirar as placas, mas não tenho certeza. Plástico ou metal, não importa, desde que funcione.
A Anaret é boa, nunca usei a Nikkor. A imagem de ajuste fica mais clara com a Nikkor devido à abertura inicial maior e, por isso, é mais fácil de ajustar. Na exposição, não importa, pois se reduz a abertura.
Ronald
Gast
Olá, roslie,
Ainda tenho um conjunto de filtros Ilford em casa, e eles estão em bom estado. Como troquei o meu Opemus 6 A para o Heiland Splitgrade, não preciso mais desses filtros.
Se você me reembolsar os custos de envio, eu os envio para você.
NB: As películas foram cortadas sob medida para a gaveta de filtros da Opemus 6 A, portanto não têm mais o formato original. O corte é preciso e as películas em si estão em bom estado, mesmo quando colocadas na frente da lente.
Me avisa se precisar dos filtros!
Atenciosamente,
Georg
georg.schomacher@web.de