harald
Olá, pessoal!
A reforma do meu porão para transformá-lo em câmara escura está quase concluída, e os principais itens de mobiliário já estão instalados.
No porão de aquecimento de 10 m², recém-revestido com azulejos, com uma bancada de cozinha resistente de 2,40 m, prateleiras, sistema de ventilação e exaustão opaco e separado, e tudo bem livre de poeira.
Pode-se dizer que levei a sério os conselhos de vocês e coloquei a maioria deles em prática. Mais uma vez, obrigado por isso.
Depois de ter limpado todo o material de laboratório de um antigo armário de química escolar (frascos, provetas, pipetas etc.), só falta fazer a manutenção e limpeza do ampliador, um velho Opemus 6, e ainda falta a cortina para escurecer o ambiente.
Hoje, então, examinei todos os acessórios de laboratório que colecionei e comprei em leilões e verifiquei se eram utilizáveis. Há muitos itens antigos da ORWO e outras coisas que não sei se devo usar ou se é melhor descartar.
1.500 folhas de papel fotográfico ORWO em vários tipos e formatos até 13x18
Produtos químicos ORWO:
A49 de 07/89
A03 de 07/89
A300 /1 embalagem grande + 1 pequena, cada uma composta pelas partes 1+2 – sem data
A901 Anticalcário?
2x C7362 de 11/89
1x A300 já da Calbe (GmbH) pós-reunificação, também sem data
vários frascos de Neofin Rot, sem data, mas com preço em DM
Além disso, tenho várias caixas de revelação:
- Triplex, Plastimat e uma Jobo 1520 bastante nova (para ela, já comprei até um acessório de enxágue)
- Grampos para filme, bandejas usadas de vários formatos, pinças para imagens e também um raspador de filme
- Também tem 1 termômetro
- Para o ampliador, tenho 2 lentes: uma Anaret 4,5/80 e uma Rogonar 2,8/50; esta última parecia muito leve e, aparentemente, tem um alto teor de plástico.
- Temporizador Kaiser automatic CPS
- Moldura Meopta 24x18
Além disso, já havia comprado preventivamente os seguintes produtos químicos novos:
- A49
- N113
- Banho de parada Classic STP
+ Lâmpada de luz vermelha
+ Filtros de gradação 1-5 e papel compatível
Isso é tudo quanto à introdução, infelizmente um pouco longa.
Agora, minha pergunta: o que eu ainda deveria usar disso, em qualquer combinação, e do que eu deveria ficar longe?
Espero receber muitas dicas boas e agradeço desde já.
Atenciosamente, Harald. :unsure:
uworischki
Podes usar tranquilamente o A49, o A03 e o A300 da “época pré-Reunificação”. Esses produtos (aqui vê-se a vantagem da química em pó...) ainda funcionam, desde que os saquinhos de filme não se desintegrem por causa da idade. Eu mesmo ainda uso o N113, o A300 e o A49 daquela época antiga.
Sobre o Neofin e os outros reveladores líquidos, não posso dizer muito, exceto talvez que os concentrados RODINAL e F09 ou R09 parecem ser imortais...
Uwe
Gast
Olá, Harald,
Não recomendo usar a pinça para retirar o filme, pois ela risca o rolo inteiro muito rapidamente. É melhor deixar secar ao ar livre, ainda mais porque você se esforçou tanto para mantê-lo "livre de poeira".
A lente de 80 mm é para negativos de formato médio, a de 50 mm é para 35 mm.
Todas as caixas devem ainda funcionar, desde que não entre luz e estejam cheias. Modelos diferentes têm maneiras diferentes de ser manuseados, por isso é preciso praticar. Você terá que sacrificar um rolo de filme; pratique em ambiente bem iluminado. Para começar, use a caixa com a qual você se dá melhor.
Pela minha experiência, você pode usar os produtos químicos em pó por muito tempo. É claro que a embalagem precisa estar intacta, como o Uwe já descreveu. Eu mesmo usei Neofin Blau (também em promoção na DM) com sucesso na semana passada; aqui, só vale a pena experimentar.
O papel Orwo também deve ainda funcionar, desde que não tenha sido exposto à luz, é claro. Os tamanhos pequenos são bem bons para começar, você só precisa de bacias pequenas, portanto, gasta pouco produto químico. A desvantagem é o tempo de lavagem mais longo em comparação com o papel PE. Você não precisa de filtro de gradação para isso, pois é de gradação fixa. O princípio de funcionamento é o mesmo com os dois tipos de papel (barita e PE), mas a sensibilidade do papel também varia, portanto, não transfira os valores simplesmente. No entanto, no início provavelmente haverá muitos descartes que não precisam ser lavados, então isso certamente se equilibra. Na minha opinião, é ideal para praticar.
Acho que só falta a escurecimento e a manutenção do Opemus. E, claro, um rolo cheio de fotos...
Ronald