dpc
Ao tentar baixar o catálogo da Beseler, aparece a mensagem “(apenas o que ainda está disponível)”.
Isso significa que a FOTOIMPEX não importa mais produtos da Beseler? Se for esse o caso, há alguma alternativa prevista para atender a todos aqueles que desejam ampliadores acima de 6x9? Isso é particularmente interessante para os clientes da Fotoman...
MirkoBoeddecker
O antigo proprietário da Beseler faleceu há dois anos.
Depois disso, a empresa continuou funcionando mais ou menos por mais um ano e, por fim, foi dividida e liquidada.
As peças de reposição e uma pequena parte da linha de produção foram vendidas a um novo proprietário.
Este aumentou nossos preços em 30% de um dia para o outro — ao mesmo tempo, porém, reduziu os preços para seus revendedores nos EUA :unsure:
Em tempos em que qualquer um pode rapidamente verificar na B&H quanto custa um Beseler nos EUA, não somos mais competitivos.
Além disso, só poderíamos oferecer aparelhos com o plugue cortado devido a todas essas novas normas da UE sobre segurança elétrica.
Tudo isso, considerando o volume de vendas de apenas um aparelho vendido em dois anos, nos levou a manter apenas um serviço de peças de reposição :(
O mercado de usados no eBay está simplesmente muito atraente atualmente para a venda de aparelhos novos.
Se as condições gerais mudarem novamente, voltaremos a vender Beseler ;)
Mirko
MirkoBoeddecker
E não se esqueça: para o formato 6x17, você precisa de um ampliador 13x18!!
O formato 4x5" não serve!
Gast
Olá, Mirko,
Se você ainda quiser vender ampliadores profissionais, por que não considera os ampliadores Kienzle como alternativa?
Esses equipamentos são realmente muito robustos, e o Sr. Kienzle também se dispõe a fazer a adaptação e o conserto de produtos de outras marcas.
Pela minha própria experiência, recomendo vivamente.
Atenciosamente,
Dierk
MirkoBoeddecker
Sim, mas infelizmente ele está “casado” com o monocromático... :unsure:
Gast
Olá,
Os ampliadores Kienzle são muito bons, mas também, conforme consta na lista de preços da Monochrom, caros e, como já mencionado, vendidos exclusivamente pela Monochrom.
Em 1996, tive que escolher um novo ampliador 4x5", pois a antiga sofreu danos irreparáveis durante a mudança do laboratório. A pré-seleção recaiu sobre a Kienzle e a japonesa LPL (veja Jobo). Resultado: trabalho agora, desde o início de 1997, com uma Jobo 4x5 polegadas, equipada adicionalmente com o Splitgrade da Heiland. A diferença de preço em relação à Kienzle com o mesmo equipamento era, na época, de mais de 1.100 marcos alemães! A propósito, o LPL/Jobo está disponível em várias versões: Standard sw; Multicontrast; Cor e também Splitgrade!
Na prática, o Jobo/LPL não fica atrás do Kienzle, e a vantagem para todos que desejam comprar na FOTOIMPEX: a FOTOIMPEX comercializa tanto o Jobo quanto o LPL; pelo menos é o que parece, de acordo com o catálogo/site!
Recomendo vivamente o LPL/Jobo na gama de 4x5 polegadas, embora, naturalmente, haja aqui e ali alguns pequenos detalhes que poderiam ser melhorados, mas isso aplica-se a quase todos os equipamentos no mercado.
A propósito, quem não quiser comprar um ampliador novo, encontrará certamente algo no mercado de usados, incluindo Beseler, mas sobretudo equipamentos Durst a um “preço baixo”.
MirkoBoeddecker
Fornecemos toda a linha LPL, desde que a importação direta seja vantajosa; caso contrário, compramos da Jobo.
Mirko
Gast
Olá, zensua,
o que te fez não gostar do Laborator 1200?
Ainda não encontrei nada que precisasse ser melhorado :unsure:
Atenciosamente, Stephan
Gast
Olá, Stephan,
Não tenho nada contra a Durst Laborator 1200. No entanto, em 1996, a disponibilidade, o preço e alguns detalhes de operação pesavam contra ela! Isso, porém, tem a ver apenas com o meu método pessoal de trabalho. Também não quero entrar aqui em uma discussão sobre “qual é o melhor ampliador?”, pois “o melhor” não existe! Tudo depende do uso pessoal, dos métodos de trabalho e das preferências.
No que diz respeito a “pontos a melhorar”, só posso dizer que quase todos os ampliadores emitem luz difusa, que a iluminação uniforme frequentemente diminui nas bordas e que, em quase todos os ampliadores (aqueles que conheço pessoalmente: DeVere, Dunco, Kaiser, Jobo; e, segundo relatórios de testes, também Durst, Beseler e Ahel) não há 100% de paralelismo entre a mesa de negativos e a mesa de lentes. No entanto, muitas vezes é possível corrigir essa falha por conta própria, caso não haja opções de correção de fábrica, com um pouco de habilidade e criatividade. Se, além disso, a moldura de ampliação for ajustável (por exemplo, a moldura Salthill), é possível compensar totalmente essa falha, de modo que ela praticamente não se manifeste. Aliás, a Salthill disponibilizava um kit de ajuste (não sei se ainda está disponível hoje) com o qual é possível verificar com exatidão o paralelismo dos três planos (plataforma do negativo, plataforma da lente e moldura de ampliação). Eu mesmo o utilizo até hoje para ajustar esses três planos.
Da mesma forma, em vários ampliadores, o mecanismo de ajuste fino, a precisão e a fixação da extensão do mecanismo de ajuste fino (geralmente um eixo flexível) precisam ser melhorados. Um tema igualmente importante é a área das plataformas de negativos ou a troca de lâmpadas defeituosas, o que, em alguns ampliadores, degenera em verdadeiras orgias de desmontagem e remontagem, etc.
Mas, com isso, não estou dizendo nada de novo. Então, até mais, e quem conseguir encontrar um Durst Laborator 1200 usado por um bom preço, que não hesite; — pois ele não é, de forma alguma, pior do que outros aparelhos.
Atenciosamente,
Lo van de Renne
Gast
Olá, Lo,
obrigado pelos seus comentários. Concordo plenamente com você: não existe um ampliador “definitivo”, pois é sempre uma questão de preferência pessoal.
O que me fascina no ampliador Kienzle é que esses aparelhos são produzidos na enésima geração. E isso em construção clássica de metal, em pequenas séries. Isso significa que o plástico é usado com moderação e a maioria das peças é feita de metal sólido e angular, que foi estampado, fresado ou torneado.
Além disso, o Sr. Kienzle parece ser, ao mesmo tempo, projetista, chefe de marketing e diretor de produção. Acho que, se alguém lhe fizesse sugestões de melhorias, ele pelo menos elaboraria uma proposta para um produto personalizado ou incorporaria novas ideias em seus produtos (desde que lhe parecesse vantajoso). Essa individualidade é bastante rara hoje em dia.
Aliás, a Kienzle também vende modelos de demonstração diretamente da fábrica. Portanto, vale sempre a pena ligar. (Normalmente, é o próprio chefe da empresa que atende — um simpático suabo.)
Mas não quero fazer propaganda dissimulada aqui. Afinal, os fatores acima mencionados têm pouca influência na funcionalidade e na relação custo-benefício.
Atenciosamente,
Dierk