Gast
Olá
A Meopta tem uma moldura de ampliação bem barata.
Alguém aqui já usou? Ela é boa (ou seja, realmente útil) ou é apenas barata e, consequentemente...
Obrigado pela ajuda.
Gast
Até agora, não tive nenhum problema com as molduras Meopta. Tenho os dois tamanhos e estou satisfeito. As molduras são bem resistentes. Acho que vão durar uma eternidade.
O único problema poderia ser a perpendicularidade. Mas isso também acontece com outras molduras (até mesmo as mais caras!).
Você deve marcar seus formatos nas molduras; caso contrário, é bem chato quando as molduras têm larguras diferentes. Se você trabalha com papel baritado, isso não é tão grave, já que a borda é cortada de qualquer maneira.
Se for necessária uma perpendicularidade absoluta, não se puder cortar nada e você usar apenas 1 ou 2 formatos, existem máscaras (molduras) não ajustáveis. Elas consistem em uma placa base e máscaras. Uma máscara para um formato. É um pouco caro. Encontra-se na Phototec. Talvez a FOTOIMPEX também tenha algo assim no catálogo.
Atenciosamente
Andreas
cfb_de
Olá, Martin,
Eu já tive a moldura 18x24 da Meopta e não fiquei satisfeito com ela. A peça era muito instável para o meu gosto. Substituí-a por uma moldura Kindermann 20x30, também usada, que possui duas travessas em ambos os lados e pode ser ajustada em ângulo reto com um esquadro.
No entanto, agora também o uso raramente, pois, para os formatos que mais utilizo (13x18, 18x24 e 30x40), sou um usuário satisfeito do já mencionado Versamask. Na minha opinião, não há sistema melhor.
Atenciosamente,
Franz
Sandra
Oi, Martin,
Eu também tenho a moldura Meopta e ela me irrita. Dá para trabalhar com ela, mas, a longo prazo, estou pensando em comprar uma moldura melhor. O problema com o alinhamento perpendicular, como já foi mencionado, pode ser resolvido com um triângulo de ângulo reto e fita adesiva para embalagens.
O que mais me incomoda, porém, são as conexões à esquerda e na parte superior. Elas não ficam bem fixas, assim como a própria máscara (refiro-me às trilhos de metal); ela desliza ao inserir o papel, de modo que eu sempre preciso verificar o encaixe correto com um filtro vermelho antes da exposição.
Sandra
fotohuisrovo
Infelizmente, não existe uma solução boa e barata.
Como já foi mencionado, há o Versamask. Mas, claro, esses também são de formato fixo. Além disso, podemos recomendar as molduras de ampliação da Dunco (4 fitas de máscara).
A Leitz também já teve bons produtos no passado, e ainda existem algumas variantes americanas.
Atenciosamente,
Robert
Gast
Olá!
Eu mesmo tenho o Meopta grande e só posso desaconselhar essa porcaria a todo mundo (vale ressaltar: estou muito satisfeito com meu ampliador Meopta!); não só o Meopta não tem um ângulo reto, como o ajuste das bordas é totalmente impraticável: ou você aperta os parafusos com tanta força que não consegue mais ajustar a largura das bordas, ou com tão pouca força que eles ficam se desajustando sozinhos o tempo todo (não há meio-termo, e não se deve ficar girando os parafusos com muita frequência, pois os orifícios acabam se desgastando). Além disso, é possível mover a moldura em sua fixação 2-3 mm da esquerda para a direita — repetibilidade e trabalho preciso não são necessários com isso.
Molduras de ampliação novas costumam ter preços exorbitantes, e as usadas nem sempre são baratas — minha dica secreta: as molduras inglesas RR Beard Master Pro (também são frequentemente oferecidas sob os nomes Photon Beard, RRB ou Pelling & Cross); geralmente estão disponíveis no eBay por cerca de 50 euros, possuem um sistema de ajuste da largura da borda muito bom (embora não seja contínuo, mas ajustável apenas em etapas), um mecanismo de abertura muito estável e preciso, e podem ser facilmente ajustados para ficarem em ângulo reto.