Gast
Olá,
Vocês já perceberam que os filmes Efke, em fotos com flash, apresentam cerca de 3 a 6 DIN a mais do que outros filmes em preto e branco ou coloridos com a mesma sensibilidade?
(Eu sei da questão da “sensibilidade real/dupla”, mas, por exemplo, um Plus X revelado para 19 DIN também não volta a apresentar 22 DIN de repente quando se usa flash, ou será que sim?)
Concretamente, o Efke KB 50, submetido à exposição corretamente a 18 DIN à luz do dia de acordo com o exposímetro e revelado de forma adequada, resulta em cerca de 21-24 DIN nas minhas fotos com flash.
A esse respeito, é comum encontrar na literatura fotográfica antiga a observação de que os filmes P&B podem ser submetidos à exposição com duas aberturas a menos do que os filmes coloridos de sensibilidade comparável.
Mas isso não explica por que isso acontece e, em segundo lugar, pergunto-me por que isso não é mais o caso com outros filmes em preto e branco.
Com o que isso poderia estar relacionado: menor efeito de curta duração ou a sensibilização diferente?
Roland
PS: Mesmo que eu não entenda tecnicamente, é claro que é uma vantagem ter o dobro da sensibilidade ao flash com uma qualidade quase idêntica.
zensusa
Olá, Roland,
Aqui vai uma breve observação, uma “explicação” sobre por que os filmes Efke, entre outros, podem reagir de forma mais sensível à luz do flash.
De modo geral, existem, grosso modo, três tipos de filmes em preto e branco:
1. Os filmes Receptan, ou filmes com essas características (por exemplo, Maco PO 100c; Efke 25 e Efke 50)
2. Os filmes pancromáticos (que constituem a grande maioria, por exemplo, Agfa, Delta, HP5 etc.)
3. Os filmes superpancromáticos, como R3, Cube 400, Classic Pan 400 etc.
Os filmes Receptan, por exemplo, o Efke 25, têm uma sensibilidade espectral inferior a 400 nm (ou seja, até a faixa do UV), mas já param de funcionar por volta dos 630 nm de comprimento de onda. Ou seja, sua sensibilidade aumenta na direção da “luz azul” e diminui na direção da “luz vermelha”. Por isso, por exemplo, os filmes receptivos reproduzem as sombras (que, afinal, têm uma proporção maior de azul) significativamente melhor do que outros filmes em fotos de paisagens. Em contrapartida, eles são menos adequados para fotos do pôr do sol ou mesmo sob luz de lâmpadas incandescentes, já que sua sensibilidade na faixa do vermelho é bastante reduzida! Como a luz de flash, por si só, tem uma alta proporção de luz azul, teoricamente todos os filmes Receptan teriam uma vantagem aqui, ou seja, eles reagem com maior sensibilidade. Isso poderia ser, entre outras coisas, uma explicação, já que pode haver até 2 stops a mais de sensibilidade.
Apenas para completar, os filmes superpancromáticos têm um comportamento oposto. Ou seja, sua sensibilidade começa apenas por volta de 430 nm, mas se estende até cerca de 730 nm. Na prática, isso significa que são excelentes para uso no crepúsculo e sob luz incandescente, ou seja, com alta proporção de vermelho. Sua fraqueza reside, consequentemente, na menor sensibilidade na faixa do azul.
Os “filmes pancromáticos normais” começam com sensibilidade acima dos filmes Receptan, mas terminam abaixo dos filmes superpancromáticos; ou seja, são “medianos”.
Quem quiser conhecer na prática as peculiaridades desses filmes deve simplesmente fotografar uma tabela de cores à luz do dia, utilizando, respectivamente, um filme Receptan, um Pan e um Superpan. É surpreendente como os filmes traduzem as respectivas cores em tons de cinza de maneiras tão diferentes. Quem já tiver testado isso pessoalmente poderá então determinar rapidamente, caso tenha uma ideia específica de como os tons de cinza devem ser reproduzidos, qual tipo de filme é o ideal para concretizar essas ideias.
Até lá, saudações