Olá e muito obrigado,
bem, esse laboratório especializado é realmente um laboratório de qualidade.
Tanto para P&B quanto para cores. É claro que eles revelam qualquer filme; no momento, utilizam Ilford DD ou Tetenal.
Para mim, a questão principal não é tanto a escolha entre HP5 ou Delta.
Klaus
Olá, Klaus,
Você não pode revelar sozinho, mas confia no seu laboratório para o processamento e não se importa com alguns grãos. Nesse caso, dos filmes mencionados, eu escolheria o novo Tri-X. É um filme versátil, bastante sólido e tolerante. Se esse for muito caro, o APX 100, também conhecido como Turapan 100 (bom e barato), que ainda não foi mencionado.
Os Deltas e os TMAXes exigem um processamento preciso; eu só os processaria sozinho, embora, mesmo nesse caso, a exposição na sensibilidade nominal e a revelação seguindo à risca a ficha técnica não leve a resultados ideais. A exposição pode ficar um pouco mais generosa. No revelamento padrão, eu exporia o Tri-X a 260-320 ASA e o APX a 80-100 ASA. Um pouco mais de densidade nas sombras ainda não incomodou ninguém, mas pouca densidade, por outro lado, é um problema sério.
Teste antes de viajar se você está satisfeito com o desempenho do laboratório; talvez um filme CN seja a melhor escolha. Seria uma pena estragar as fotos das férias.