harald
Olá, pessoal,
Tenho mais uma pergunta sobre a montagem do meu primeiro laboratório fotográfico.
Há um ano venho juntando tudo certinho e já consegui quase todo o material de laboratório necessário.
Já fui várias vezes à Alte Schönhauser, em Berlim,
e comprei filmes, papel, produtos químicos e outras coisas; agora é hora de finalmente colocar tudo em prática.
O laboratório vai ficar na minha cave. Escurecer o espaço não é problema. Mas...
- e quanto à ventilação? Os produtos químicos cheiram muito? Quanto tempo dá para aguentar sem arejar?
- que tipo de revestimento devo escolher para a bancada, por causa das manchas?
- quanto espaço é realmente necessário?
- e quanto ao armazenamento do papel? Qual é a umidade do ar ainda aceitável
(não que meu porão seja úmido...), mas em todos os lugares diz para armazenar em local fresco e seco!?
- e como vocês mantêm seus banhos/soluções na temperatura certa?
Acho que por enquanto são essas as perguntas.
Agradeço antecipadamente pelas respostas, que espero que sejam muitas.
Atenciosamente, Harald.
Sandra
Olá, Harald,
Como revestimento, parece adequado, por exemplo, o papel liso para armários. Ele é fácil de limpar.
Quanto ao espaço necessário: é claro que você precisa de liberdade de movimento suficiente ao redor do ampliador, de uma superfície de apoio e, depois, para as bandejas. Se possível, organize-se de forma a ter, de um lado, a área de trabalho a seco e, do outro, a área de trabalho úmida.
Eu, pessoalmente, coloquei um banquinho no porão para poder sentar de vez em quando.
A altura de trabalho também é importante. Ela não deve ser muito baixa, senão você logo sente dores no pescoço :(
Móveis de cozinha antigos são muito práticos. Eles oferecem espaço de armazenamento, superfícies laváveis e uma altura de trabalho adequada, além de serem bem estáveis.
Não quero me comprometer com uma metragem mínima. Tenho cerca de 6 m² de área útil, o que já é bem apertado :P
Guardo o papel dentro de casa. Não só por causa da menor umidade do ar, mas principalmente por causa dos vapores dos produtos químicos. Portanto, sempre guarde o papel separado dos produtos químicos.
Desejo-te muita diversão
Sandra :)
harald
Muito obrigado, Sandra,
fico feliz com qualquer dica que conseguir.
Espero assim evitar alguns erros.
Nos últimos meses, li bastante sobre laboratórios e assuntos do tipo,
mas lá sempre se parte de condições ideais e, provavelmente,
também de muito espaço e capital disponíveis.
A experiência da maioria das pessoas certamente é diferente.
Vamos ver se mais algumas pessoas têm algum conselho para mim.
Até logo. Harald. :(
Urnes
Olá, Harald,
Bem, móveis de cozinha antigos são praticamente ideais. Eu também uso alguns. Mas também é prático simplesmente comprar bandejas fotográficas bem grandes e colocar as menores dentro delas. No meu laboratório, tenho duas bandejas grandes de 50x60 cm nas quais coloco as menores; claro, com as de 30x40 cm, preciso colocar algo por baixo para que caibam, mas é uma solução limpa e, se for preciso, dá para usar as bandejas maiores como banho-maria com um aquecedor de aquário.
Em termos de ventilação, no meu porão, com pé-direito de quase 2 m, mantenho a ventilação entre 1 e 1,5, dependendo dos produtos químicos utilizados. Mas, em caso de necessidade, também posso fazer uma pausa e arejar rapidamente.
O papel também fica armazenado no meu laboratório; há bastante espaço nos móveis antigos da cozinha. As baixas temperaturas entre 14 e 18 graus, quando não há aquecimento, e o ar um pouco mais úmido não causaram nenhum dano até agora. Tenho a impressão de que, com esse clima, também tenho menos problemas com poeira.
Os banhos e as soluções são aquecidos até a temperatura adequada com um processador Jobo. Em caso de dúvida, aqueço o dobro da quantidade e troco no meio do processo.
O que a Sandra menciona sobre a altura de trabalho está certamente correto, mas, com pé-direito de 2 m, tenho pouco espaço para variar, de modo que o ampliador 4x5" fica no chão para obter o máximo de extensão; isso já exige que eu me ajoelhe para revelar formatos grandes. Quero dizer: teste antes qual é a sua extensão máxima, senão você vai se irritar depois, se precisar de algo maior.
Atenciosamente, Sven.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Olá, Harald
Este link talvez possa te ajudar
:
http://www.phototec.de/erler.htm
. Nele é descrito um laboratório de dimensões reduzidas.
No momento, estou pensando intensamente em como seria possível instalar um laboratório em uma espécie de caixa de madeira de 1,6 m x 1,6 m x 2,0 m. Na minha opinião, isso deve dar certo e, assim, teríamos cerca de 1,5 m² de espaço para ficar em pé.
Muitos fotógrafos não têm realmente muito espaço para uma câmara escura!
Boa sorte no planejamento e na realização.
cfb_de
Olá, Harald,
Como acabei de desmontar meu Duka: minhas condições estão longe de ser ideais e, por isso, sempre reorganizo meu banheiro de acordo com a situação. Coloco uma placa de 155 x 60 cm sobre dois livros da Ikea e todo o material fica em cima dela. Como não cabem três bacias de 30 x 40 cm lado a lado, o fixador fica em uma prateleira acima do banho de parada.
A lavagem é feita, à escolha, na pia em uma bacia ou diretamente na base do chuveiro; a secagem, na cozinha (formatos pequenos no Durst FRC, PE maiores no varal, barita na moldura de secagem).
A placa está “revestida” com cera de abelha, que estava à mão e me basta. As manchas não me incomodam; se for preciso, a placa vai para o forno e eu pego uma nova.
Como meu banheiro tem ventilação de entrada e saída à prova de luz, consigo ficar lá por praticamente qualquer tempo durante a ampliação. O tempo é limitado apenas por necessidades fisiológicas, já que a bancada fica sobre o vaso sanitário.
Guardo o papel no porão a 10-12 °C e 55-70% de umidade relativa.
Em uma Duka fixa, vou tomar cuidado para que não haja nenhum armário embaixo do ampliador. Meus pés também precisam ter para onde ir.
Revestiria o local de trabalho com azulejos com uma borda levemente elevada ao redor, para que nada escorra para o chão.
A menor Duka que já vi, na minha opinião, mas também a mais “idealmente” equipada, foi no Exército: a Tetenal tinha um armário pronto, equipado como Duka. Com cerca de 90 cm de largura, 200 cm de altura e 60 cm de profundidade. A escurecimento era feito com um pano, e a “área de trabalho” era totalmente vertical, com três bandejas sobrepostas. A coisa chegava até 20x30.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Harald,
Só posso te parabenizar pelo teu projeto. Uma câmara escura fixa é a opção que apresenta menos riscos de frustração a longo prazo.
Minhas dicas:
1) Depois de tornar o espaço previsto à prova de luz, você deve levar em conta que ele também ficará hermético. O ar fica estagnado e, como você lida com líquidos, também fica saturado de umidade. Essas são condições ideais para o desenvolvimento de mofo. A longo prazo, os esporos de mofo são certamente tão prejudiciais à saúde quanto os vapores químicos inalados. Por isso, quando não estiver em uso, a porta do laboratório deve ficar sempre entreaberta. Se você tiver alguém com alergia entre seus conhecidos, leve-o à sua câmara escura. Se ele começar a espirrar, será necessário usar um spray antimofo e melhorar a ventilação.
2) Em relação às superfícies de trabalho, é aconselhável separar uma área úmida e uma seca. Para a área úmida, uma bancada de cozinha revestida é uma boa opção. Provavelmente, você só conseguirá evitar as manchas que surgem com o tempo usando móveis de aço inoxidável. O importante é limpar a superfície de trabalho regularmente, para que a poeira proveniente do fixador seco não contamine o ar do laboratório. Se você também tiver integrado uma pia de laboratório aqui, é perfeito. (Em caso de necessidade, os positivos devem ser colocados primeiro no balde de água e lavados posteriormente.)
Na área seca, o ampliador é montado, o papel é colocado, os negativos são enrolados, os papéis são esticados etc. Essa área nunca deve entrar em contato com os produtos químicos — especialmente o fixador. Uma bancada de madeira estável é aceitável para a área de secagem. Devido ao ampliador, a estrutura deve ser muito estável (vibrações) e, se possível, fixada à parede. E, como já discutido, a altura do teto deve ser levada em consideração.
Basicamente, você deve decidir se deseja trabalhar em pé ou sentado (com um banco com rodízios) e montar as bancadas na altura adequada. Ficar em pé, aliás, acaba cansando bastante os joelhos a longo prazo. A área total necessária depende dos formatos de imagem que você pretende produzir no máximo e do número de recipientes que você utiliza (por exemplo, revelador, banho de parada, fixador I, fixador II, banho de hipoclorito...)
3) Um bom sistema de ventilação é essencial, não só por causa dos recipientes de produtos químicos, mas também devido ao ar que se aquece com o calor corporal e o ampliador. Em um espaço pequeno (por exemplo, 8 m²) com pé-direito baixo, a temperatura pode subir mais de 2 graus em uma hora — com o consequente impacto no resultado da imagem.
No entanto, pelo que sei, nenhum fabricante alemão oferece mais sistemas de ventilação de laboratório à prova de luz — e eles provavelmente também não são muito baratos. Para o âmbito amador, deve bastar, portanto, ventilar bem a sala pelo menos uma vez por hora, controlar a temperatura dos recipientes (por exemplo, com aquecedores de bandejas) e não manter o bico sempre diretamente sobre as cubas.
Bem, então — boa sorte!
Dierk
harald
Ótimo!
Muito obrigado, pessoal, agora tenho algumas boas sugestões para o planejamento daqui pra frente.
Vou pensar bem nisso no fim de semana.
Mas pode ser que eu ainda incomode vocês um pouquinho mais antes de colocar tudo em prática, porque respostas sempre geram novas perguntas, tipo...
como funciona mesmo a regulação da temperatura dos ursos?
Não entendo nada de aquários e, portanto, também não de aquecedores para eles; então, o que devo levar em consideração?
Ou será que existem soluções melhores?
Tchau, Harald.
Gast
Olá, Harald,
Se você não quiser entrar imediatamente na área de FinePrint, não precisa se preocupar muito com a temperatura das fitas, desde que a faixa de temperatura fique em torno de 20 graus.
Se a temperatura estiver abaixo disso, é melhor usar aquecedores de bandeja. Um para o revelador já é suficiente. Para formatos pequenos (bandeja de 24x30 para formatos até 18x24), é possível encontrá-los usados a preços bastante acessíveis. Para formatos maiores, basta juntar dois. Além disso, esses aparelhos mantêm a temperatura com uma tolerância de +/- 1 grau, de modo que a compra só faz sentido se a temperatura no seu laboratório estiver bem abaixo de 20 graus.
Como alternativa, você também pode usar um banho-maria. Para isso, a bandeja de revelação é colocada dentro de uma bandeja maior com água aquecida. Para aquecer a água, pode-se usar um aquecedor de aquário. Eu, pessoalmente, não fiquei satisfeito com essa solução, pois o aquecedor não funcionou muito bem e achei que era muito complicado manobrar a bandeja de revelação. Como alternativa ao aquecedor de aquário, talvez também fosse possível usar um cabo aquecedor, mas este teria que ser acoplado a um termostato. Eu mesmo não testei isso.
A maneira mais elegante é manter a temperatura em todo o laboratório em torno de 20 graus. Na minha opinião, também não é problema se a temperatura estiver 2 a 3 graus mais alta; o revelador simplesmente age mais rápido. A temperatura só precisa permanecer constante o tempo todo para que se consiga resultados uniformes.
Para um controle mais preciso da temperatura, um processador provavelmente é indispensável; mas, como tenho pouca experiência nessa área, deixo que outros colegas de laboratório se pronunciem sobre o assunto.
Atenciosamente,
Dierk
harald
Olá, Dierk,
Não esperava respostas tão boas assim.
Alguém mais tem alguma sugestão sobre decoração, ou seja, coisas
que com certeza faria de maneira diferente da próxima vez?
Afinal, não é preciso repetir todos os erros se for possível evitá-los.
Harald. :(
Sandra
Olá,
bem, vejo um problema com a barra de aquecimento para aquários. É muito simples: uma barra de aquecimento tem um termostato embutido, você pode ajustá-la aproximadamente para 20 °C e ela manterá essa temperatura com uma variação de mais ou menos 1 ou 2 °C, MAS... você também precisa levar em conta que, em uma cubeta de laboratório (ao contrário do que acontece no aquário), não há circulação de água. Por isso, a água ficará bem quente pontualmente ao redor da barra de aquecimento, enquanto ao redor dela permanecerá fria :( Além disso, seria necessário garantir que a barra esteja na água de acordo com sua profundidade mínima de imersão, caso contrário, ela pode estourar.
Mas existem placas de aquecimento para aquários, o que talvez seja uma alternativa viável.
Sim, o que mais tem? Você já descobriu onde, na sua cidade, pode descartar os resíduos químicos?
Você ainda precisa de coisas tão banais quanto uma lixeira (não só por causa das impressões erradas — brincadeira de um cérebro enevoado pelos vapores químicos após algumas horas mexendo na câmara escura). Como você, assim como eu, quer trabalhar no porão, também deve pensar em um aquecedor...
Você ainda precisa de algo para remover a poeira do negativo e da mesa de negativos. Um fole grosso ou um pano para negativos. Depois, você precisa de algo para escrever, um lápis, para anotar no verso das suas fotos o tempo de exposição, a abertura e a gradação (nem pense em usar caneta esferográfica! Essa é uma das coisas que eu nunca mais faria). É altamente recomendável manter um caderno de laboratório! Você pode numerar todas as fotos que tirar e anotar no caderno todos os dados correspondentes, incluindo tamanho do papel, marca, revelador etc.
Anote também em algum lugar bem visível os dados para as provas de contato. Uma vez determinados, você pode mantê-los (claro, se você sempre usar o mesmo papel). Para provas de contato, basta — na minha opinião — uma simples placa de vidro; as caras molduras para provas de contato não são necessárias.
Funil, para transferir os produtos químicos de volta das bandejas para as garrafas de forma limpa.
Gênio e, na minha opinião, indispensável: spray Protectan. Você pulveriza isso nas garrafas de produtos químicos para deslocar o ar. Esse gás protege os produtos químicos contra a deterioração prematura por oxidação, pois é mais pesado que o ar. É muito econômico.
Se você quiser trabalhar com papel baritado, ainda terá que se preocupar em deixá-lo bem plano. Você pode fazer isso deixando uma margem branca um pouco maior ao ampliar as imagens. Quando as imagens estiverem selecionadas, você pode colocá-las sobre placas (eu usei placas de vidro de molduras antigas, mas certamente algo diferente também serve) e fixá-las com fita adesiva molhada, como a que os aquarelistas usam. Mas coloque antes papel comum por baixo do papel baritado, caso contrário, o pedaço de papel vai deslizar muito para dentro do suporte de barita em direção à imagem (o que nos leva de volta aos erros que não se cometeria mais...).
Por enquanto é só isso. Agora vou dormir para recuperar do meu torpor causado pelos vapores do revelador, do banho de parada e do fixador :)
Atenciosamente,
Sandra
harald
Olá, Sandra,
Espero que tenhas descansado bem depois daquela maratona de química e que já estejas com a cabeça mais clara.
Mais uma vez, obrigado pelas dicas.
Meu projeto agora está baseado em uma área de trabalho de 2,40 m x 0,60 m.
Isso vai ser suficiente para mim.
Como é que vocês lidam com os formatos de papel?
Como só tenho câmeras de filme 35 mm, certamente não vou poder usar o máximo possível.
Quais são os formatos que vocês mais usam?
Desejo uma boa noite, Harald. :(
Sandra
Olá, Harald,
>Espero que você tenha descansado bem depois daquela ressaca química e já esteja com a cabeça no lugar
:) Obrigada, eu não deveria ter inclinado tanto o nariz sobre as tigelas :( Não, foi mais porque eu estava com um pouco de hipoglicemia. Nada de novo.
Uso formatos de papel de - a. Depende da finalidade ou do motivo.
Atenciosamente,
Sandra
cfb_de
Olá, Harald,
Até 30x40: base. Mas uma versão ligeiramente modificada; coloquei uma placa de MDF embaixo do Opemus-5. Agora ele tem 74 cm de profundidade.
40x50: parede lateral.
Maiores: girar o ampliador e projetar na porta do banheiro. Isso funciona até 150x150, mas aí eu só faço recortes.
Acho que 240x60 é bem razoável (do ponto de vista do meu modesto laboratório improvisado). Aí, 30x40 também deve ser facilmente possível com as placas lado a lado, e o espaço não deve ser um grande problema.
Se possível, porém, você deve separar fisicamente os trabalhos molhados dos secos. É muito fácil acabar com uma gota de fixador nas mãos e, sem querer, colocar a mão na caixa de papel. No momento, eu me viro usando a mão esquerda para o papel e o ampliador, e a direita para o trabalho molhado. Entre as bandejas e o ampliador, coloco uma toalha, que também é usada. Funciona bem. Na verdade, funciona muito bem, desde que você tenha um pouco de disciplina (sou canhoto e trabalho da esquerda para a direita: caixa de papel, ampliador, bandejas).
@Sandra: Coca-Cola em vez de vinho tinto na despensa evita isso :-)
Atenciosamente,
Franz
rednaxelA
Olá,
Se possível, eu não colocaria as estações de trabalho em uma linha, mas sim as áreas molhadas e secas uma em frente à outra.
Nunca se tem espaço de apoio suficiente.
Tenho os formatos de papel 9x13 e 10x15 para as fotos instantâneas e também uso esses para fazer tiras de teste.
Mas meu formato preferido é o 13x18. Tenho várias versões, em fosco e brilhante.
Muito raramente também faço 30x40.
No entanto, com os formatos resultantes, muitas vezes não sigo a proporção de lado determinada pelo formato do papel. Por isso, já venho pensando há algum tempo se não deveria mudar para papel em rolo. O que me impede é justamente o trabalho de cortar.
Alexander
harald
Olá, pessoal,
se eu separar as áreas de trabalho, ou seja, a seca e a molhada, poderia fazer duas placas opostas de 1,20 m x 0,60 m. Mas, nesse caso, a área molhada ficaria um pouco pequena, não é?
Atenciosamente, Harald.
Gast
Olá, Harald,
1,20 me parece suficiente. Você pode colocar duas bandejas uma em cima da outra e assim terá espaço suficiente para 40x50, a menos que queira regar ali também. Nesse caso, vai ficar apertado.
Atenciosamente,
Franz
harald
Obrigado a todos,
vou levar em conta suas dicas e sugestões e colocá-las em prática.
Quando tiver acumulado minhas próprias experiências, terei prazer em participar ativamente deste fórum
e, quem sabe, compartilhar um pouco do que aprendi com os outros.
Então, até breve. Harald. :rolleyes: