MirkoBoeddecker
As
câmeras Fotoman finalmente chegaram e já estão disponíveis para entrega.
Placas de lente deslizantes para: Schneider Super Angulon 72 mm
Outras placas de lente serão adquiridas em breve.
++++++
Desejamos a todos os clientes um feliz ano novo!
Mirko Bödecker + a equipe da IMPEX
Gast
Olá, Mirko,
O preço da (futura) Fotoman 9x12 é realmente atraente. O da 6x17 também, é claro.
Já existe algum preço de referência da FOTOIMPEX para as outras placas de lente?
Como até agora só observei o grande formato de uma distância respeitosa, alguém poderia responder rapidamente à seguinte pergunta básica (por favor, não me encaminhem logo para um fórum de grande formato):
Qual é a diferença entre um obturador Copal e um Compur, e como faço para tirar uma lente de grande formato de uma placa e colocá-la em outra?
Obrigado e até mais
Dierk
Urnes
Olá, Dierk,
Ambos são obturadores centrais, mas, pelo que sei, são de fabricantes diferentes. No entanto, atualmente só se encontra o Copal. Nunca me interessei muito pelas diferenças, já que minhas lentes antigas têm apenas obturadores Compur e, enquanto elas funcionarem, isso não faz diferença.
As lentes são fixadas à placa da lente com um anel de fixação e ficam lá, ou seja, você precisa de uma placa para cada lente e troca sempre a unidade inteira.
Na Fotoman, porém, você não precisa apenas da placa, mas, se não me engano, também do mecanismo de rosca sem-fim, já que a câmera não possui fole. E acho que a unidade de lentes com engrenagem helicoidal é bem mais cara do que o corpo da câmera. A Fotoman 4x5" é uma ótima solução para paisagens em viagem e fotografia de viagem, quando se precisa de bagagem leve, grande formato e grande angular. Bem, é um pouco como uma Alpa em grande formato. Para dar os primeiros passos no grande formato, eu recomendaria dar uma olhada no mercado de usados e talvez procurar algo mais convencional; com o fole, você simplesmente tem mais possibilidades quando se trata de fotos estáticas e retratos.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Uma câmera Fotoman vem completa com uma placa de lente e um mecanismo de engrenagem helicoidal: ou seja, está totalmente pronta para começar a fotografar, desde que haja uma lente montada no obturador.
As placas WW estão incluídas no preço. Quem quiser transformar a câmera em uma câmera para retratos (por exemplo, para fotos em grupo) e, por exemplo, usar uma lente 135 mm, terá que pagar um valor adicional, já que as placas são fresadas a partir de um bloco de alumínio em um processo de fabricação artesanal e, portanto, são dispendiosas de produzir.
O custo adicional fica em torno de 50 a 200 euros, dependendo da distância focal.
Uma segunda placa custa, dependendo da distância focal, entre 140 e 360 euros, mais 50 a 70 euros pelo espaçador.
Você pode aproveitar o roscamento helicoidal de outra lente e simplesmente medir sua própria escala de distância e pintá-la com caneta de tinta.
É claro que também é possível adquirir um mecanismo de rosca sem-fim separado — infelizmente, os preços ainda não foram definidos.
Acho que o formato 4x5" é excelente para quem está começando no grande formato. É fácil de usar — limita-se às funções essenciais —, tem um design leve e compacto e, não menos importante, é muito acessível. No grande formato, é como nos outros formatos. A maior parte do investimento deve ser feita nas lentes. Nesse sentido, uma Fotoman é perfeita como corpo de câmera para iniciantes. Se as exigências em termos de ajustabilidade aumentarem, você pode fazer um upgrade.
Mirko
PS: junto com a 4x5, listaremos toda a gama de lentes de grande formato da Rodenstock e ofereceremos promoções especiais para câmeras com lentes.
Gast
Muito obrigado pelas informações. Era exatamente isso que eu queria saber.
Atenciosamente,
Dierk
Urnes
Olá, Mirko,
você poderia explicar novamente como funciona exatamente essa coisa do mecanismo de rosca sem-fim? Digamos que eu tenha em casa uma velha Angulon 6,8 90 mm guardada em um obturador 00; isso seria possível ou o mecanismo de rosca sem-fim só é compatível com os obturadores atuais? E eu mesmo poderia montá-lo? Nesse caso, eu teria que rever o que disse sobre o preço. Acabei de dar uma olhada no último catálogo da Linhof para ver quanto custa uma lente nova com mecanismo de rosca sem-fim. Mas se for possível fazer isso por conta própria com uma lente usada, aí sim é realmente interessante.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Olá, Sven,
Tem certeza de que a velha Angulon sem o "super" 6x17 cobre toda a área?
Dá uma olhada nas especificações técnicas.
Vou perguntar sobre o obturador 0, mas acho que isso não será problema.
É preciso montar você mesmo e, se necessário, compensar pequenas variações de fábrica com os anéis intermediários fornecidos. Para isso, o disco de ajuste é fornecido junto.
Atenciosamente,
Mirko
Urnes
Não, o 6x17 não cobre isso, mas o 4x5" da segunda Fotoman sim. Para o 6x17, porém, seria perfeitamente possível usar a lente 6,8 de 120 mm, que vem com um obturador de calibre 1. Então, se eu entendi bem, a lente é aparafusada no parafuso de ajuste (em vez de uma montagem de contra-anel), e os anéis intermediários servem para o ajuste fino.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Hmmmm, 120 já é uma distância focal bem longa para uma câmera com visor sem auxílio de foco...
Se for compatível com 4x5, provavelmente também servirá para 6x17 — mas não temos dados de medição para isso.
Usa-se o anel de contrapressão original. A rosca sem-fim tem um orifício na extremidade, pelo qual você passa o obturador — coloca o anel de contrapressão — e pronto.
Como numa placa de uma 4x5 ou algo assim.
Atenciosamente,
Mirko (que agora vai encerrar o expediente...)
Gast
Olá, Mirko,
diz aí, você tem uma foto da parte traseira da Fotoman 4x5"? A parte traseira pode ser girada para o formato vertical ou horizontal? E as cassetes de filme plano são colocadas sob o visor de tela ou é preciso primeiro remover o visor e usar o Graflock?
Muito obrigado.
Atenciosamente, Sven