Gast
Olá,
Estou enfrentando o incômodo problema de meus filmes de silicone secarem com manchas de água — APESAR de usar um agente umectante e água destilada ;) Mesmo o uso de um raspador de filme não adianta nada (exceto talvez alguns arranhões).
Alguém tem alguma dica?
Desde já, obrigada — e um [color="red"]feliz Ano Novo!!![/colo :)
Sandra
Urnes
Olá, Sandra,
talvez você esteja secando seus filmes muito rápido ou em temperaturas muito altas. Nesse caso, a água não tem tempo de escorrer. Isso já aconteceu comigo quando eu tinha alguns filmes no armário de secagem ou quando precisava apressar o processo e os coloquei para secar. Fora isso, eu sempre seco o filme entre dois prendedores no varal do laboratório, a uma temperatura entre 14 e 18 graus, e nunca tive problemas.
Atenciosamente, Sven.
MirkoBoeddecker
Sandra,
como você usa a água destilada?
Que agente umectante você usa e em que concentração?
Como você retira o excesso?
Como são as manchas?
Mirko
Gast
Olá,
>Como você usa a água destilada?
Depois de realizar uma lavagem bem completa, coloco a película inteira em uma bacia (cerca de 3 litros) com água destilada, à qual adiciono Mirasol em “doses homeopáticas” (cerca de 1 ml; uso uma seringa para medir).
>Como você retira a película?
Tenho um raspador de filme, mas não tenho condições de sala limpa ;-) Por isso, se for fazer, é com muito cuidado. É um pouco a questão: prefiro manchas ou arranhões?... Embora, com o raspador de filme, eu consigo facilmente fazer os dois ;) Não, falando sério, mal me atrevo mais a mexer nisso e, por segurança, levei meus últimos filmes para os “Impexler” revelarem.
>Como são essas manchas?
Como manchas de calcário. Brancas
Eu seco os filmes no banheiro, pendurados no varal.
Atenciosamente
Sandra
Gast
1 ml de agente umectante é mais do que suficiente — é como se fosse um martini com gin tônica: a garrafa de gin/água destilada só deve ter visto a garrafa de martini/agente umectante de longe, por um instante... ;)
Falando sério, quando eu ainda usava agente umectante, geralmente mergulhava apenas a ponta do dedo nele e depois mexia apenas uma vez com o dedo no recipiente de água, e mesmo assim, de vez em quando, apareciam manchas de agente umectante; com água destilada, o agente umectante é desnecessário — é melhor você comprar uma centrífuga de salada e deixar a folha com a espiral girando por 1 minuto; assim, ela sai quase sem água e seca sem manchas.
Sandra
Olá, Roman,
A dica da centrífuga de salada parece ótima! Finalmente esse aparelho vai voltar a ser útil ;) E sobre o agente umectante, você provavelmente também está certo.
Tudo bem, vou experimentar isso! Na segunda-feira preciso comprar um novo revelador, então podemos começar. Vou manter vocês informados.
Obrigada :)
Sandra
mau
Que agente umectante você está usando? Na verdade, você não deveria ter esse problema; acho que a concentração não está adequada.
P.S.: Por que não tenta usar água da torneira e seguir as instruções do fabricante do agente umectante?
zensusa
Olá, Sandra,
Estou te escrevendo apenas porque quero evitar que você passe por mais frustrações, já que as sugestões mencionadas acima (como “mergulhar a ponta do dedo” ou até mesmo usar uma “centrifugadora de salada”) são, para dizer o mínimo, um pouco absurdas.
Espero que você não siga essas dicas, pois elas são extremamente impraticáveis.
Por isso, aqui vão algumas dicas que venho testando na prática há décadas.
1. Os agentes umectantes devem ser preparados apenas (ou seja, em geral) com água destilada. A observação de que não é necessário um agente umectante com água destilada não é “favorável ao filme” — (mesmo que todos os líquidos de revelação anteriores tenham sido preparados com água destilada, incluindo a lavagem do filme) —, pois um bom agente umectante não apenas evita manchas de água, mas também influencia a estabilidade de arquivamento e a planicidade; este último aspecto se aplica especialmente a filmes à base de poliéster (por exemplo, Efke, Macos Po100c, Cube 400, bem como Rollei R3 etc.)!
2. Portanto, use sempre água destilada para o agente umectante. Caso contrário, prepare a proporção de agente umectante e água conforme as instruções do fabricante; — em geral, se seguir essas instruções, nada dará errado.
Eu mesmo usei durante anos o “Mirasol” da Tetenal na proporção de 1:700 (1 parte de Mirasol para 700 partes de água). Há quatro anos venho usando o “Masterproof” da Laborpartner na proporção de 1:200. O Masterproof é, especialmente no caso de filmes de poliéster, o melhor agente umectante. Certamente, porém, existem também outros agentes umectantes adequados.
3. É muito importante que o filme repouse no agente umectante; ou seja, não agite o filme violentamente para frente e para trás, pois isso gera bolhas que são muito difíceis de eliminar. O agente umectante já deve estar repousado, de modo que também não haja bolhas em sua superfície. Deixe o filme repousar no agente umectante por um minuto.
Em seguida, retire o filme lentamente do banho e apenas “sacuda” o excesso de água.
Não seque o filme com um pano, mas pendure-o molhado, de preferência em um armário de secagem, e deixe secar com “fluxo de ar frio” (em hipótese alguma use um soprador de ar quente ou um secador de cabelo). Normalmente, o filme fica seco após 1 a 2 horas (dependendo da temperatura ambiente).
4. Certamente, muitos leitores dirão agora que um armário de secagem é muito caro. É verdade e não é verdade! Há cerca de dez anos, utilizo um armário de secagem “DevAppa FT 1800”, que consiste apenas em um ventilador e uma câmara de suspensão transparente (visualmente comparável ao Jobos Mistral; que custa cerca de 200 euros), que pode ser montada em qualquer lugar e que, na época, era fabricada pela empresa Devappa - Zinnser GmbH em Kelheim. Menciono esse modelo apenas porque era muito barato (na época, custava apenas 175 marcos alemães) e é muito confiável e flexível, mesmo após dez anos de uso contínuo. Não sei se o modelo e a empresa ainda existem; seria preciso pesquisar. De qualquer forma, quem “ama” seus filmes, nos quais há muito trabalho, deveria pensar em fazer uma aquisição desse tipo. Vale a pena, sem dúvida. A propósito, atualmente é possível adquirir armários de secagem e outros equipamentos de laboratório usados a preços muito acessíveis, já que muitos estúdios e laboratórios fotográficos reduziram ou abandonaram o “revelamento analógico de filmes”.
Talvez o Mirko também possa incluir uma “câmara seca” barata no seu sortimento!
Muitos cumprimentos e muito sucesso
Gast
Se você acha que a centrífuga de salada não tem utilidade prática, dê uma olhada no fórum da concorrência (Phototec) e procure por “centrífuga de salada” nas postagens mais antigas — foi lá que encontrei essa dica útil, há uns 2 ou 3 anos; na época, todo mundo lá começou a usar centrífugas de salada, justamente porque realmente funciona: a água é centrifugada para fora, então não pode haver manchas, e o risco de poeira grudar na emulsão é mínimo; aliás, uma dessas coisas custa talvez 15 euros, enquanto uma câmara de secagem de filmes (ou seja, um saco ou saquinho de plástico com filtro de tecido, termostato e bolsa de aquecimento, nada mais do que isso) custa pelo menos 10 a 20 vezes mais (usada no eBay) — dá pra comprar coisas bem mais legais com esse dinheiro...
Roman
PS: Agentes umectantes com os quais tenho experiência: Agfa Agepon, Kodak PhotoFlo (esse ainda era o melhor, mas quase não se encontra mais), Ilford Ilfotol — e absolutamente TODOS SEMPRE causaram manchas de agente umectante, apesar da dosagem mínima e sem formação de espuma. Os agentes umectantes também não têm mais influência na estabilidade de arquivamento, já que o Mirasol não contém mais formaldeído...
Observação: nem sempre a solução supostamente “mais profissional” é realmente a mais eficaz!
Gast
mau
Com ou sem centrifugadora de saladas, não se deve levar muito a sério o que é publicado nos fóruns.
Pessoalmente, tive boas experiências tanto com a Agepon quanto com a Mirasol.
Seja com ou sem centrifugação, com ou sem agente umectante, o importante é secar em um ambiente limpo.
Nesse sentido, um armário de secagem certamente não é a pior das soluções.
Sandra
Olá, queridos membros do fórum,
Tenho muito material para ler! Obrigada pelo esforço de vocês. Preciso primeiro ler tudo com calma.
A propósito, uso Mirasol. No início, na concentração indicada, depois mudei para a dosagem mencionada acima.
Atenciosamente
Sandra
rherz
Olá, Sandra,
Se você usar água desmineralizada e Mirasol, uma dosagem de 1,2 ml para um litro de água deve ser suficiente — no meu caso, 0,3 ml para os meus 250 ml na lata Jobo 1510. Retiro o eixo do meu carretel e mergulho o filme, junto com a espiral, por pelo menos um minuto a 20 °C no banho de agente wetting. Não se esqueça de bater levemente a lata na superfície após enchê-la — sempre surgem algumas bolhas de ar. Em seguida, sacuda vigorosamente o filme na espiral com um movimento do pulso e pendure-o em um local com pouca poeira. Como alternativa, também dá para usar a centrífuga de salada — mas não é obrigatório. Importante nesta época do ano: não secar muito rápido — caso contrário, o filme enrola e a água não tem tempo de escorrer.
Espero que isso ajude.
Atenciosamente,
Robert
zensusa
É preciso fazer algumas observações sobre a contribuição do Roman, pois considero suas afirmações ilógicas, prolixas e, de forma alguma, úteis. Pelo contrário, elas repetem, sem reflexão, dicas que há anos circulam como supostas “dicas secretas” ou “alternativas” e que aparecem repetidamente nos fóruns.
1. - A afirmação (citação) “Observe: Nem sempre a solução supostamente 'mais profissional' é também a que realmente leva ao resultado desejado!" é, neste contexto, totalmente ilógica e insensata, pois o tratamento de filmes que descrevi resulta em filmes sem manchas, sem poeira e lisos (se deixarmos de lado os extremos de um Cube 400, pois esse filme sempre se curva). Isso significa que esse método de trabalho, utilizando uma estufa de secagem, provou ser profissional e sempre leva exatamente ao resultado desejado. Uma centrífuga de salada não leva a esses resultados e, portanto, não pode ser o método mais eficaz!
2. - Conheço o método da centrífuga de salada desde meados da década de 1960, experimentei-o pessoalmente nas minhas primeiras tentativas em laboratório e, em seguida, descartei-o rapidamente! É claro que a água é centrifugada do filme, mas da mesma forma atrai poeira, as espirais do filme ficam danificadas com o tempo, etc., etc.
3. - Pergunta a todos esses defensores da centrifugadora de salada se eles ainda processam seus filmes com ela ou se alguma vez praticaram esse método? Aposto contigo que a maioria dos adeptos da centrifugadora de salada só conhece esse tipo de secagem de filme na teoria, mas nunca o praticou na prática!
E quanto a você, Roman, você processa seus filmes na centrífuga de salada? E há quantos anos você já realiza esse tratamento com sucesso?
4. - Armários de secagem usados já podem ser encontrados por 50 a 60 euros. Um aparelho novo, com garantia etc. (por exemplo, o Jobos Mistral), já pode ser adquirido por 200 euros. Quem acha isso muito caro e quem pensa (citação) “... há coisas mais bonitas para se comprar...”, não deve ter muita consideração pelo próprio trabalho fotográfico, pois os negativos são, afinal, a chave do próprio trabalho e não se deve jogá-los fora.
Aliás, todos os meus negativos em preto e branco, inclusive aqueles que estão arquivados há 37 anos, encontram-se em bom estado, justamente porque foram devidamente processados e tratados!
5. – Quando Roman escreve (citação) “... e absolutamente TODOS causavam SEMPRE manchas de agente de rede, apesar da dosagem mínima e sem formação de espuma...”, então só posso dizer: Caro Roman, de alguma forma você não tem noção de trabalho de laboratório, pois embora algo possa dar errado de vez em quando, de forma alguma TODOS os agentes umectantes SEMPRE causam manchas etc. Aconselho que você pratique um pouco mais de trabalho de laboratório e escreva menos em fóruns, assim tudo dará certo sem manchas!
Espero que esta postagem não seja muito “brutal”, mas sou da opinião de que, mesmo neste fórum, as conversas são um pouco irrefletidas. Seria melhor, afinal, passar aos amigos da fotografia que buscam ajuda apenas as dicas e orientações que você mesmo já praticou e, portanto, pode avaliar! Todo o resto é conversa fiada e não ajuda em nada, pois a constante repetição de dicas que, em algum momento, apareceram em fóruns ou revistas, sem que a própria pessoa tenha testado essa dica, não é útil, mas sim de má-fé para com quem busca ajuda, pois a frustração surge mais rápido do que os negativos conseguem secar!
Até lá, com os melhores cumprimentos
rherz
@ ZENSUSA,
ficaria feliz se você também fosse um pouco mais moderado. ;)
Aquela coisa com a centrífuga de salada funciona muito bem — desde que seja a centrífuga certa (cesto estável e de tamanho suficiente, manivela e sem corda, para que o sentido de rotação não mude constantemente e, claro, um contrapeso para o carretel com o filme — caso contrário, haverá um desequilíbrio). A poeira também não chega lá mais do que no seu ventilador — desde que a coisa esteja limpa.
@ Sandra
Acabei de perceber que você está dosando 1 ml para 3 l de água — isso deve ser simplesmente muito pouco. E, mais uma vez — a secagem leva tempo. A água precisa escoar — o que escorre não seca. Se o filme secar muito rápido, formam-se “ilhas de líquido”, que depois secam e o agente umectante contido nelas fica como uma mancha. Além disso, o filme fica mais ondulado.
Eu deixo uma grande poça de água no chão, embaixo dos meus filmes, e coloco mais água quente na pia para umedecer um pouco o ar, que fica muito seco nesta época do ano, e assim retardar a secagem.
Então, agora é só tentar de novo e não desistir. :)
Atenciosamente,
Robert
Gast
“Palavras ditas sem pensar” é realmente uma descrição muito precisa do seu comentário!
Eu mesmo uso esse método desde que ouvi falar dele (ou seja, há cerca de 2 a 3 anos); nesse período, devo ter revelado uns 200 a 300 rolos (tanto de 35 mm quanto de formato médio) e, desde então, não tive nenhum problema com manchas de agente de superfície nem com poeira (como e de onde uma centrífuga de salada poderia atrair poeira???) — enquanto antes, apesar de seguir rigorosamente as instruções do fabricante e de experimentar concentrações mais baixas de agente umectante, eu tinha manchas regularmente (e a Sandra provavelmente também, caso contrário eu não teria perguntado).
Também no meu círculo de conhecidos fotógrafos, a maioria usa esse método desde então — com resultados igualmente positivos — e sem qualquer dano às bobinas de filme (como é que elas poderiam ser danificadas?).
Trata-se, portanto, de um método bastante difundido, que se tornou conhecido internacionalmente através do photo.net e é utilizado regularmente por muitos usuários!
Portanto, em vez de menosprezar conselhos de usuários satisfeitos — comprovados na prática, que funcionam perfeitamente e levam ao resultado desejado (ou seja, negativos sem poeira e sem manchas) —, talvez você devesse se deixar impressionar um pouco menos por métodos de trabalho supostamente profissionais — já sei que, como velho, não se tem necessariamente tendência a formas de trabalho criativas e soluções inovadoras (e ainda por cima baratas)...
Roman
zensusa
Claro, aos 56 anos, para pessoas como o Roman, sou um velho, que, embora seja profissional e trabalhe com fotografia há 40 anos e, vejam só, esse velho sem criatividade e nada inovador tenha conseguido se manter até hoje, apesar de não fotografar fotos de identidade, casamentos ou aquelas bobagens publicitárias do mainstream, e apesar de o mercado de arte e fotografia estar mudando mais rápido do que muitos conseguem digitar suas postagens nos fóruns.
No entanto, é evidente que só quem é criativo e inovador consegue sobreviver a longo prazo nas áreas da arte, do design gráfico e da fotografia. Ninguém se inclina então por soluções de trabalho baratas (apenas porque são baratas), mas prefere a solução que é mais eficaz e que oferece resultados previsíveis e reproduzíveis, com a qual as próprias ideias possam ser concretizadas da forma mais ideal possível.
De resto, fico feliz por todos aqueles que aparentemente conseguem conviver bem com a centrífuga de salada; eu, como já mencionei, também já convivi com ela, mas, mesmo assim, ela apresenta sérias desvantagens em comparação com um armário de secagem. De qualquer forma, só consigo tratar “adequadamente” as películas de poliéster — que, para obter os melhores resultados, devem ser secadas penduradas e molhadas — em um armário de secagem. Isso vale ainda mais para filmes em rolo e planos; ou será que alguém também centrifuga filmes planos na centrífuga de salada?
Fora isso, no que diz respeito à criatividade e capacidade de inovação, eu gostaria de conversar com o Roman novamente daqui a 40 anos. Estou curioso para saber como sua trajetória de vida terá sido criativa e inovadora.
Quando analiso minhas contribuições neste fórum, percebo que sempre dei respostas e soluções muito concretas e detalhadas às perguntas. O mesmo não se pode dizer de outros participantes, que, aparentemente, têm algo a dizer sobre tudo o tempo todo. Mas, aparentemente, essa é apenas a minha impressão, pois os outros participantes não parecem ver as coisas dessa forma?
Tudo bem, não vou me pronunciar mais sobre isso.
Tenham uma boa noite
Gast
Quando analiso minhas postagens neste fórum, vejo que sempre dei respostas e soluções muito concretas e detalhadas às perguntas.
Se essa era a sua intenção, tente, por favor, na próxima vez, não sair atacando quando alguém descrever um método com o qual você não concorda.
Da forma tão pessoalmente depreciativa como você está “argumentando” aqui agora, não dá para levá-lo a sério, mesmo com a melhor vontade do mundo.
Sandra
Olá,
Ontem comprei o novo revelador na Impex e falei com o vendedor sobre o meu problema. Ele me aconselhou a deixar o filme um pouco mais tempo no banho com agente umectante. Ou seja, cerca de 2 minutos.
Já tinha pensado que meus filmes talvez tivessem secado rápido demais, já que a temperatura no banho é relativamente alta.
Sinto muito que alguns tenham entrado em conflito com suas opiniões. Realmente não era minha intenção. :( Mas acho que vocês me ajudaram mesmo assim e agradeço por isso.
Atenciosamente
Sandra
joerngreuling
Hmm, não sei bem o que estou fazendo de errado ou certo, mas em cerca de 20 anos de trabalho em laboratório caseiro, nunca tive problemas com manchas de secagem nos meus filmes SW desenvolvidos por conta própria. Talvez isso se deva ao fato de eu tratar meus negativos com um pouco mais de cuidado — comparado com tudo o que os comentadores anteriores fazem com seus filmes.
Após a lavagem final, coloco uma generosa gota de agente umectante na lata, depois movo o carretel um pouco para frente e para trás na solução até que forme uma leve espuma e deixo tudo descansar por cerca de cinco minutos. Em seguida, retiro o carretel da lata, abro-o e retiro cuidadosamente a água com agente umectante aderida ao filme com um raspador. Antes, mergulhei o raspador na lata uma vez, para que as bordas de borracha ficassem umedecidas. Em seguida, o filme é pendurado no banheiro para secar. E pronto: sem manchas de secagem, sem arranhões. E tudo isso sem água destilada, sem dosagem precisa do agente umectante, sem toda aquela complexidade alquímica. Pelo menos para mim, funciona.
Atenciosamente, Jü